Cuidado ao carregar seu celular em locais públicos
shutterstock
Cuidado ao carregar seu celular em locais públicos


Você tem o costume de usar entradas USB públicas como as de hotéis, ônibus e aeroportos para carregar seu celular? É melhor repensar esse seu hábito. A procuradoria de Los Angeles, nos Estados Unidos, divulgou um alerta falando sobre os riscos que esse tipo de carregamento pode causar nos celulares das pessoas. 

No aviso, o procurador Luke Sisak afirma que “um carregamento gratuito pode tirar todo o dinheiro da sua conta bancária ”. Ele explica que tanto os cabos públicos quanto as entradas USB podem ser contaminados por criminosos com malware . Quando uma vítima conecta seu celular ali, ele é contaminado com o malware, que envia todas as informações do smartphone para os criminosos. 


Você viu?

Além do acesso a dados muito pessoais e importantes, como senhas de bancos , os criminosos também conseguem bloquear o celular da vítima através da invasão. Ou seja, o prejuízo pode ser bem grande. A prática ficou conhecida nos Estados Unidos como juice jacking .

Leia também: Cabo 'pirata' caseiro da Apple é capaz de hackear computadores; conheça

Carregando em segurança

Se carregar o celular em entradas USB públicas não é uma boa ideia, então como carregar os dispositivos de forma segura na rua? Uma dica é sempre preferir tomadas normais do que cabos USB . No caso das tomadas, a técnica criminosa de contaminar com malware não funciona. Os cabos para carregamento em carros também são uma boa opção, assim como as baterias portáteis

Se for muito necessário carregar seu celular em uma entrada USB pública , é importante se atentar, pelo menos, ao tipo de cabo utilizado. Além de usar um cabo próprio, ande sempre com um que seja destinado apenas para carregamento, sem a opção de transferência de arquivos . Esse tipo de cabo impede que o  malware seja transferido durante o tempo em que o celular estiver conectado à entrada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!