Jogo é usado contra a desinformação
Unsplash/Azamat E
Jogo é usado contra a desinformação



Um jogo online está sendo testado como uma " vacina " contra a desinformação por pesquisadores da Universidade de Cambridge , no Reino Unido. O estuda avalia se pequenas doses de técnicas de desinformação podem fazer com que as pessoas não caiam em fake news na vida real.

"(O objetivo) é criar uma espécie de resistência psicológica contra a persuasão, para que, no futuro, quando você estiver exposto à desinformação, ela seja menos convincente, porque você terá 'anticorpos'. Em outras palavras, se você conhece as técnicas e os truques usados para enganar as pessoas ou persuadi-las, você terá menos probabilidade de cair neles", explica à BBC News Brasil Jon Roozenbeek, pesquisador do Laboratório de Tomada de Decisões Sociais do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge.

O jogo que está sendo testado se chama " Go Viral! " e dura cerca de cinco minutos. Nele, o jogador assume o papel de um internauta que quer viralizar nas redes sociais a qualquer custo. Para isso, ele precisa usar técnicas usadas, na vida real, por propagadores de fake news.

A ideia é que, com o decorrer do jogo, o internauta entenda como essas técnicas podem manipular as pessoas. Assim, quando ele se deparar com uma publicação parecida nas redes sociais, ele vai ter mais consciência de que pode estar sendo manipulado.

Em um estudo publicado em maio na revista acadêmica Big Data & Society, os pesquisadores perceberam, através de formulários respondidos pelos jogadores do "Go Viral!", que os usuários melhoraram a percepção do que é manipulação e, muitas vezes, deixaram de compartilhar fake news. Agora, os pesquisadores querem saber por quanto tempo dura essa "imunidade".

Apesar de acreditaram no impacto positivo da "vacina" contra fake news, os pesquisadores têm ressalvas a respeito da "imunidade de rebanho". "Fisicamente, a imunidade de rebanho reduz a praticamente nada a chance de circulação de um vírus. Imunidade de rebanho contra sarampo significa que ninguém tem sarampo. Contra a desinformação não funcionaria dessa forma — seria inatingível, com qualquer intervenção que seja", afirma Roozenbeek.

O acadêmico ainda lembra que os grupos mais suscetíveis à desinformação são, também, menos sucetíveis a mudanças. "Esses grupos são menos suscetíveis a intervenções e a mudar de ideia. Não é realista achar que um jogo vai mudar isso", comenta.

Como jogar

O "Go Viral!" está disponível online através deste link . O game pode ser jogado em diversas línguas, inclusive em português do Brasil . Para jogar, não é preciso fazer nenhum cadastro, e as respostas à equipe de pesquisa são opcionais.

O jogo dura cerca de cinco minutos e força o usuário a praticar as técnicas de desinformação para viralizar nas redes sociais. Ele é composto de três eixos: no primeiro, é preciso explorar as emoções do espectador; no segundo, inventar especialistas; e no terceiro, alimentar teorias da conspiração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!