Os conteúdos postados nos grupos fechados do Facebook nunca ficaram abertos para terceiros
shutterstock
Os conteúdos postados nos grupos fechados do Facebook nunca ficaram abertos para terceiros

Grupos fechados do Facebook não exibem mais a lista de membros para terceiros a partir de agora. E embora a mudança inclua uma pauta intensamente debatida nos últimos tempos, da política de privacidade da empresa, a rede social não se pronunciou publicamente sobre a nova configuração.

Leia também: Atualização do Facebook vai permitir aos usuários bloquear assuntos indesejados

De acordo com o portal internacional The Verge , a medida de privacidade só aconteceu após um grupo composto por mulheres portadoras do gene BRCA – mutação que aumenta o risco de desenvolver câncer de mama – descobrir que outras pessoas podiam acessar a lista de participantes do BRCA Sisterhood . Assim como os outros grupos fechados do Facebook , os conteúdos postados nesse não eram acessíveis a terceiros.

A descoberta aconteceu após uma das integrantes do grupo encontrar, em uma extensão do Google Chrome, a possibilidade de fazer o download de dados do grupo de apoio do Facebook , incluindo a lista de participantes em questão de minutos.

Embora a extensão tenha chamado a atenção, a participação de grupos fechados é visível no Facebook há anos, diferente dos grupos chamados de “secretos”, que impossibilitam que terceiros vejam o conteúdo ali postado ou sequer localizem a comunidade na rede social.

Você viu?

Leia também: Messenger lança canal de denúncias para vítimas de assédio no aplicativo

Conteúdos postados nos grupos fechados do Facebook

Em entrevista ao site CNBC , uma das moderadoras do grupo, Andrea Downing, explicou que não usou a configuração de privacidade mais restritiva da rede social, a “secreta”, porque isso tornaria o grupo invisível para as pessoas que o pesquisavam no Facebook.

“As mulheres que entram no grupo BRCA Sisterhood estão lidando frequentemente com questões privadas que as fazem sentirem-se vulneráveis, e as mídias sociais ofereceram uma maneira convidativa de compartilharem suas histórias intimamente com outras mulheres que vivenciam as mesmas preocupações”, aponta.

Downing ainda diz que a privacidade sempre foi a prioridade para a comunidade, uma vez que, além da sensibilidade da causa do grupo, algumas integrantes não querem que outras pessoas saibam de suas respectivas condições médicas. Além disso, a moderadora afirmou que algumas participantes da página postam fotos de procedimentos cirúrgicos da mastectomia preventiva – retirada do seio antes do diagnóstico do câncer – para compartilhar suas histórias particulares.

Leia também: 'Talvez custe vidas': comunicado do Facebook é divulgado e constrange empresa

Grupos abertos no Facebook

Sendo assim, diferente dos grupos fechados do Facebook , somente os chamados grupos abertos têm sua lista de membros e conteúdos abertos para terceiros. Vale destacar que não houve mudanças nas configurações de privacidade nos grupos secretos da rede social.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!