Acesso à internet cresce no Brasil
Unsplash/Christin Hume
Acesso à internet cresce no Brasil

O Brasil tem 152 milhões de usuários de internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2020, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e divulgada nesta quarta-feira (18). O número corresponde a 81% da população brasileira com 10 anos ou mais

Apesar da grande parcela da população sem acesso à internet (19%), o número de usuários aumentou em relação à edição anterior da pesquisa. Em 2019, 74% dos brasileiros com mais de 10 anos usavam a internet.

"Durante a pandemia, a internet foi mais demandada em razão da migração de atividades essenciais para o ambiente digital. Os resultados mostram a resiliência da rede em um cenário de crise sanitária", aponta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Na análise dos domicílios, 83% têm acesso à internet - em 2019, eram 71%. De acordo com o Cetic.br, essa foi a primeira vez que o levantamento identificou uma proporção maior de domicílios com acesso à rede do que indivíduos usuários.

Você viu?

A maior alta registrada no que diz respeito aos usuários aconteceu na área rual. Em 2019, 53% tinham acesso à internet, número que saltou para 70% em 2020.

Também cresceu o número de domicílios das classes C e D/E com acesso à internet. No caso dos lares da classe C, a taxa subiu de 80%, em 2019, para 91% em 2020. Já o acesso na classe D/E saltou de 50% para 64% no período. Apesar da alta, a conectividade nos domicílios segue bem abaixo da registrada nas classes A (100%) e B (99%).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!