Atualização do WhatsApp quer fazer com que usuários percam menos tempo com notificações e mensagens em excesso de contatos ou grupos indesejados
shutterstock
Atualização do WhatsApp quer fazer com que usuários percam menos tempo com notificações e mensagens em excesso de contatos ou grupos indesejados

Pense naquele dia corrido em que você está tão ocupado que não pode se dar o luxo de perder tempo com as centenas de notificações que recebe no celular. Pois bem. Uma nova atualização do WhatsApp pode ser o empurrãozinho que faltava para te economizar a energia de ter que silenciar contatos que insistem em mandar mensagens repetidas, quase infinitamente. Afinal, na verdade, até em dias comuns, ninguém merece ser bombardeado de notificações.

Leia também: Atualização do WhatsApp vai permitir ao usuário "marcar mensagens como lidas"

Ciente de que é um dos aplicativo mais utilizados e que, naturalmente, é um dos que mais pode se tornar irritante de tantos avisos na tela, uma atualização do WhatsApp que já está disponível na versão 2.18.216 ou superior vai exibir uma botão "Silenciar" já na notificação dos usuários do aplicaitvo que utilizam o sistema operacional Android e receberem pelo menos 51 mensagens não-lidas no mesmo chat.

Essa marca foi estabelecida como limite pela equipe de tecnologia do aplicativo para servir de sinal de que o usuário realmente não está interessado no conteúdo. O número pode parecer grande demais numa conversa entre duas pessoas, mas num grupo com vários integrantes, sabemos que a quantidade de mensagens pode extrapolar esse montante rapidamente. Sendo assim, o novo recurso vai permitir que você silencie o contato ou grupo por oito horas, uma semana ou um ano sem nem precisar mais abrir o aplicativo para isso.

Segundo as informações coletadas pelo site WABetaInfo, as opções para silenciar um contato no WhatsApp da maneira tradicional continuam disponíveis. Para tanto, basta seguir os seguintes passos:

  • toque e segure no contato/grupo (Android) ou deslize-o para a esquerda (iPhone)
  • toque em Silenciar e escolha um período (8 horas, 1 semana ou 1 ano)
  • desmarque a opção Exibir notificações .

Porém, aqueles que quiserem tornar medidas menos drásticas, em breve, terão mais um recurso disponível no aplicativo: trata-se da possibilidade de marcar mensagens como lidas .

Você viu?

Leia também: Agora é possível 'lançar' perguntas para seguidores no Stories do Instagram

Atualização do WhatsApp permite marcar mensagens como lidas

Outra opção que está sendo testada pelo WhatsApp é a função de marcar uma porção de mensagens como lidas de uma só vez
Pixabay
Outra opção que está sendo testada pelo WhatsApp é a função de marcar uma porção de mensagens como lidas de uma só vez

Segundo o mesma WABetaInfo, a função que permite aos usuários marcarem várias mensagens como lidas de uma só vez já está implementada no código do aplicativo, mas ainda não está ativa e ainda não tem data para estrear. No entanto, a julgar pelas recentes implementações no aplicativo de mensagens, não deve demorar muito para acontecer.

O teste, porém, está sendo feito numa versão para Android o que pode indicar que os usuários desse sistema operacional podem ter acesso à funcionalidade antes dos demais que usam, por exemplo, iPhones com iOS, o sistema operacional exclusivo dos aparelhos da Apple.

Segundo alguns usuários que tiveram acesso ao teste, a função dever ser bem simples. Ao abrir o aplicativo e visualizar os grupos e contatos que enviaram mensagens, que já são hierarquizados por critério de recência, o usuário poderá pressionar e segurar alguns segundos o grupo ou contato do qual deseja marcar mensagens como lidas e a partir daí tornar o aplicativo uma lista de seleção, a exemplo do que já acontece quando você deseja enviar uma mensagem para um ou mais contatos.

Uma vez selecionado todos as pessoas das quais você deseja marcar as mensagens como lidas, basta acessar uma opção no Centro de Notificações do aplicativo, selecionar a opção "Marcar como lido" e confirmar. Pronto. As notificações serão apagadas.

Leia também: WhatsApp vai mostrar origem das mensagens recebidas para combater fake news

No entanto, uma dúvida ainda permanece em relação a essa atualização do WhatsApp . Isso porque ainda não está claro se haverá uma diferenciação para os remetentes entre as mensagens que foram realmente visualizadas pelos destinatários e aquelas que foram simplesmente "marcadas como lidas". Assim, não dá pra saber se o contato saberá se/quando está sendo ignorado propositalmente ou não.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!