Brasil Econômico

A Adobe é conhecida no mercado de design como uma das maiores desenvolvedoras de softwares para edição de imagens e gráficos. A empresa, que já produziu mais de 23 programas (dentre eles grandes nomes como o Photoshop, Illustrator e Premiere), investe pesado em tecnologia trazendo novas aplicações constantemente. A mais recente é o Adobe Dimension. Disponibilizado na última sexta-feira (20) para os assinantes da Creative Cloud (plataforma onde estão os produtos da empresa), o programa tem o enfoque exclusivo na criação de peças em 3D. 

Leia mais:  Como criar efeitos 3D no Photoshop

Adobe Dimension é o novo programa para edição de imagens em 3D
Reprodução/ Adobe
Adobe Dimension é o novo programa para edição de imagens em 3D

As funções do Adobe Dimension  não são novas no mercado. Outros produtos da empresa - como o Photoshop -, já disponibilizavam ferramentas que possibilitavam ao usuário trabalhar com artes em 3D. O grande diferencial do novo programa é a facilidade de uso.  Com layout simplificado e intuitivo, os designers tem à disposição ferramentas para criar produtos em três dimensões sem ter, necessariamente, conhecimentos profundos de edição, diferente dos outros aplicativos. 

Quais são as principais novidades?




Os atrativos do Dimension começam na câmera de visualização que permite que explorar todas as perspectivas possíveis da arte que está sendo criada. O processo ficou mais automatizado uma vez que o programa decide automaticamente qual é a melhor fonte de iluminação e os reflexos dela na imagem.

Vários modelos de objetos já estão disponíveis gratuitamente para auxiliar o processo de criação. É possível mudar o material dos produtos rapidamente, com apenas alguns cliques é possível alterar uma textura plástica para madeira, por exemplo. Basta clicar na aba "Materials", selecionar a textura desejada e arrastar até o objeto. Essa mesma tarefa, em outros programas, precisaria ser feita em um demorado processo manual por um usuário especialista na manipulação de imagens.

O Adobe Dimension te oferece uma série de texturas prontas para você aplicar no seu objeto
Reprodução
O Adobe Dimension te oferece uma série de texturas prontas para você aplicar no seu objeto















A integração com outros aplicativos da Adobe também é melhor. Uma arte feita no Dimension pode ser exportada para o Photoshop com as suas camadas separadas corretamente, tornando o conteúdo totalmente editável. 




Veja também:  Como recortar fotos no Photoshop

Mudar o tamanho e posição das imagens em 3D também ficou mais fácil. Ao selecionar um objeto, é apresentado ao usuário uma série de flechas para que ele possa ajustar o seu tamanho e posição.

Com o Adobe Dimension ajustar o tamanho e a localização de objetos em 3D ficou mais fácil.
Reprodução/ Adobe
Com o Adobe Dimension ajustar o tamanho e a localização de objetos em 3D ficou mais fácil.














Leia mais:  Ciberataques têm crescimento de 44% no terceiro trimestre, diz pesquisa

Apesar das funcionalidades do Adobe Dimension terem sido inicialmente bem recebidas pelo público, diversos usuários estão reclamando de problemas para rodar o aplicativo. Em declaração no fórum da empresa, a responsável comercial pelo Dimension, Jeanette Matthews, declarou que o aplicativo necessita de uma CPU potente para funcionar, limitando o uso para usuários que tenham um computador mais recente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!