O Brasil foi o primeiro país da América Latina a começar a testar o 5G, que já foi implementado comercialmente na Coreia do Sul e em certas regiões dos EUA e União Europeia. A corrida pelo próximo passo na evolução da internet móvel, no entanto, já mobiliza empresas e governos.

Leia também: Xiaomi aposta na relação custo-benefício e vê participação no mercado disparar

A Anatel se prepara para fazer um leilão de frequências 5G em 2020, mas o mercado prevê que a consolidação da tecnologia, que comercialmente só deve virar uma realidade no fim de 2021, se dê apenas em 2023. Os primeiros smartphones compatíveis com a tecnologia, no entanto, já estão chegando ao País.

A revolução do 5G

A nova geração da internet móvel ampliar a velocidade da transferência de dados. As redes mais rápidas hoje oferecem 45Mbps (megabits por segundo), a estimativa dos especialistas é que o 5G apresente velocidade até 20 vezes maior. Este é um pré-requisito para a consolidação da internet das coisas, o próximo estágio da revolução digital.

A comunicação entre aparelhos, o tablet e a geladeira e o smartphone e a garagem, por exemplo, se dará de forma mais estável e rápida com o 5G, preveem analistas.

Você viu?

Leia também: 5G chega à China em novembro; e no Brasil?

As olimpíadas de Tóquio, em 2020, devem ser a primeira grande vitrine da tecnologia. Os organizadores do evento esperam que os jogos contem plenamente com a estrutura. O Japão já liberou frequências de 5G e a expectativa é que a comercialização comece o Natal.

Celulares de última geração

São poucos os modelos disponíveis no Brasil que já são compatíveis com o 5G. Mas há opções para os consumidores ávidos por novidades, atualizações tecnológicas e que costumam viajar bastante para fora do Brasil.

Comprar um celular compatível com o 5G pode ser útil para quem costuma ir com frequência para as regiões em que a tecnologia já está em operação. Pode ser uma boa estratégia para aqueles que querem se antecipar à inevitável massificação dos aparelhos 5G que vão chegar mais caros quando do lançamento da tecnologia por aqui.

Para aqueles que não se inserem em nenhum desses quadros, esses aparelhos apresentam muitos outros atrativos, a potencia em conectividade certamente é um dos principais, mas talvez seja o caso de esperar um pouco mais.

Que aparelhos são esses?

LG, Xiaomi, Motorola e OnePlus, fabricantes da Coreia do Sul, China e EUA, já disponibilizam aparelhos compatíveis com o 5G no Brasil. O  Mi Mix 3 e o  Moto Z3 (que precisa do Moto Snap para ser acessível ao 5G) estão abaixo dos R$ 3 mil, mas o  OnePlus 7 Pro e o LG G8 Thing custam um pouco mais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!