Apesar de já oferecer a opção de tirar fotos em 360 graus para alguns smartphones, o Facebook trabalha em melhorias para este recurso. A equipe de fotografia computacional da empresa anunciou, nesta quinta-feira (31), durante uma conferência, ter completado uma pesquisa para ajudar os usuários a melhorarem o resultado de fotos em 360 graus e panorâmicas. De acordo com o site "Tech Crunch", foi utilizada uma rede neural para identificar detalhes na imagem.

Leia também: Facebook anuncia mudanças para evitar vídeos "caça-cliques" no feed de notícias

A ideia é corrigir as imagens que tenham ficado tortas enquanto o smartphone enquadrava a paisagem para manter o realismo. Em entrevista ao site, Matt Uyttendaele, um dos envolvidos na pesquisa do Facebook , afirmou que os recursos de reconhecimento tradicionais procuram por linha retas que se encontram em um ponto de convergência para fazer qualquer tipo de correção. No entanto, esta técnica não funciona em todas as imagens.

Segundo especialista do Facebook, atual técnica usada em imagens em 360 graus não funciona em algumas situações
Reprodução
Segundo especialista do Facebook, atual técnica usada em imagens em 360 graus não funciona em algumas situações

Leia também: Saiba como pedir recomendações de serviços para seus amigos no Facebook

Em alguns casos, a imagem não possui linhas paralelas para servirem de referência e, por isso, a foto em 360 graus fica com um resultado abaixo do esperado. Para corrigir este problema, a ferramenta de fotos imersivas da rede social foi treinada para entender os casos em que o smartphone tenha sido girado da forma incorreta com uma série de imagens que se encaixem nesta situação.

Como lembra o "TechCrunch", uma das principais dificuldades foi arranjar uma quantidade de fotos que pudesse contribuir com a pesquisa. Para isso, a equipe tirou cerca de 500 mil imagens em 360 graus e, em seguida, realizou a rotação de forma artificial. Os arquivos ofereceram uma boa base para construir um modelo de correção das imagens. O recurso ainda não foi disponibilizado para os usuários, mas a previsão é liberá-lo nos próximos meses.

Leia também: Como criar uma Live de áudio pelo Facebook

A opção de postar fotos em 360 graus no Facebook foi divulgada há pouco mais de um ano pelo CEO e fundador Mark Zuckerberg. Na ocasião, a rede social afirmou que disponibilizou o recurso para as pessoas compartilharem fotos com pontos de vista ainda mais envolventes do seu mundo. O recurso também pode ser visualizado no óculos de realidade virtual Gear VR.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!