Brasil Econômico

Golpe no WhatsApp: usuários de Android são orientados a baixar um aplicativo malicioso
shutterstock
Golpe no WhatsApp: usuários de Android são orientados a baixar um aplicativo malicioso

Muitos usuários do WhatsApp têm recebido um link que promete como brinde a camisa oficial da Seleção Brasileira de Futebol. Para tanto, a pessoa deve compartilhar a mensagem com até 30 amigos da lista de contatos. Mas, cuidado! Trata-se de um novo golpe .

Leia também: Facebook e Google são denunciadas por violarem nova lei de proteção de dados

De acordo com a empresa especializada em cibersegurança Kaspersky Lab, a mensagem tem chegado às vítimas em potencial de três maneiras: por meio de um amigo, que acreditou no golpe, por notificações maliciosas configuradas no navegador ou por grupos do WhatsApp em que os usuários participam.

Assim que a pessoa clica no link, o usuário é direcionado para essa página que aparece abaixo:

Link pede para que usuário responda três perguntas
Divulgação
Link pede para que usuário responda três perguntas


Embora seja mencionado na imagem que para “receber a camisa” é preciso compartilhar o link com 30 contatos, foi detectado que a falsa promoção é ativada a partiri de quando o usuário compartilha com três pessoas. O que acontece a seguir dependerá do sistema operacional do seu smartphone.

Segundo a Kaspersky Lab, caso o sistema seja iOS, após vários redirecionamentos, o usuário será orientado a instalar uma série de aplicativos legítimos, mas que participam de esquemas “pay-per-install”, em que o cibercriminoso ganha por cada instalação, inflando programas legítimos de apps e, assim, ganhando dinheiro.

Leia também: Assistente da Amazon, Alexa grava diálogo de família e envia para outra pessoa

Agora, se você tem um Android, as consequências são mais sérias, já que será oferecida a instalação de um aplicativo malicioso após a mensagem falsa de que o dispositivo está infectado e que precisa baixar um app.

E é nessa parte que vem o problema. Ao baixar o app, o usuário estará infectando o Android com o Adware:AndroidOS.Dnotua , que irá utilizar o dispositivo de forma maliciosa, exibindo propagandas de forma agressiva, entre outras ações danosas.

Mas como não cair nos golpes?

Para não cair em falsas promoções, especialistas destacam a importância dos usuários criarem o hábito de se certificar da veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos. Além disso, é importante utilizar soluções de segurança que contam com função de bloqueio anti-phishing, que previne contra esse tipo de tática.

Leia também: Criminosos usam Uber para aplicar golpe que rouba dados do seu cartão de crédito

Vale destacar também que na maioria das situações, as mensagens pedem que aquele que deseja receber o brinde compartilhe o conteúdo com seu grupo de amigos. A ideia é atingir sua rede de relacionamentos e fazer o golpe chegar a mais pessoas. No entanto, isso não significa que todos que receberem a mensagem pelo  WhatsApp  serão hackeados. A campanha maliciosa atinge apenas aqueles que efetivamente abrirem o link e seguirem o que a página determina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!