Brasil Econômico

Se você é um fã de baquete, cogite substituir letras por números e tente algo como B@sket3bal!, por exemplo
iStock
Se você é um fã de baquete, cogite substituir letras por números e tente algo como B@sket3bal!, por exemplo

Facebook, Instagram, Twitter e conta bancária são apenas algumas das coisas que exigem uma senha de segurança . A quantidade desses serviços é tão grande que faz com que muitos usuários apelem para uma única senha  em contas diferentes. De acordo com o ranking elaborado pelo SplashData, “StarWars” é uma das senhas mais utilizadas pelos internautas do mundo.

Leia também: Transmissões e realidade aumentada: veja as tendências das redes sociais em 2018

Se você se encaixa nesse grupo, saiba que não há motivos para comemorar. Ainda segundo o SplashData, essa é uma das senhas mais vulneráveis para os hackers, visto que está entre as mais de cinco milhões de senhas que vazaram na web neste ano nos Estados Unidos e na Europa. “ StarWars ” aparece em 16º lugar.

Leia também: Facebook libera recursos para usuários celebrarem as festas de fim de ano

Ranking

As senhas mais utilizadas não são nenhuma novidade. Em primeiro lugar está “123456”, em segundo está “password” (senha, em português) e “12345678” em terceiro lugar. Contudo, não pense que novidades deixaram de aparecer. Além de “StarWars”, também está no top 100 “iloveyou” (eu te amo, em português), “dragon” (dragão, em português) e nomes de times como a famosa equipe de basquete estadunidense “lakers” e o clube de futebol “chelsea” também entraram na lista .

Senha eficiente

Em abril, o Brasil Econômico entrevistou o gerente de cibersegurança da Cipher , Fernando Amatte, que deu algumas dicas de segurança para o usuário. Segundo o especialista, um dos recursos mais refinados é a autenticação de dois fatores, que é quando, ao acessar uma conta de um dispositivo diferente do usual, o provedor envia um código – geralmente para o mobile – para haver a confirmação do usuário.

Leia também: Aplicativo ajuda usuário a consertar eletrodomésticos por conta própria

Além deste recurso, o especialista em cibersegurança da Arcon, Felipe Antoniazzi, considera que uma senha robusta contém, no mínimo, oito caracteres. Mas oito bons caracteres, com direito a letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Se você é um fã de baquete, “cogite substituir letras por números, tente algo como B@sket3bal!”, exemplifica. Evite deixar as senhas anotadas em uma plataforma digital, pois mesmo offline elas podem ser extraídas por algum hacker. O melhor recurso é anotar em uma agenda de fácil acesso. E lembre-se: nada de usar "StarWars"!

*Com informações da Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!