Meta encerra projeto de carteira digital
Unsplash/Dima Solomin
Meta encerra projeto de carteira digital

A Meta está oficialmente encerrando seu projeto de carteira digital, chamado Novi. No site oficial do recurso, a empresa afirma que o serviço não estará mais disponível a partir de 1º de setembro deste ano, e que os usuários não poderão colocar dinheiro em suas carteiras digitais a partir de 21 de julho.

A Novi foi lançada em outubro do ano passado , junto com a criptomoeda Diem, em um "pequeno piloto" que funcionava apenas nos Estados Unidos e na Guatemala. A solução veio para substituir a criptomoeda Libra, na qual o Facebook vinha trabalhando há muitos anos - e que protagonizou muitas polêmicas.

Desde que o Facebook começou a falar sobre a Libra, o assunto passou por muito escrutínio. Nos Estados Unidos, autoridades questionavam a confiabilidade do Facebook no gerenciamento de uma criptomoeda. A empresa, então, mudou o nome da moeda para Diem e criou a nova carteira, chamava Novi.

Mesmo com as mudanças, o projeto continuou sendo alvo de questionamentos. Em seu lançamento, no ano passado, senadores estadunidenses escreveram uma carta ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg, pedindo para que a Novi não fosse levada adiante.

"O Facebook está mais uma vez buscando planos de moeda digital em um cronograma agressivo e já lançou um piloto para uma rede de infraestrutura de pagamentos, embora esses planos sejam incompatíveis com o cenário regulatório financeiro real. Não se pode confiar no Facebook para gerenciar um sistema de pagamento ou moeda digital quando sua capacidade existente de gerenciar riscos e manter os consumidores seguros se mostrou totalmente insuficiente", escreveram, na ocasião.

No início deste ano, poucos meses após o lançamento da Diem,  a Meta encerrou o projeto e o vendeu a uma fintech . Agora, a carteira digital Novi também tem data para ser encerrada.

Ao The Verge, a porta-voz da Meta Lauren Dickson disse que a empresa utilizará a tecnologia do projeto "em novos produtos, como colecionáveis ​​digitais", enquanto trabalha para "construir o metaverso".

Atualmente, a Meta já testa opções envolvendo NFTs em suas redes sociais  Facebook e Instagram . Além disso, a companhia trabalha em outra moeda digital, a Zuck Bucks , e também desenvolve carteiras digitais para armazenar ativos disponíveis em seu metaverso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!