Celular pode dedurar quando você estiver bêbado
Unsplash/ROBIN WORRALL
Celular pode dedurar quando você estiver bêbado

Seu celular vai conseguir dizer quando você está bêbado apenas pela movimentação de sua caminhada. A descoberta foi feita por pesquisadores das Universidades de Stanford e Pittsburgh, nos Estados Unidos. 

O estudo percebeu que o  acelerômetro , componente presente na maioria dos celulares atuais, consegue analisar a caminhada dos usuários. 22 voluntários participaram do teste: todos tiveram que ingerir vodca por uma hora e, depois, caminhar em linha reta. 

Os celulares , que estavam amarrados na parte inferior das costas dos voluntários, acusavam a presença de 0,2% de álcool no organismo - nos EUA, o valor permitido para dirigir, por exemplo, é no máximo 0,08%. Os resultados tiveram 90% de eficácia. 

Os pesquisadores afirmam, porém, que o sistema ainda precisa ser testado mais vezes. A ideia é que o celular consiga perceber alterações mesmo com menos proporção de álcool e localizados em qualquer lugar - como no bolso ou na mão dos usuários. 

Quando pronta, a tecnologia pode ser aplicada a qualquer smartphone . A ideia é que o celular avise o usuário que ele está bêbado e não deve realizar atividades perigosas como dirigir - o mesmo grupo de pesquisadores já havia descoberto que metade das pessoas não consegue perceber quando seus sentidos estão afetados por bebidas alcóolicas. 

Além de avisar o próprio usuário, o sistema também pode permitir que contatos de emergência sejam adicionados, avisando-os que a pessoa está bêbada.

Apesar da tecnologia ser interessante, a preocupação com exposição de dados já existe. Se as informações sobre o nível de álcool no organismo dos usuários foram compartilhadas com terceiros, por exemplo, elas podem ser usadas para propagandas direcionadas, como de sites pornográficos ou de jogos com aposta - o que pode render um prejuízo financeiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!