Santos, no litoral paulista é a primeira cidade do País a receber os patinetes elétricos da Uber
Uber/Divulgação
Santos, no litoral paulista é a primeira cidade do País a receber os patinetes elétricos da Uber

A Uber começou a operar com patinetes elétricos n Brasil. O serviço começou a ser oferecido nesta terça-feira (3), em Santos, no litoral paulista.

A nova oferta faz parte da estratégia da empresa de fornecer vários meios de transporte em um único aplicativo. Tanto que para alugar os patinetes basta utilizar o mesmo app que solicita um carro ou uma refeição via Uber Eats. 

Os patinetes elétricos da Uber chegam a Santos com preço de R$ 1,50 para desbloquear o veículo mais R$ 0,75 por minuto de uso.

Uber quer fazer entrega de receitas médicas; entenda

 Segundo a empresa, o aplicativo da Uber foi reformulado para tornar a experiência de ter acesso a vários serviços no mesmo lugar mais prático para os  usuários.

"Estamos muito empolgados em trazer os patinetes elétricos da Uber para o Brasil começando por Santos, uma cidade sempre aberta à inovação e que tem uma boa infraestrutura cicloviária", afirma Ruddy Wang, diretor de Novas Modalidades da Uber no Brasil .

Como funciona

Qualquer usuário da Uber pode alugar um patinete elétrico,  mas a empresa salienta que o aplicativo deve estar atualizado para aparecer a opção do patinete.

Eu Vô: aplicativo de transporte exclusivo para idosos chega a São Paulo

Confira o passo a passo:

• Com o app da Uber aberto, clique no ícone do patinete no canto inferior do mapa

• Veja onde estão os patinetes disponíveis, escaneie ou digite o código para desbloquear

• Se preferir reservar, você tem 15 minutos para caminhar até o patinete e desbloquear

• Dirija com responsabilidade e segurança, seguindo todas as regras de trânsito

Você viu?

• Ao final, estacione o patinete sem bloquear a passagem e dentro da área de atuação

Segurança

Uma preocupação quanto ao uso de patinetes elétricos para deslocamentos urbanos é a segurança.

Entre as ações realizadas pela Uber relacionada ao quesito está uma parceria com a loja de material esportivo Centauro para oferecer desconto de 40% na compra de diversos modelos de capacetes,  neste  site .

A empresa também informa que preparou materiais educativos para os usuários de Santos relembrando regras de trânsito e dicas para dirigir os patinetes com segurança.

O conteúdo está disponível no site da empresa, no próprio aplicativo e será distribuído em panfletos na área de operação, que vai da Ponta da Praia até o Emissário.

Transporte público

Segundo a nota da empresa, "a estreia dessa modalidade no Brasil é mais uma etapa no compromisso da empresa em reunir, em um único aplicativo, vários meios de transporte diferentes, oferecendo cada vez mais opções para a população".

Há duas semanas, a Uber lançou uma  integração com o transporte público na região metropolitana de São Paulo e passou a exibir informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens direto no aplicativo.

No caso dos patinetes elétricos, o executivo da empresa salienta  que a iniciativa está "contribuindo para redução dos congestionamentos e da poluição urbana", diz Ruddy Wang.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!