Brasil Econômico

Mulheres na tecnologia: apenas 8% dos desenvolvedores de todo o mundo são mulheres
shutterstock
Mulheres na tecnologia: apenas 8% dos desenvolvedores de todo o mundo são mulheres

A maior parte do setor de tecnologia ainda é composta por homens. De acordo com dados apresentados no evento Women in Tech , realizado em 2017, na cidade de São Paulo, mesmo em empresas como Google, Apple e Facebook, elas não representam nem um terço do total de funcionários, de acordo com seus relatórios de diversidade . E o dado é ainda mais agravante quando o recorte se fecha às mulheres na tecnologia de maneira direta: nesse caso, a taxa cai para 17%. 

Leia também: Mesmo estudando mais, mulheres ganham menos do que homens no mercado de trabalho

Apesar de serem poucas, há muita produção interessante que pode ser destacada neste Dia Internacional da Mulher. Assim, 'corra' e conheça alguns aplicativos listados pelo Google Play que foram desenvolvidos por elas, e ainda onfira algumas histórias de superação vividas por mulheres na tecnologia de todo o mundo:

Cuponeria - Cupons de desconto

Bateu aquela fome, mas a ‘grana’ está curta? Que tal ter em mãos um aplicativo que te mostra promoções e cupons de desconto? Essa é a ideia do Cuponeria desenvolvido pela Nara Iachan, que reparou uma ‘brecha’ no mercado de cupons brasileiro, após experimentar na Argentina essa “mania por cupons”. Atualmente, o app conta com parceria de redes de fast food , supermercados e até mesmo livrarias. Maravilhoso!

CastBox: Podcast Gratuito

Wang Xiaoyu sempre gostou de ouvir podcasts durantes suas viagens ao trabalho, no Google, mas sentia muita falta de um app que reunisse todas essas produções de forma intuitiva, personalizável e, claro, compatível com diversos idiomas. Foi assim que a desenvolvedora pensou no Castbox e focou na plataforma, que hoje conta com mais de 13 milhões de ouvintes, com podcasts em 70 idiomas diferentes.

Embora tenha trabalhado em uma das maiores empresas do mundo e cercada de nomes importantes para a área, foi a avó de Wang Xiaoyu sua maior inspiração. "Ela é corajosa, positiva, otimista e amorosa. Ela me inspirou a correr riscos, mesmo que eu erre algumas vezes. O pior erro é não tentar”, conta ela.  Não é demais?

Kitchen Stories – livro de receitas

Seguir uma receita encontrada na internet e até mesmo exibida na televisão pode causar certo grau de insegurança. Afinal, às vezes acontece de algumas etapas do processo ficarem um pouco confusas... Pensando nisso, a dupla alemã formada por Menting Gao e Verena Hubertz desenvolveu um livro virtual de receitas com fotos de cada etapa, além de vídeos didáticos para ajudar os usuários.

Desenvolver a plataforma teve um custo considerável para as garotas recém-formadas em administração. Desse modo, para levar a ideia em diante, elas venderam seus carros, pediram empréstimos à família e mergulharam ‘de cabeça’ no projeto. Verdadeiro 'girl power'. 

Leia também: Pesquisa revela que desemprego feminino fechou 2017 em 19,7% na Grande São Paulo

Clue Calendário do ciclo menstrual e ovulação

Não se lembra mais de quando começou o último ciclo menstrual? Talvez seja hora de fazer o download do Clue. A plataforma desenvolvida pela empreendedora dinamarquesa Ida Tin ajuda milhões de mulheres por meio da tecnologia a descobrir padrões únicos dos seus ciclos e a lembrar da data prevista para a próxima menstruação, TPM e até mesmo a janela fértil.  

Assim como muitas mulheres, Ida Tin não se adaptou bem às pílulas anticoncepcionais e pensou em aplicar a tecnologia e a análise de dados à própria rotina. Contudo, não foi tão simples assim levar a ideia em diante. “No início, o maior obstáculo foi mostrar o valor e a relevância de um app de saúde feminina no setor tecnológico, dominado pelos homens”, relata. Ainda bem que deu certo.

Hooked – Chat Stories

Ah! Se você gosta daquelas postagens nas redes sociais de print de conversas, provavelmente o Hook é uma boa ideia de download para você. O aplicativo traz uma série de histórias de ficção que são contadas por mensagens de texto reveladas a cada toque dos leitores, como um stories do Instagram ou status do WhatsApp. A ideia inovadora de narrativa veio de Prena Gupna e de seu marido, o cofundador, Parag Chordia.

Hooked foi um antídoto contra a percepção de que as pessoas não leem mais. “Para a ficção sobreviver, o modo como contamos as histórias precisa evoluir de acordo com a mentalidade moderna”, aponta Prena Gupna.

Canva - Design gráfico e editor de fotos grátis

Uma foto bem produzida sempre cai bem nas redes sociais, não é mesmo? Mas, infelizmente, não é sempre que dá tempo de dar aquele 'toque', e é nesse contexto que entra o app Canva. Com a plataforma, é possível fazer ajustes rápidos nas fotos, acrescentar texto nas imagens e usar uma das imagens disponíveis na galeria do aplicativo para compartilhar com os amigos.

Melanie Perkins é uma professora universitária da Austrália que ensinava seus alunos a utilizar softwares de design, e percebeu entre os estudantes uma insegurança em relação aos programas. “Percebi que o futuro do design precisava ser mais simples, online e colaborativo”, diz ela sobre a iniciativa.

Simple Habit Meditation

Uma rotina intensa pode ser fonte de estresse, falta de concentração, insônia e muitos outros problemas que esgotam tanto a mente quanto o corpo físico. E foi esse ritmo de vida louco que fez Yunha Kim pensar e desenvolver um app. Afinal, 100 horas de trabalho semanais fizeram com que ela começasse a apresentar problemas para dormir e relaxar. 

Para combater todos esses males de nossos tempos, o Simple Habit Meditation oferece uma meditação de apenas cinco minutos por dia para ajudar a relaxar, e quem sabe te inspira a encontrar uma solução para aquele problema que você julga impossível de resolver. Que tal?

Leia também: Mulheres cientistas: saiba quem são as brasileiras que fazem a ciência acontecer

Habitica: Gamify Your Tasks

A falta de organização pode atrapalhar muita gente não só no trabalho e nos estudos, mas também em programar um encontro legal com os amigos e fazer uma viagem. Por isso, Siena Leslie e Vicky Hsu criaram o Habitica, um app que ‘trata’ sua vida como um jogo para que você sempre tenha motivação e organização.

Como assim? Você insere no aplicativo metas diárias e hábitos que, ao serem concluídos, seu personagem customizado ganha pontos e sobe de nível, com direito a desbloqueio de recursos como armadura e habilidades, e até mesmo dá recompensas como festas, assistir ao seu programa de TV favorito etc.

Siena Leslie recomenda o app para quem está em busca de um projeto novo. “Lembre-se de levar em consideração todos os conselhos, mas certifique-se de que pode ouvir a sua voz interior de forma clara. Isso significa dar um passo para trás do dia a dia e pensar nos objetivos de longo prazo, focando no autocuidado (seja o que for para você) e aprenda o máximo que puder", defende a criadora do aplicativo.

E aí? Qual o seu aplicativo favorito da lista de mulheres na tecnologia?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!