Usuários poderão sentir cheiro no metaverso
Unsplash/Martin Sanchez
Usuários poderão sentir cheiro no metaverso

Conforme o metaverso vem sendo desenvolvido, algumas empresas se dedicam a levar cada vez mais recursos ao ambiente digital. É o caso da OVR Technology, que pretende levar cheiros para o metaverso.

OVR é a sigal em inglês para "realidade virtual olfativa", e a empresa desenvolveu um cartucho que pode ser acoplado a óculos de realidade virtual.

O dispositivo funciona com conexão Bluetooth e, quando um usuário vê determinado ambiente no metaverso, a máquina libera seu cheiro fisicamente. Se o usuário estiver digitalmente em um campo de flores, por exemplo, ele sentirá o aroma na vida real.

Isso é possível porque o cartucho é carregado com alguns compostos químicos que são rapidamente misturados e podem produzir milhares de aromas diferentes. "Cada perfume foi cuidadosamente pesquisado e selecionado por especialistas globais para produzir a experiência da mais alta qualidade possível", afirma a empresa.

De acordo com a OVR Technology, o objetivo da tecnologia é trazer ainda mais imersão para as experiências digitais, já que o olfato é uma parte importante para a ambientação.

"Nossas vidas são cada vez mais digitais, o que significa que grande parte de nossa entrada sensorial é controlada pela tecnologia, em vez de ocorrer de forma natural e espontânea. Podemos preencher essa lacuna envolvendo nosso olfato, tornando as experiências digitais mais emocionalmente envolventes, imersivas, realistas e eficazes", diz a companhia.

Por enquanto, o dispositivo é usado apenas em contextos específicos, como terapia para alívio do stress e simulações de treinamento de alto risco em aplicativos corporativos. A empresa espera, no futuro, lançar a tecnologia comercialmente para qualquer pessoa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!