'Bug' causou falha em sites do mundo todo
Unsplash/Mika Baumeister
'Bug' causou falha em sites do mundo todo

falha que deixou sites de todo o mundo fora do ar na manhã de terça-feira (8) foi explicada. O causador da queda global foi um ' bug ', de acordo com o Fastly , provedor de serviços de computação em nuvem responsável por todas as páginas que caíram.

Veículos de comunicação como o The New York Times e a CNN, assim como plataformas de streaming e fóruns online como Twitch e Reddit ficaram indisponíveis. De acordo com o Fastly, o que aconteceu foi um erro no sistema, que foi desencadeado por uma alteração de configuração por um dos clientes.

A interrupção foi "ampla e severa", descreveu Nick Rockwell, vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Fastly, em um post no blog oficial da empresa. Segundo ele, o 'bug' foi identificado e corrigido em 49 minutos. Ele explica que condições bastante específicas desencadearam a falha global mas que, mesmo assim, a empresa deveria ter antecipado esse erro.

Mas, afinal, o que faz o Fastly e por que tantos sites do mundo todo utilizam seus serviços? Na prática, a empresa usa uma rede enorme de servidores ao redor do mundo para diminuir o tempo de carregamento de páginas na internet , reduzindo a sobrecarga de tráfego e evitando que os sites fiquem lentos ou caiam.

O serviço é prestado entre usuários e os servidores dos sites, como se fosse uma camada no meio. Por isso, quando houve um erro nessa camada, o acesso das pessoas a todas as páginas do mundo que utilizam o Fastly ficou indisponível.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!