Aa versão beta do iOS 17 vai permitir que usuários do iPhone ajustem a resposta tátil da tela, função que havia deixado alguns donos do celular com saudade. O recurso simula o antigo 3D Touch usado pela Apple em aparelhos de gerações anteriores.
O 3D Touch foi criado a partir dos displays do iPhone 6s (2015), que eram sensíveis à pressão. O recurso usa sensores que detectam o nível de pressão de toque a partir da distância microscópica entre a iluminação da tela e a cobertura de vidro do painel.
Com isso, o iPhone vai oferecer três níveis de pressão ao toque que poderão gerar diferentes respostas aos comandos.
O recurso havia sido extinto em 2019, quando a Apple substituiu as telas sensíveis à pressão e usa o atual feedback tátil para uma “reação artificial” ao toque dos dedos.
Segundo o portal Apple Intro, para ativar o 3D Touch, é necessário clicar em “Configurações”, no menu “Acessibilidade” e selecionar “3D e Toque Háptico”.
Além do feedback tátil com resposta lenta ou rápida, o usuário poderá acionar o 3D Touch. Além disso, é possível definir o nível de sensibilidade para ativar o recurso e a duração do toque (Padrão, Rápido ou Lento).