Página que promete isenção no IPVA também exibe falsos comentários para dar a suposta impressão de credibilidade
shutterstock
Página que promete isenção no IPVA também exibe falsos comentários para dar a suposta impressão de credibilidade

Os cibercriminosos utilizam assuntos que chamam a atenção de muitas pessoas para fazer novas vítimas na internet. Desta vez, um novo golpe circulando no WhatsApp aproveita os calendários de impostos para supostamente oferecer desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O objetivo, no entanto, é enganar usuários do aplicativo.

Leia também: Em busca de transparência, YouTube avisará se vídeo recebe verba do governo

Para atrair os usuários do WhatsApp , os cibercriminosos enviam uma mensagem afirmando que o governo criou um projeto social de isenção do IPVA para as famílias de todo o País. O link supostamente tem mais informações. Ao clicar nele, o usuário é levado para uma página com três perguntas para saber se o suposto benefício será concedido. Em seguida, o site exige que a mensagem seja compartilhada com todos os amigos e grupos no aplicativo.

Leia também: Galaxy J5 ou J7: qual a diferença entre os celulares da Samsung?

A página exibe, ainda, comentários falsos para aumentar a credibilidade da campanha. O golpe é bem vários outros divulgados por empresas de segurança. Entre os mais recentes, está a falsa promessa de vagas de emprego nos Correios e a falsa oferta de plano de saúde grátis pela Unimed.

O objetivo dos hackers pode variar da instalação de aplicativos maliciosos ao lucro por meio de anúncios publicitários. Nos casos mais recentes, os cibercriminosos também estão pedindo a permissão para exibir notificações em navegadores como o Google Chrome, abrindo espaço para o envio de novos golpes no futuro.

Como se proteger de golpes no WhatsApp

A estratégias desses golpes é bem parecida e assim é a proteção contra eles. Vale destacar que não existe risco caso você apenas recebeu a mensagem. O problema ocorre quando seus dados são inseridos na página criada pelos cibercriminosos. Com isso, a dica é sempre desconfiar de promessas exageradas e checar se a informação é real no site da empresa ou do órgão do governo.

Leia também: Pela primeira vez na história, Facebook perde usuários em sua terra natal

Além disso, se você compartilhou o link, mais pessoas ficaram expostas à campanha maliciosa. Se este é o seu caso, informe o quanto antes a pessoa de que se trata de um golpe. A ideia é evitar que a mensagem que promete a suposta isenção do IPVA continue sendo compartilhada no WhatsApp. Os especialistas em segurança também recomendam usar programas que contem com uma função anti-phishing, capaz de identificar ameaças e bloqueá-las rapidamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!