Hackers podem invadir computadores das vítimas
Unsplash
Hackers podem invadir computadores das vítimas


Usuários de plataformas de jogos online estão sendo atacados por criminosos que roubam suas contas para revender os itens de jogo no mercado paralelo. A descoberta foi feita pela empresa de cibersegurança Kaspersky, que indentificou quatro tipos diferentes de vírus capazes de coletar as credenciais dos jogadores.

Leia também:

Cuidado! Promoção da Turma da Mônica que circula no WhatsApp é golpe

Mais de 18 milhões de golpes virtuais tem o tema da pandemia

Você viu?

Clonagem do WhatsApp aumenta 11% em maio; auxílio é tema de muitos golpes

Os malware atuam de forma silenciosa, o que impede que as vítimas percebam que estão sendo atacadas. Conhecidos como stealers (ladrões, em português), os vírus não emitem alertas nem solicitações para a vítima. Os especialistas da Kaspersky ressaltam que os malware não exploram vulnerabilidades nas plataformas de games , mas se concentram em coletar dados depois de infectar dispositivos.

Os dados roubados fornecem aos criminosos informações salvas nos aparelhos. Login e senhas de sessões de jogos, por exemplo, são vendidos para obter dinheiro através de itens de games. Além disso, senhas de bancos digitais também estão na mira desses criminosos.

Como se proteger

Se a ação dos cibercriminosos é tão silenciona, como os jogadores podem se proteger para não terem prejuízo financeiro? Os especialistas da Kaspersky dão algumas dicas. 

"Existem inúmeras ameaças focadas em games, de arquivos falsos a jogos piratas para poder usá-los sem pagar, e muitos ataques de phishing. Entretanto, para proteger os dados, o usuário precisa estar ciente de que está sendo atacado - o que não é o caso dos stealers, que são muito difíceis de ser identificados. É por isso que os games precisam se precaver contra esses ataques. Além de tomar medidas seguras, é indicado também usar sempre uma solução de cibersegurança confiável, que impeça o computador de ser infectado", aconselha Santiago Pontiroli, analista de segurança da Kaspersky na América Latina. Confira as principais dicas:

  • Configure a autenticação de dois fatores nas plataformas de jogos. Assim, mesmo com login e senha, os criminosos não conseguem acessar sua conta;
  • Baixe atualizações de jogos apenas em lojas e sites oficiais;
  • Tenha uma solução de cibersegurança confiável instalada no seu dispositivo, principalmente uma capaz de identificar stealers;
  • Enquanto estiver jogando, não desligue o programa de segurança do seu antivírus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!