O Facebook poderá solicitar, em breve, que os usuários enviem selfies ao utilizaram o plataforma em dispositivos móveis para comprovarem que não são robôs. Segundo relatos de pessoas que já visualizaram o texto, a rede social pede uma imagem do rosto de quem está acessando a conta. O pedido funciona como um captcha, código geralmente exibido em uma imagem que ajuda a impedir a atividade de robôs em uma página.

Leia também: WhatsApp apresenta problemas para parte dos usuários no Brasil

Uma imagem do teste realizado pelo Facebook foi divulgado na terça-feira (28) por um usuário no Twitter. "Por favor, envie uma foto sua que mostre seu rosto. Nós a verificaremos e depois a deletaremos permanentemente de nossos servidores", afirma o comunicado. Ao site "Wired", a plataforma afirmou que este é apenas um dos métodos utilizados para detectar uma atividade inadequada dos usuários.

Para evitar robôs, sistema testado pelo Facebook visa identificar contas que tenham uma atividade suspeita
shutterstock
Para evitar robôs, sistema testado pelo Facebook visa identificar contas que tenham uma atividade suspeita

Leia também: Google lança aplicativo que ajuda usuários a monitorar uso de dados móveis

O objetivo da rede social, ao solicitar o envio de uma foto, é "ajudar a identificar atividade suspeita em vários pontos de interação no site, incluindo criar uma conta, enviar solicitações de amizade, definir meios de pagamento de anúncios, e criar ou editar anúncios". Ainda de acordo com o "Wired", o processo de identificar uma atividade suspeita e de checar uma determinada foto é totalmente automatizado.

Entre as ações que chamam a atenção do sistema é a mudança rápida do local de publicação em uma conta. Se um usuário costuma postar fotos no Brasil e poucos minutos depois realiza um novo post nos Estados Unidos, por exemplo, a rede social poderá uma foto para comprovar a veracidade da conta. Para afirmar que uma conta realmente é utilizada por um ser humano, o Facebook busca identificar se a foto é única.

Leia também: Apple registra patente e indica que futuro iPhone poderá ser dobrável

A rede social, no entanto, não deu mais detalhes sobre o funcionamento para proteger seu sistema. O recurso de reconhecimento facial tem se tornado uma realidade entre as gigantes da tecnologia. Além do Facebook, a Apple lançou recentemente um sistema de segurança voltado para as novas gerações do iPhone.

Confira o teste de segurança realizado pelo Facebook:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!