Cheque se sua internet está sendo entregue na velocidade prometida
iStock
Cheque se sua internet está sendo entregue na velocidade prometida


Seis em cada dez brasileiros não recebem a velocidade de internet que contrataram com suas operadoras. O dado é da PROTESTE , e foi obtido através de medições realizadas por uma plataforma disponibilizada pela associação. 

Das cerca de 124 mil pessoas que testaram suas conexões em todo o Brasil, apenas 47 mil registraram uma velocidade próxima à contratada. De acordo com a PROTESTE, é possível reivindicar um abatimento da fatura de internet caso o serviço entregue não seja o prometido. 

Leia também: Navegar na internet: principal fonte de lazer para 54% dos jovens brasileiros

Você viu?

Como testar minha conexão

Para testar sua conexão e descobrir se você está pagando por um serviço que não é prestado, é só acessar o velocímetro da PROTESTE . Lá, é preciso informar a operadora e a velocidade contratada antes de iniciar o teste. 

A plataforma realiza as medições e informa se sua velocidade está boa ou não, de acordo com o valor informado na contratação. Na página, também é possível armazenar os resultados, a fim de montar um histórico para poder apresentar à operadora em caso de internet lenta. 

Leia também: Meus dados vazaram, e agora? Veja como se proteger em situações como essa

A PROTESTE disponibiliza, ainda, uma  extensão para navegador que lembra o usuário de realizar as medições com frequência. 

Minha internet está lenta, e agora?

De acordo com a lei, a velocidade da internet nunca pode ser 40% abaixo da contratada, e a média mensal deve sempre ficar acima dos 80%. Caso suas medições indiquem algo diferente disso, é possível reivindicar um abatimento da fatura. Para isso, o mais indicado é entrar em contato com o serviço de defesa do consumidor da PROTESTE pelo telefone 4020-1878.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!