Twitter cria iniciativa para 'igualdade algorítmica'
Unsplash/Sara Kurfeß
Twitter cria iniciativa para 'igualdade algorítmica'

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (14) o lançamento de uma iniciativa para analisar o algoritmo da rede social. O objetivo é assumir os prejuízos que o sistema pode causar à sociedade e tentar corrigi-los.

Segundo o Twitter, a iniciativa vai oferecer mais transparência sobre sua inteligência artificial , ajudando a lidar com "os potenciais efeitos prejudiciais das decisões algorítmicas". Dentre eles, está a possibilidade dos algoritmos promoverem violência, conteúdo extremista e falso, discurso de ódio e reforçarem preconceitos raciais e de gênero.

"O uso responsável da tecnologia inclui o estudo dos efeitos que ela pode ter a longo prazo", escreveram Jutta Williams e Rumman Chowdhury, da equipe de ética e transparência do Twitter.

De acordo com os especialistas do Twitter , a iniciativa vai analisar como o aprendizado de máquina pode se aproveitar de forma negativa dos discursos publicados pelos usuários. Os resultados serão compartilhados com outras empresas de tecnologia. "Para melhorar o entendimento coletivo da indústria sobre esta questão, nos ajude a melhorar nossa abordagem e nos responsabilizar", disseram.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!