Com design similar a controles de videogame, acessório é ideal para jogos de corrida, tiro e plataforma

Desde o lançamento do primeiro iPhone, os games estão entre os tipos de aplicativos mais populares em smartphones. E essa popularidade só aumenta com as telas cada vez maiores e os processadores cada vez mais poderosos incluídos nos smartphones mais recentes.

LEIA TAMBÉM:
Testes do LG G3 , Galaxy K Zoom , Sony Xperia Z2 e outros smartphones

Essa combinação faz com que os smartphones sejam cada vez mais um produto atraente para quem gosta de games. Mas muitos gamers mais radicais não gostam de ter que tocar na tela para interagir com os jogos. Além disso, ao tocar na tela para jogar, o usuário inevitalmente cobre uma parte da imagem do jogo. Para resolver esses problemas, a Samsung lançou recentemente o Samsung Game Pad.

A favor:

- Leve e com excelente ergonomia;
- Encaixe no celular é simples e firme.

Contra:

- Preço diminui o apelo do produto para quem não é gamer radical;
- Não é compatível com celulares iPhone ou Windows Phone.

Design

Com design similar a um controle de Xbox, com três botões direcionais, quatro botões de ação, dois gatilhos, além de Select e Start. No centro do gamepad há um botão Play, que encaminha o usuário para um aplicativo na loja da Samsung. Em essência, o aplicativo é uma loja de games com títulos já adaptados para o controle. Os games, no entanto, são pagos. A compra do controle não dá direito a alguns games, o que seria interessante.

De modo geral, a experiência de usar o Game Pad é muito boa. O acessório é leve e confortável, e o encaixe no smartphone é firme.

O Game Pad é muito útil para praticamente todos os tipos de game mais radicais, incluindo jogos de corrida, primeira pessoa e plataforma. O uso do acessório apenas não faz muito sentido em games com orientação vertical e jogabilidade baseada no acelerômetro (como Temple Run, Minion Rush e similares), ou em games "nascidos para celular" e com jogabilidade voltada para toque na tela, como Angry Birds ou Candy Crush.

O controle funcionou muito bem com todos os cerca de 20 jogos usados pelo iG. Em alguns casos, foi necessário configurar a disposição dos botões nas configurações do jogo, mas durante as partidas não houve problema algum.

Compatibilidade

O Game Pad pode ser usado com celulares com telas de 4 a 6,3 polegadas, intervalo que engloba todos os celulares intermediários e topo de linha lançados recentemente.

Game Pad tem encaixe para celulares de diversos tamanhos
André Cardozo/iG
Game Pad tem encaixe para celulares de diversos tamanhos

O Game Pad usa conexão Bluetooth para se comunicar com os smartphones, ou seja, não é necessário usar cabos para conectar o acessório. O controle também tem tecnologia NFC, o que facilita a conexão com celulares que também tenham essa tecnologia.

A maior restrição de compatibilidade está no sistema. O Game Pad é compatível apenas com celulares Android, na versão 4.3. Ou seja, nada de games no controle para quem tem iPhone ou Windows Phone. No site da Samsung, a empresa faz referência apenas à compatibilidade com dispositivos Galaxy, mas o iG testou o acessório com sucesso também com celulares da Sony e da Motorola.

Conclusão

O Samsung Game Pad é sem dúvida um excelente acessório para quem gosta de jogar no celular. O preço de R$ 449 é um pouco alto, principalmente quando consideramos que similares genéricos custam cerca de R$ 150, ainda que não tenham a mesma qualidade e sejam mais "trambolhudos". Ainda assim, para quem tem um celular de ponta e realmente adora games, o acessório é certamente um bom investimento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.