Brasil Econômico

Dia do Pi: Nos Estados Unidos, para mencionar uma data por escrito primeiramente vem o mês e depois o dia, por isso 3/14
Reprodução
Dia do Pi: Nos Estados Unidos, para mencionar uma data por escrito primeiramente vem o mês e depois o dia, por isso 3/14

Já foi dar um Google nesta quarta-feira (14)? Se a resposta é sim, provavelmente você se deparou com um doodle de torta de maçã, ao mesmo tempo também soube que hoje é o Dia do Pi... E talvez, não tenha entendido muito a relação entre uma coisa e outra. 

Leia também: Doodle desta sexta-feira destaca o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno

Certo! Vamos por partes, porque o doodle do Dia do Pi  envolve muita matemática e trocadilho inteligente. O Pi, representado pela letra grega "π” é uma constante matemática muito utilizada nas ciências exatas, representando a relação entre a circunferência de um círculo – chamado de perímetro – ao seu diâmetro, que é o comprimento de uma linha reta que passa pelo centro de um círculo ou de uma esfera e que toca os seus limites.

Embora os matemáticos tenham calculado até a 8.000.000.000.000.000 casa decimal, o padrão que muita gente conheceu na escola é 3,14, um número irracional que continua... até o infinito! E é essa simplificação que torna hoje o "Dia do Pi", já que, em países como os Estados Unidos, para se escrever uma data, primeiramente vem o mês e depois, o dia, ou seja, 3/14. Entendeu?

Leia também: Doodle do Dia Internacional da Mulher reúne histórias de doze quadrinistas

Torta de maçã

Ok, mas o que a torta de maçã tem a ver com o π? Assim, como a data só faz sentindo em outros países, a torta de maçã apenas faz sentido no idioma inglês, uma vez que “Pi” se pronuncia “Pie”, ou seja, "torta" em inglês. E o Google até fez um videozinho dos bastidores da preparação dessa torta. Confira abaixo:


Mais acontecimentos

E em uma data que lembra a matemática, o dia 14 de março agora terá um significado ainda mais forte para a ciência a partir de hoje. Isso porque o  físico e pesquisador britânico Stephen Hawking morreu aos 76 anos , em Cambridge, na Inglaterra. O cientista é mundialmente reconhecido pelas suas pesquisas com buracos negros espaciais, cosmologia, mecânica quântica e pela ampliação do estudo sobre a teoria da relatividade, proposta por Albert Einstein, que, inclusive nasceu em 14 de março de 1879. 

Leia também: Doodle homenageia 91 anos do escritor colombiano Gabriel García Márquez

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!