Logo
Reprodução
Logo


Em audiência pública sobre o 5G na câmara dos deputados, o ministro das Comunicações, Fabio Faria (PSD - RN) afirmou que a Huawei não está apta a participar da rede privativa de comunicação do governo.

Faria diz que a fornecedora, que é líder no fornecimento da tecnologia de 5G no mundo, tem sido excluída de redes governamentais em todo o planeta. " Já são vários os países que estão fazendo redes privativas e a Huawei não entrou em nenhum país até agora."

Leia também

As empresas que participam do leilão do 5G são obrigadas a fornecer uma rede privativa para o governo. Para isso, as teles deverão escolher fornecedores que atendam aos requisitos de segurança e padrões de governança corporativa exigidos no mercado acionário brasileiro, como compliance, transparência e visibilidade sobre as decisões da companhia. Não é obrigatório ter capital aberto.

De acordo com o ministro, a exigência não afeta a companhia chinesa, que não teria manifestado interesse em participar dessa rede segura nem em se adaptar para fazê-lo. Faria disse que a finlandesa Nokia tem expertise nesse tipo de solução para governos e foi a escolhida pelos Estados Unidos. Ele ainda disse  que a rede segura "não é para o governo Bolsonaro", mas para o Brasil e para as próximas gestões.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!