A sede da Microsoft, em Washington, EUA
Matheus Barros
A sede da Microsoft, em Washington, EUA


Em recente sessão com deputados americanos, a Microsoft deixou claro que apoia o novo projeto de lei do Congresso que prevê a negociação coletiva de empresas de mídia com gigantes de tecnologia como Google e Facebook.

Na sexta-feira, os legisladores debateram um projeto de lei antitruste que daria aos editores de notícias poder de negociar em conjunto com essas plataformas on-line e, assim, garantir remuneração por conteúdos usados em seus sites e aplicativos.

Em uma audiência realizada pelo subcomitê antitruste da Câmara, o presidente da Microsoft, Brad Smith, emergiu como uma voz da indústria tech a favor da lei.

A receita de anúncios em jornais despencou de US$ 49,4 bilhões em 2005 para US$ 14,3 bilhões em 2018, disse Smith, enquanto a receita de anúncios no Google saltou de US$ 6,1 bilhões para US$ 116 bilhões.

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"Mesmo que as notícias ajudem a alimentar os mecanismos de busca, as organizações de notícias frequentemente não são compensadas ou, na melhor das hipóteses, subcompensadas por seu uso" disse Smith. "Os problemas que afligem o jornalismo hoje são causados ​​em parte por uma falta fundamental de concorrência nos mercados de pesquisa e tecnologia de anúncios controlados pelo Google."

A audiência foi a segunda de uma série planejada pelo subcomitê para preparar o terreno para a criação de leis antitruste mais fortes.

Em outubro, o subcomitê, liderado pelo deputado David Cicilline, democrata de Rhode Island, divulgou os resultados de uma investigação de 16 meses sobre o poder de Amazon, Apple, Facebook e Google. O relatório acusou as empresas de comportamento monopolista.

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Na semana passada, os dois principais líderes do comitê, o Cicilline e o deputado Ken Buck, republicano do Colorado, apresentaram a Lei de Preservação de Jornalismo e Competição.

O projeto de lei visa dar aos editores de notícias menores a capacidade de se unirem para negociar com plataformas on-line taxas mais altas para distribuição de seu conteúdo.

O projeto também foi apresentado no Senado pela senadora Amy Klobuchar, uma democrata de Minnesota e presidente do subcomitê antitruste daquela Casa.


Dependência


Cresce a preocupação global com o declínio das organizações de notícias locais, que se tornaram dependentes de plataformas online para distribuição de seu conteúdo.

A Austrália aprovou recentemente uma lei  que permite que os editores de notícias negociem com o Google e o Facebook, e legisladores no Canadá e na Grã-Bretanha estão considerando medidas semelhantes.

Embora eu não veja esta legislação como um substituto para uma concorrência on-line mais significativa, é claro que devemos fazer algo a curto prazo para salvar o jornalismo de confiança antes que se perca para sempre — disse Cicilline.

O Google emitiu uma declaração em resposta ao depoimento de Smith, defendendo suas práticas de negócios e atacando os motivos da Microsoft, cujo site de busca Bing está em um distante segundo lugar, atrás do Google.

“Infelizmente, à medida que a competição nessas áreas se intensifica, eles [a Microsoft] estão voltando ao seu hábito familiar de atacar rivais e fazer lobby por regulamentações que beneficiem seus próprios interesses”, escreveu Kent Walker, vice-presidente sênior de políticas do Google.

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