Internet via satélite da Starlink já pode operar no Brasil
Unsplash/Donald Giannatti
Internet via satélite da Starlink já pode operar no Brasil

Pouco a pouco, a Starlink vai se preparando para oferecer seus serviços no Brasil. O mais recente foi a homologação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de uma das antenas do kit para pegar a internet por satélite. Esta é mais um sinal verde do órgão regulador para a empresa.

A antena em questão é o modelo UTA-211, também conhecido como "Dishy McFlatface". Ela é redonda e tem 58 cm de diâmetro. O prato sozinho pesa 5,5 kg, e todo o conjunto chega a 7,3 kg. O equipamento precisa ficar em uma área externa e conta com uma fonte de energia e uma saída para cabo Ethernet para conectar-se a um roteador ou computador.

Um ponto interessante é que a antena se ajusta automaticamente usando a localização obtida por GPS. O guia de instalação, inclusive, diz para não tentar mudar o posicionamento com as mãos.

A homologação foi emitida pela Anatel em dezembro de 2021 e tem validade de três anos. O requerente foi a Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda., e a fabricante é a SpaceX.

Testes e vendas da Starlink estão autorizados

Não é a primeira vez que a empresa passa pelo órgão regulador. Em novembro de 2021, o roteador modelo UTR-201, que acompanha a antena UTA-211, foi homologado.

A Starlink já havia sido autorizada para realizar testes em maio de 2021 e desde janeiro de 2022 tem permissão para vender internet por aqui.

A antena autorizada é da primeira geração da Starlink. O modelo mais recente, de segunda geração, ainda não foi homologado. Ele conta com design retangular, é menor (50 x 30 cm) e pesa menos que o anterior (4,2 kg no total).

Outro diferencial é que o roteador da segunda geração tem MU-MIMO 3×3, que permite transmissão simultânea em três fluxos, evitando congestionamentos. Por outro lado, ele não tem porta Ethernet adicional para ligar um computador por cabo — é preciso comprar um adaptador separado. Este roteador também não foi homologado até o momento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!