Internet mais rápida do mundo é criada no Japão
Unsplash/Sara Kurfeß
Internet mais rápida do mundo é criada no Japão

Engenheiros de um centro de tecnologia no Japão conseguiram bater o recorde de maior velocidade de internet por fibra óptica ao registrarem 319 terabits por segundo. Para se ter ideia do quanto isso é rápido, o download do videogame " Call of Duty: Modern Warfare ", um dos jogos mais pesados, com cerca de 200 gigabytes de tamanho, poderia ser feito em menos de um segundo com essa taxa obtida pelos pesquisadores.

Liderados por Benjamin J. Puttnam, eles construíram um sistema de transmissão que funciona com diferentes comprimentos de onda em uma distância de 3.001 quilômetros. Foi verificado ainda que tal velocidade foi 2,7 vezes superior à última demonstração realizada envolvendo fibras SDM com diâmetro externo padrão.

De acordo com os autores da demonstração, essa foi a primeira transmissão de bandas S, C e L em distâncias de longa distância em uma fibra óptica de quatro núcleos com diâmetro externo padrão (0,125 milímetro).

"Além das bandas C e L, normalmente usadas para transmissão de longa distância e alta taxa de dados, utilizamos a largura de banda de transmissão da banda S, que ainda não foi usada para além do intervalo único de transmissão".

Segundo uma publicação recente no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) do Japão, é esperado que haja no campo da internet um aumento explosivo de novos serviços de dados, além do 5G . Por isso, os responsáveis pelo experimento concluem ser algo crucial demonstrar como as novas fibras podem atender a essa demanda.

"Portanto, espera-se que este resultado ajude a realização de novos sistemas de comunicação que podem suportar novos serviços com grande consumo de largura de banda", afirma o NICT, que se comprometeve a continuar desenvolvendo sistemas de transmissão de banda larga e longa distância e o alcance de transmissão para distâncias transoceânicas.

Os resultados do experimento foram apresentados na Conferência Internacional sobre Comunicações de Fibra Ótica (OFC 2021), realizada entre os dias 6 e 11 de junho de forma virtual devido às restrições de viagem impostas pela pandemia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!