Usuário de iPhone que fizer ligação de emergência nos Estados Unidos terá sua localização compartilhada com a polícia pela Apple
Divulgação/Apple
Usuário de iPhone que fizer ligação de emergência nos Estados Unidos terá sua localização compartilhada com a polícia pela Apple

A Apple anunciou nesta segunda-feira (18) que o usuário americano de iPhone que fizer uma ligação para o número de emergência dos Estados Unidos, 911, terá sua localização automativamente compartilhada com a polícia local. A mudança faz parte do pacote de novidades que integrará o iOS 12, que está prestes a chegar aos smartphones da empresa.

Leia também: Usuários do Uber no Brasil poderão dar gorjeta para motoristas pelo aplicativo

Compartilhando a localização dos usuários, a Apple espera contribuir com as autoridades a oferecer uma atendimento mais ágil, já que quase 80% das chamadas para serviços de emergência são feitas por telefones celulares. A novidade, porém, não tem prazo para chegar ao Brasil.

A novidade pretende funcionar integrando a tecnologia de localização que já existe nos iPhones ao software dos serviços que atendem o 911. Vale destacar que desde 2015, a Apple usa uma compilação de dados de diversas fontes para cruzar as localizações e indicar a posição mais precisa possível de alguém que faz uma ligação, o que inclui pontos de conexão ao Wi-Fi, torres de celular, outros dispositivos próximos e claro a função de GPS do próprio celular, caso esteja ativada.

Leia também: Google recua e afirma que não usará inteligência artificial para criar armas

Dessa forma, será possível enviar automaticamente um endereço bem aproximado da localização do usuário para o atendente da políca ou dos bombeiros que atender a chamada.

Apple apressadinha

A iniciativa da Apple, no entanto, adianta uma exigência da Comissão Federal das Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos que passará a valer para operadoras de telefone a partir de 2021.

A partir dessa data, todas as empresas de telecomunicações deverão informar a localização de quem liga para o 911 com uma precisão de 50 metros e com êxito em pelo menos 80% das tentativas.

Leia também: Quer trabalhar perto de casa? LinkedIn lança ferramenta de geolocalização no app

A Apple ainda informou que seu sistema de localização é mais preciso do que isso e funciona até em "ambiente urbanos e densos", onde saber em qual residência ou estabelecimento a pessoa se encontra passa a ser bem mais difícil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!