Brasil Econômico

Alguns jornalistas testaram a assistente pessoal do Google nesta semana
Divulgação/Google
Alguns jornalistas testaram a assistente pessoal do Google nesta semana

No início de maio, durante o Google I/O 2018 , a empresa surpreendeu a todos com a apresentação de Duplex , a assistente pessoal do Google capaz de fazer ligações sozinha com uma voz bem parecida com a de um ser humano.

Leia também: Atualização do Facebook vai permitir aos usuários bloquear assuntos indesejados

E mais um passo está sendo dado pela companhia em relação ao projeto. Isso porque, nos próximos meses, a assistente pessoal do Google  já poderá ter os 'serviços' iniciados. De acordo com o portal internacional Mashable , não foi divulgado o tamanho do grupo que participará dos testes, mas tudo indica que, em breve, algumas empresas receberão telefonemas do Duplex perguntando informações, tais como horários de funcionamento.

Entretanto, antes de lançar a tecnologia no mercado, o Google permitiu que alguns jornalistas testassem a tecnologia de inteligência artificial (IA). Após a apresentação, uma série de questionamentos éticos acerca da assistente pessoal foi levantada. Entre as discussões estava a possibilidade da tecnologia "se passar por uma pessoa".

Leia também: Chamada de vídeo no Instagram? Confira essa e outras novidades do aplicativo

Você viu?

O teste feito pelos jornalista consistiu no seguinte: o Duplex fez uma chamada para fazer uma reserva, enquanto os jornalistas faziam o papel do "garçom do restaurante". 

“A assistente virtual foi facilmente atrapalhada pelos meus ‘okays’ e pausas desajeitas. Mas, apesar dos meus esforços para confundir a tecnologia, a ligação foi tranquila”, relata a repórter Karissa Bell do Mashable sobre a IA. 

Bell ainda conta que trabalhou em restaurantes e disse que, comparativamente, o telefonema-teste foi um pouco mais complicado do que com uma pessoa, mas não houve uma diferença particularmente notável, na verdade. 

Como funcionam ligações da assistente pessoal do Google

Logo no início das ligações, o Duplex irá informar que é um serviço automatizado de reservas do Google e que a gravação está sendo gravada, para que a pessoa saiba que não está falando com um ser humano.

Leia também: Pesquisa revela que Claro é operadora com melhor desempenho de internet 3G e 4G

Além disso, caso a conversa saia de controle por qualquer motivo, a  assistente pessoal do Google  foi treinada para direcioná-la a um call center do Google para resolver o problema. E se o estabelecimento de interesse estiver fechado, a IA avisará o usuário sobre a situação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!