Novo Android P tem uma série de novos recursos entre eles bateria adaptativa, timer para aplicativos e recurso que te ajuda a dormir. Confira todas as novidades
Divulgação/Google
Novo Android P tem uma série de novos recursos entre eles bateria adaptativa, timer para aplicativos e recurso que te ajuda a dormir. Confira todas as novidades

Desde terça-feira (8), o Google está realizando em sua sede na Califórnia a edição anual de sua conferência para desenvolvedores chamada de Google I/O 2018. Nesse evento, a gigante da tecnologia costuma anunciar as maiores novidades que está preparada para implementar em seus produtos e serviços ao longo do ano. E dessa vez não foi diferente . Uma delas, porém, merece destaque: o novo sistema operacional da empresa " Android P ".

Leia também: Começa conferência anual do Google; confira todas as novidades já anunciadas

O vice-presidente de engenharia para Android, Dave Burke, foi o responsável por subir ao palco para contar as novidades. Além de comemorar os dez anos do sistema operacional e reforçar a intenção da empresa de permanecer oferecendo o recurso gratuitamente para todos, ele logo anunciou que o novo Android P foi profundamente impactado pelas mudanças proporcionadas pela inteligência artificial .

O que muda no Android P?

E de fato a nova tecnologia parece estar em todo lugar. Uma das ferramentas na qual a IA parece mais evidente é na adaptação automática do brilho da tela.

Depois de configurar qual sua preferência de acordo com a luminosidade de um ambiente padrão, o sistema vai entender sozinho suas preferências e atualizar o brilho da tela automaticamente de acordo com as mudanças de ambiente. Assim, a empresa espera que você nunca mais precise fazer aquela "cabaninha" com as mãos para conseguir enxergar a tela num lugar muito ensolarado, por exemplo.

Ainda com relação ao brilho na tela, o Android P terá uma função que vai te ajudar a "dormir mais cedo" ou pelo menos na hora que você queria. Configurando o horário que deseja pegar no sono, o sistema vai te oferecer uma opção de tela em preto e branco. Com menos luzes estimulantes, o cérebro consegue entender que é hora de "diminuir o ritmo".

Esse é um recurso que alguns aplicativos independentes já fazem na atual versão do sistema, mas que agora o Android resolveu incorporar. Veja a diferença na terceira tela abaixo:

A mudança que também inclui desativar 100% das notificações do aparelho e seus aplicativos demonstrou, ao mesmo tempo, que o Google está atento às necessidades dos usuários, mas também surpreendeu pela atitude altruísta de ajudar as pessoas a usarem menos seu dispositivo, ao invés de sequestrar a atenção do usuário pelo máximo de tempo possível. Essea, porém, não foi a única mudança anunciada nesse sentido. Pelo contrário.

O Android P também vai te ajudar a controlar melhor o tempo que você gasta com cada aplicativo do celular. O sistema vai permitir que você estabeleça um limite de uso, por exemplo, do YouTube ou do Facebook, e te avisar quando esse prazo estiver perto do fim. Assim, os usuários poderão colocar um fim naquela sensação de que queria apenas ver um vídeo e acabou sendo sugado por uma sequência de autoplays infinitos. Veja um exemplo desse recurso na tela do meio da imagem acima.

O CEO do Google, Sumar Pichai, também mostrou estar antenado com os novos termos digitais quando mencionou que após a FOMO (sigla em inglês para "medo de estar perdendo algo") agora existe também a JOMO (sigla em inglês para "prazer de estar perdendo algo"). Ele tocou no assunto pouco antes de explicar que o Google quer ajudar as pessoas a passarem mais tempo com a família, com a comunidade local e aproveitando melhor os momentos reais, ao invés dos digitais.

Leia também: Assistente pessoal do Google vai ser capaz de fazer ligações por você sozinha

Mais a frente, na apresentação do Android P, Dave Burke deu mais um indício de que a área pela qual é responsável está totalmente alinhada com esse pensamento quando anunciou um novo dashboard que mostra quanto tempo o usuário gastou em cada aplicativo ao longo do dia e da semana. Dessa forma, o Google espera dar recursos para que a pessoa consiga mensurar se está gastando tempo demais com os emails no fim de semana, por exemplo.

Economia de bateria e novos movimentos

Justamente por contabilizar quanto tempo o usuário gasta em cada aplicativo, o sistema também será capaz de gerenciar melhor a sua bateria . O Android vai fazer com que os aplicativos menos utilizados gastem menos energia e alimentar aqueles que entende ser mais importantes para você. Com essa ferramenta aparentemente simples, espera-se que o aparelho consiga economizar até 30% de energia.

Nesse segmento, o Android parece estar mesmo a frente do seu principal concorrente, o iOS. O sistema operacional do iPhone tem sido alvo de muitas críticas dos usuários justamente por problemas com a bateria. Recentemente, a empresa admitiu que limitava o rendimento de aparelhos antigos por conta de problemas na bateria e causou grande polêmica.

Depois disso, a Apple foi obrigada a baratear o preço da troca do equipamento nas suas lojas autorizadas e está planejando vender junto com a próxima geração dos aparelhos um carregador mais potente.

Mas o Android P também demosntrou que está correndo atrás do iPhone naquilo que reconhecidamente o concorrente é melhor. Trata-se dos novos movimentos adicionados ao sistema formando um novo sistema de navegação. Semelhante a versão mais recente do iPhone X, o novo Android vai omitir o menu dos aplicativos que passarão a ser acessados com "deslizadas" na tela. 


Deslizando o dedo para cima uma vez, uma tela com todos os aplicativos abertos no momento aparece. A partir daí, você poderá deslizar o dedo horizontalmente para acessá-los, mas se você deslizar o dedo novamente para cima, a tela com todos os aplicativos instalados surge. Não haverá mais, portanto, o menu de aplicativos no rodapé, o que, na prática, "aumenta" a tela disponível.

Fora isso, o sistema também vai permitir que você diminua o volume, trave a rotação da tela e tire capturas de tela com toques no próprio visor, em adição aos comandos já existentes com os botões físicos na lateral dos aparelhos.

Por último, novamente com o recurso da inteligência artificial, o sistema vai entender os seus hábitos e "prever" sua ações te oferecendo atalhos para os comandos mais utilizados naquele momento como tocar determinada música, ligar para determinada pessoa ou acessar o GPS, por exemplo.

Leia também: Google vai usar realidade aumentada para gamificar mapas no estilo Pokemon Go

Novidades que não acabam mais, mas que ainda não tem prazo para vigorar e devem ser mais detalhadas num evento futuro quando o Google já tiver definido, inclusive, o nome definitivo para o atual Android P  de provisório.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!