Bateria: esta é a grande preocupação para usuários cada vez mais sedentos por conteúdos em vídeo, áudio ou simplesmente para acessar a internet em seus smartphones. Em muitas situações, o aparelho fica sem carga durante o dia, forçando o dono a levar um carregador consigo para qualquer lugar. Ao menos por ora, o problema parece ter sido resolvido com o Moto Z Play, da Lenovo.

LEIA MAIS:  Zenfone 3 é smartphone com processador rápido e muito espaço na memória

A bateria de longa duração é capaz de manter o aparelho ligado durante 45 horas, segundo a fabricante. O que chama a atenção é que nem mesmo modelos mais caros da nova linha da Lenovo têm tanta energia. Versão superior ao Moto Z Play quando o preço é levado em consideração, o Moto Z permanece ligado durante 24 horas, de acordo com a empresa.

Durante testes, Moto Z Play levou menos de um minuto para abrir dez dos aplicativos mais usados pelos usuários
Divulgação/Lenovo
Durante testes, Moto Z Play levou menos de um minuto para abrir dez dos aplicativos mais usados pelos usuários

Durante testes do Brasil Econômico, o smartphone permaneceu ligado durante 21 horas enquanto reproduzia vídeos do YouTube com uma conexão Wi-Fi. O alto desempenho foi possibilitado pelos 3.510 mAh da bateria, uma das melhores do mercado, e mostra que o celular realmente pode durar ainda mais tempo com uso moderado.

Processador de alta velocidade

Com processador octa-core Qualcomm Snapdragon 625 de 2,0 GHz, o Moto Z Play não tem problemas para manter um grande número de aplicativos abertos. Durante a análise, o celular levou menos de um minuto para abrir dez dos aplicativos mais usados pelos usuários: Facebook, Twitter, Instagram, Messenger, Google Maps, YouTube, WhatsApp, Chrome, Netflix e Waze, nesta ordem. Se você realizar esse teste em seu smartphone, provavelmente levará mais tempo. O teste foi realizado a partir de uma memória RAM praticamente desocupada, é verdade, mas o resultado dá uma ideia da capacidade do modelo.

LEIA MAIS: Como economizar bateria do celular sem instalar nenhum aplicativo

O celular também se mostrou rápido para voltar a exibir programas que já estavam sendo executados. O Facebook, por exemplo, levou menos de um segundo para ser reaberto. A memória RAM de 3 GB contribui para que a velocidade do aparelho não fique abaixo do esperado. O smartphone ainda conta com 32 GB de memória interna e suporte para cartão microSD de até 2 TB.

Moto Snaps

Seguindo o que vem sendo apresentado em outros celulares da Lenovo, o Moto Z Play também é compatível com os Moto Snaps, os acessórios que melhoram o aparelho em aspectos como bateria, som ou câmera. O aparelho conta com imãs na parte traseira para encaixar os itens complementares. Em nossa análise, utilizamos o módulo de câmera Hasselblad True Zoom, que conta com zoom de 10x.

Ele oferece uma qualidade maior para as imagens porque utiliza zoom óptico (também usado em câmeras fotográficas), e não digital, geralmente disponível em smartphones. Dessa forma, as fotos ficam com uma resolução melhor. A diferença pode ser percebida, principalmente, quando aumentamos o zoom das imagens obtidas com e sem o acessório. Outro ponto interessante do módulo é o flash de xenon que permite um balanço de cores mais próximo do real em fotos noturnas.

Imagens com Hasselblad True Zoom (esquerda) exibem detalhes mais nítidos que a câmera nativa do Moto Z Play (direita)
Victor Hugo Silva/Brasil Econômico
Imagens com Hasselblad True Zoom (esquerda) exibem detalhes mais nítidos que a câmera nativa do Moto Z Play (direita)


Câmeras

Mesmo que a comparação com o Hasselblad True Zoom seja um pouco desleal, a câmera traseira do Moto Z Play consegue tirar fotos de alta qualidade sem a ajuda de acessórios, já que possui 16 MP. Em locais bem iluminados, a câmera se sai muito bem e apresenta fotos sem nenhum ruído aparente. Em ambientes escuros, no entanto, as imagens podem perder um pouco de qualidade e apresentar cores menos próximas do real, mas o resultado não é desastroso.

LEIA MAIS: Sete aplicativos para melhorar fotos e vídeos

Vale lembrar que o balanço de cores pode ser ajustado a qualquer momento no modo profissional da câmera do aparelho, que também permite ajustar foco, obturador e ISO. A câmera frontal não faz feio na briga com aparelhos concorrentes. Com flash e 5 MP, o aparelho oferece bons resultados mesmo em fotos noturnas. O modo profissional também está disponível para as selfies e permite ajustar preferências como balanço de branco, obturador e ISO.

Design

O smartphone também se destaca pela simplicidade. Além dos botões de volume, dos imãs para os Moto Snaps e do sensor de impressão digital, que permite desbloquear a tela e autorizar pagamentos com facilidade, a lente câmera traseira apresenta um relevo mais evidente que pode ser suavizado com o uso de uma Moto Style Shell, as capinhas da linha de acessórios Moto Snaps.

A tela de 5,5 polegas tem resolução de 1.920 x 1.080 pixels. A especificação é um pouco inferior ao Moto Z, que oferece 2.560 x 1440 pixels, mas não impede que vídeos da Netflix ou do YouTube sejam reproduzidos com qualidade. O que podemos perceber é justamente o contrário: o visor de Super AMOLED permite uma visualização adequada mesmo em ambientes mais claros.

Conclusão

O Moto Z Play é uma das melhores opções para quem deseja usar o celular durante o dia sem preocupação. A bateria é, indiscutivelmente, o principal ponto positivo do aparelho, mas itens como sensor de impressão digital e o suporte para os Moto Snaps também são capazes de atrair o consumidor que deseja investir um pouco mais em um aparelho que certamente dará o retorno desejado durante um bom tempo. O preço deixa a desejar, mas o smartphone tem um bom custo-benefício quando comparado com aparelhos mais caros que não contam com especificações tão atrativas.

Ficha Técnica

Configurações: processador Qualcomm Snapdragon 625 octa-core de 2.0 GHz, tela Super AMOLED de 5,5 polegadas Full HD (1.080 X 1.920 pixels, 403 ppi), câmera traseira de 16 megapixels com flash Dual-LED e abertura f/2.0, câmera frontal de 5 megapixels com abertura de f/2.2, 32 GB de armazenamento com suporte para cartão micro SD de até 2 TB, memória RAM de 3 GB, bateria de 3.510 mAh, Android 6.0.1 Marshmallow, 4G, Wi-Fi 802.11 ab/g/n, Bluetooth 4.0, dual chip, portas de 3,5 mm (fone de ouvido) e USB-C.

Dimensões: 15,6 x 7,6 x 0,6 cm

Peso: 165 g

Preço: R$ 1.999

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!