Orkut foi reativado nesta quarta-feira
Reprodução/Orkut - 28.04.2022
Orkut foi reativado nesta quarta-feira

Desativado desde 2014, o Orkut pode voltar a existir.  A reativação do site oficial do Orkut aconteceu nesta quarta-feira  (27) com uma mensagem do fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten. O criador da rede social relembrou o lançamento da plataforma há 17 anos, que alcançou mais de 300 milhões de usuários, e sem muitos detalhes afirmou estar "construindo algo novo". Num clima de nostalgia e empolgação entre ex-usuários, listamos outras redes sociais que foram extintas. Confira:

Orkut

Encerrado em setembro de 2014, a rede social foi criada em 2004 e recebeu esse nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro Orkut Buyukkokten. Mural de fotos, "scraps" ("recados", em português), depoimentos e comunidades - que eram grupos onde pessoas que tinham afinidades sobre determinados assuntos podiam conversar sobre o tema - são lembradas até hoje, como "Eu odeio acordar cedo", "Eu amo minha MÃE!" ou "Sou legal, não estou te dando mole", entre outras. Diferentemente do Instagram e do Facebook, no Orkut ainda era possível saber quem visitou o seu perfil.

MSN Messenger

O bate-papo foi um dos mensageiros mais famosos do mundo e marcou a vida dos usuários no início dos anos 2000. O chat privado entre amigos, que era possível mudar a fonte das conversas, enviar winks e fazer a tela da outra pessoa tremer para chamar sua atenção marcou o programa, que chegou a ter mais de 60 milhões de pessoas cadastradas. O software foi encerrado em outubro de 2014, mas deixou boas lembranças.

ICQ

Outra rede social que também foi extinta e que era quase impossível imaginar a vida sem usá-la é o ICQ. O mensageiro criado em 1996, por uma empresa israelita chamada Mirabilis, fez muito sucesso na época da internet discada. Em 1998, o ICQ, que carregava na tradução da sigla a expressão "eu procuro você" (em inglês, "I seek you"), chegou a ter 20 milhões de contas cadastradas. Ele era uma espécie de programa que se instalava no computador e permitia encontrar pessoas e conversar com elas através de salas de bate-papo.

Google+

O baixo interesse na plataforma fez o Google+ ser encerrado sem comoção em abril de 2019. Ele foi lançado em 2011 para competir com o Facebook, no entanto, sem oferecer vantagens inovadoras. Além disso, os "círculos" fizeram que os adeptos da rede de Mark Zuckerberg continuassem onde já estavam acostumados.

Fotolog

Antes mesmo do Instagram, Facebook e do Orkut, as pessoas compartilhavam fotos por meio do Fotolog, que foi uma rede social que valorizava o compartilhamento de imagens diversas, sem a necessidade dos textos, o que era a proposta dos blogs. No entanto, o volume de postagens era limitado. O site foi criado em 2002 e permitia apenas uma publicação por dia em seu plano gratuito.

Flogão

O Flogão, serviço de compartilhamento de fotos que por muito tempo brigou com o extinto Fotolog, também encerrou as operações. O site foi criado em 2004, mesmo ano em que o Orkut surgiu. Nele, o usuário transferia fotos para o seu computador (geralmente, de uma câmera digital portátil), acessava o site, publicava uma foto com uma descrição e aguardava os comentários dos seus contatos.

Outras redes sociais foram surgindo com mais funcionalidades. Além disso, o layout da página não estava pronto para ser adaptado às telas dos smartphones. Assim, o Flogão encerrou sua atividade oficialmente em 2019.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!