Brasil Econômico

Nesta semana, o ciberataque que atingiu a Rússia, Alemanha, Turquia e causou atrasos em um aeroporto ucraniano chamou a atenção. O Bad Rabbit , de acordo com pesquisadores do Kaspersky, atinge os dispositivos por meio de uma instalação falsa do Abobe Flash, em que criptografa os arquivos e pede um resgate em bitcoins para devolver os arquivos ao dono.

Leia também: Nova ameaça internacional, vírus Bad Rabbit bloqueia arquivos e exige pagamentos

Ciberataque: “Toda atenção é necessária no momento de busca por um app. Verifique com cuidado o nome da plataforma e do desenvolvedor
Reprodução/Eset
Ciberataque: “Toda atenção é necessária no momento de busca por um app. Verifique com cuidado o nome da plataforma e do desenvolvedor"

O ciberataque fez com o diretor de soluções de segurança da Unisys na América Latina, Leonardo Carissimi, se lembrasse dos conselhos de sua mãe de não aceitar coisas de estranhos. “No acesso a algumas páginas que utilizam recursos do Adobe Flash é comum que o próprio site disponibilize o link para download do programa. Pois bem, não aceite balas de estranhos – se você precisa de um reprodutor de multimídia, não baixe de qualquer lugar”, orienta o especialista.

O melhor a se fazer é ir até o site do fabricante e se assegurar que se trata de um download legítimo e atualizado do programa que você busca.

Leia também: IMX324: Sensor automotivo da Sony lê placas em até 160 metros

Além do PC

Não pense que o risco tangencia apenas computadores, ele também existe – e cada vez de forma mais expressiva – os dispositivos móveis. Carissimi diz que notou uma crescente multiplicação do número de aplicativos falsos.

“Toda atenção é necessária no momento de busca por um app. Verifique com cuidado o nome da plataforma e do desenvolvedor, uma vez que os falsários usarão nomes parecidos. Além disso, cheque a quantidade de opiniões que o aplicativo tem, os falsos costumam ter poucos “reviews”, e a data de publicação, pois apps falsos tendem a ter a data da primeira publicação recente”, orienta.

Se mesmo assim, você ainda tiver com dúvida, vá diretamente ao website da loja e busque por informações da plataforma, incluindo link para baixá-lo nas lojas oficiais de aplicativo de cada sistema operacional, como o iOS e Android.

Leia também: Atenção visual e laços mais estreitos: veja por que continuar no mundo dos games

Redução de riscos

Embora essas sejam atitudes que diminuem os riscos, elas não são o suficiente para garantir a segurança do seu dispositivo. Por isso, é essencial manter os programas de antivírus atualizados sempre.

Agora, se você é um profissional de segurança, revise os controles de segurança da sua empresa e meça o nível de aderência dos usuários à política de segurança, bem como a sua conscientização dos riscos.

Por isso, olhar com desconfiança para balas de estranhos, assim como para links oferecidos para download de aplicativos de sites duvidosos é um bom começo para evitar um ciberataque.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!