Instagram: falsa promoção usa nome de grandes marcas para conseguir milhares de seguidores em tempo recorde; veja
Reprodução Instagram
Instagram: falsa promoção usa nome de grandes marcas para conseguir milhares de seguidores em tempo recorde; veja


A maioria dos usuários de redes sociais sabem que, infelizmente, esses canais têm sido utilizados para a propagação de vírus e malwares. A maioria dos relatos vem das plataformas como o WhatsApp e o Facebook, porém os criminosos passaram a utilizar o Instagram também.

Leia também: Novo golpe no WhatsApp usa saque do FGTS inativo para atrair vítimas

Com a propagação de promoções e informações falsas, esses golpes têm como intuito o roubo de dados e a propagação de vírus e se aproveitam da ingenuidade dos brasileiros. No caso do Instagram , os cibercriminosos usaram a marca de fast-fashion Forever 21 para atrair atenção e um número significativo de curtidas e seguidores da publicação.

Para atrair a atenção dos usuários da plataforma, os cibercriminosos usaram a rede de moda como atração. Em um canal sem ser o oficial da marca, afirmavam que a varejista estava com uma promoção incrível. Bastava o usuário seguir a página, que seria a original da marca no Brasil, tirar um print da publicação, replicar em sua timeline marcando a página, para então ganhar um voucher no valor de R$ 300 em compras.

Isso, nada mais é que uma forma encontrada por administradores de má fé para conseguir milhares de seguidores de forma bem rápida, para depois trocar o nome do perfil. A mensagem passou a ser compartilhada no final de semana, entre os dias 07 e 08 de outubro e também utilizou o nome de outras grandes marcas.

Ao conseguir atingir um número significativo de seguidores, esses golpistas podem vender a página a influenciadores ou empresas, indo contra todas as políticas de uso da plataforma social, e levando uma bolada sem ter feito nada de bom. 

Leia também: Integração do Facebook com o Apple Music permite conhecer músicas usando emojis

Como fugir?

Por mais tentador que seja uma promoção dando vouchers de produtos de graça, vale-compras e demais benefícios, a primeira medida a ser tomada nesses casos é confirmar se aquele canal é o oficial da marca ou da empresa. É comum a criação de perfis fakes para enganar os usuários da rede social. 

Olha outras plataformas sociais antes de sair compartilhando links em sua timeline. É comum que a equipe de mídia das marcas faça posts sincronizados no Twitter , no Facebook e no Instagram. Se ainda restar dúvidas quanto a veracidade da promoção, entre me contato com a marca. Nada melhor de saber da mesma sobre promoções, não é mesmo?

Leia também: Google admite que russos compraram anúncios para influenciar eleições dos EUA


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!