Facebook é multado
Unsplash/Alex Haney
Facebook é multado

O Facebook foi multado em 50,5 milhões de libras (cerca de R$ 387 milhões em conversão direta) pela autoridade britânica de concorrência (CMA). A punição aconteceu porque a empresa ignorou uma solicitação de informações sobre sua fusão com a startup Giphy.

"É a primeira vez que uma empresa viola uma ordem da CMA, ao se recusar, de forma deliberada, a fornecer todas as informações solicitadas", declarou o órgão nesta quarta-feira (20). As informações são da agência France-Presse.

A aquisição do Giphy pelo Facebook, avaliada em US$ 400 milhões, foi anunciada em maio de 2020. Em junho do mesmo ano, a CMA emitiu uma medida cautelar para deter o processo de fusão. O objetivo era "garantir que as empresas continuem competindo, como teriam feito sem a fusão, e para evitar que se continuassem a se integrar enquanto durar a investigação".

Em agosto de 2021, o órgão advertiu o Facebook de que ele poderia ter que se desfazer do Giphy, já que a aquisição poderia prejudicar o mercado de publicidade online e os usuários. A investigação do caso continua em andamento, e a multa atual foi aplicada pelo descumprimento do Facebook. "Dadas as múltiplas advertências feitas ao Facebook, a CMA considera que o descumprimento de sua ordem foi deliberado", disse o órgão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!