WhatsApp Pay chega a todos
Unsplash/Alexander Shatov
WhatsApp Pay chega a todos

O serviço de pagamentos WhatsApp Pay foi totalmente liberado para usuários brasileiros. A partir desta quarta-feira (23), a opção de pagamentos encontra-se disponível no aplicativo de mensagens.

A liberação ocorreu exatos 50 dias após a chegada do serviço no Brasil , em 4 de maio. O serviço chegou com o nome de Facebook Pay e o cadastro pode ser realizado através do WhatsApp .

Liberou geral

Na ocasião do lançamento de maio, o uso da ferramenta era feito mediante convite, Ou seja, apenas pessoas que recebessem uma transação via WhatsApp Pay poderiam utilizá-lo. Agora, a função está disponível para todos os usuários do aplicativo . Para realizar o cadastro, é preciso informar os seguintes dados: nome completo, CPF e endereço. Não é obrigatório informar o endereço completo, apenas nome da rua, cidade/estado e número do CEP. Além disso, é preciso criar um PIN de seis dígitos

Em seguida, o WhatsApp pedirá a inclusão de um cartão de crédito ou débito, com o qual serão realizadas as transações. A plataforma aceita dez cartões emitidos pelos seguintes bancos parceiros:

  • Banco do Brasil: Visa;
  • Banco Inter: Mastercard;
  • Bradesco: Visa;
  • Itaú: Mastercard;
  • Mercado Pago: Visa;
  • Next: Visa;
  • Nubank: Mastercard;
  • Sicredi: Mastercard e Visa;
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa;

O serviço permite tanto receber quanto enviar pagamentos. A Cielo atuará como parceira do WhatsApp no processamento das transações. Cada usuário pode enviar até R$ 1.000 por transação e receber até 20 transações por dia. Por outro lado, o limite mensal de transações é de R$ 5.000 por mês. Ao atingir o limite, não será possível enviar nem receber pagamentos.

Entrevero com Banco Central atrasou lançamento

O funcionamento do WhatsApp Pay no Brasil foi anunciado há um ano , porém o Banco Central  bloqueou o uso da ferramenta. A princípio, a entidade alegou que estava “protegendo a concorrência” no sistema de pagamentos nacional. Foram precisos quase três meses até o Bacen finalmente liberar os testes iniciais. Nesse meio tempo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) também proibiu a parceria entre WhatsApp e Cielo . As proibições do CADE foram liberadas em julho, enquanto o Bacen permitiu os testes do WhatsApp Pay em agosto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!