O novo tipo de alarme de incêndio avisa os moradores e amigos sobre sinais de fumaça em sua residência


Por Daniel Pavani

No Reino Unido, uma empresa lançou um novo tipo de alarme de incêndio automático, que avisa amigos dos donos da casa por meio de mensagens de texto de celular sempre que sinais de fumaça forem detectados pelo aparelho.


Nas casas e apartamentos dos Estados Unidos e da Europa é bastante comum o uso de alarmes de incêndio automáticos, que disparam ao sinal de fumaça, alertando tanto os moradores quanto os bombeiros. Agora, a empresa Firebox está vendendo um novo item, que promete levar a proteção a outro nível, digamos, mais social.

Munido de um cartão SIM, o FireText Smoke Alarm pode enviar mensagens de texto SMS para até 4 números de celular programados em sua memória sempre que necessário. Quando o aparelho detectar a presença de fumaça ¿ já que é isso o que ele identifica e não o fogo ¿ ele mandará as mensagens, possibilitando alguma tomada de atitude. É claro que um dos contatos pode ser o do próprio morador, assim ele também receberá um SMS de alerta.

O site Dvice alerta para o fato de que 95% dos casos de disparo destes alarmes são provocados por acidentes culinários. Mesmo assim, a Firebox garante que este é um ótimo dispositivo para pessoas de baixa mobilidade ou idosos que moram sozinhos. Instalando o aparelho e colocando seu próprio número como contato, familiares destas pessoas podem ficar de olho quanto aos perigos de incêndios.

Por lá, o equipamento sai por £ 89,99, ou cerca de R$ 226.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.