Brasil Econômico

De acordo com o IBGE, o preço do gás de cozinha subiu em média 15% no ano passado. O botijão de gás - essencial para o preparo de alimentos no fogão convencional -,  chegou a ser vendido por de até R$ 72,00. Considerando a recessão econômica que o país vem enfrentando nos últimos anos, esse valor pesa no bolso do brasileiro. Além disso, o gás natural é um combustível fóssil não renovável, podendo esgotar na natureza. 

Leia mais:  Empresa cria relógio digital que funciona como ar condicionado

Pensando em alternativas sustentáveis e econômicas para o aumento global dos valores de mercado, a empresa americana Homebiogas criou um dispositivo que produz gás natural e adubo a partir de restos de alimentos. O aparelho homônimo teve sua primeira versão lançada em 2016, chegando a ganhar diversos prêmios como o Horizon 2020 (prêmio concedido pela União Europeia para iniciativas que ajudem no desenvolvimento inteligente, inclusivo e sustentável da sociedade). Recentemente, foi anunciada uma nova versão, dessa vez com custos de produção mais baixos e maior eficiência. 

O Homebiogas transforma alimentos em gás natural
Divulgação
O Homebiogas transforma alimentos em gás natural














Veja também:  Empresa alemã dá primeiro passo rumo ao "carro voador"

Como funciona?

O Homebiogas opera a partir de um processo muito simples. Os restos de alimento são colocados em um compartimento cheio de água. Quando submerso, o material orgânico é rapidamente digerido por bactérias presentes no local. Esse processo de decomposição libera gases biológicos (biogás), que vão para o espaço de armazenamento - capaz de suportar até 700 litros sem consumir energia elétrica. Para usar esse gás no fogão basta conectar o dispositivo ao eletrodoméstico por meio de um cabo. Além de restos de alimentos, esse processo também recicla fezes de animais.

O processo de produção do gás natural é muito simples
Divulgação
O processo de produção do gás natural é muito simples

Tudo é reaproveitado, inclusive a água usada para acelerar o processo de decomposição. Há também uma espécie de "torneira" na lateral que permite ao usuário coletar os resíduos do processo e os usar como fertilizante natural para o solo.

O dispositivo contém uma espécie de
Divulgação
O dispositivo contém uma espécie de "torneira", que permite o usuário reaproveitar a água usada no processo para adubar o solo.













Leia mais:  Fone de ouvido capaz de traduzir conversas em tempo real já está à venda

A montagem também é fácil. O dispositivo é inflável, basta enchê-lo, encaixar as partes, completar o compartimento com água e depositar os alimentos que serão transformados em gás biológico. O Homebiogas já está à venda por cerca de R$ 1.540,00 no  Kickstarter e no  site oficial da empresa - o frete para o Brasil tem preços especiais. Para conhecer mais a ideia, assista ao vídeo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!