Google inova em busca de músicas
Unsplash/ Charles Deluvio
Google inova em busca de músicas

Quem nunca ficou com uma música na cabeça querendo saber qual é que atire a primeira pedra. Com uma novidade lançada pelo Google na quinta-feira (15), você pode apenas murmurar, assoviar ou cantarolar uma canção que a inteligência artificial  já te diz qual é.

Até então, o serviço do Google só entendia as músicas quando os usuários as cantavam, com letra e tudo. Agora, o entendimento é feito a partir da melodia. "Nossos modelos são treinados para identificar canções com base em uma variedade de fontes, incluindo humanos cantando, assoviando ou cantarolando, bem como gravações de estúdio. Os algoritmos também eliminam todos os outros detalhes, como instrumentos de acompanhamento, o timbre e o tom da voz. O que nos resta é a sequência baseada em números da música, ou a impressão digital", explica a empresa. 

O Google afirma, ainda, que a inteligência artificial funciona de forma parecida com o cérebro humano. "Por exemplo, se você ouvir Dance Monkey de Tones and I, você reconhecerá a música, seja ela cantada, assobiada ou cantarolada. Da mesma forma, nossos modelos de aprendizado de máquina reconhecem a melodia da versão gravada em estúdio da música, que podemos usar para combiná-la com o áudio cantarolado de uma pessoa", explica. Veja a ferramenta em ação:

Teste você mesmo

A novidade do Google já está funcionando, e você pode ver a inteligência artificial em ação no seu celular . Para isso, siga os seguintes passos:

  • Abra o aplicativo Google;
  • Clique no ícone do microfone, no canto direito da barra de busca;
  • Agora clique em "pesquisar uma música";
  • Cantarole, murmure ou assovie a canção;
  • Pronto! O Google vai identificar a música e mostrá-la na tela.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!