Com design "sem frescuras", som de boa qualidade e tela de alta resolução, modelo S400u é bom para quem precisa de um notebook com bom desempenho e preço baixo

Ultrabook é a nova moda e quem não se dá bem com um tablet com certeza escolherá um desses para suprir suas necessidades de mobilidade. Apesar de leves e com bom processamento, estes computadores não costumam oferecer com nenhum leitor ótico, deixando na mão quem ainda utiliza CDs e DVDs.

LEIA TAMBÉM:
Veja todas as análises de computadores e notebooks feitas pelo iG Tecnologia

A linha S da Lenovo é voltada ao entretenimento e praticidade, com modelos não tão caros e que podem suprir bem as necessidades de usuários básicos. Veja a análise do modelo S400u:

A favor:

• Disponível na cor vermelha;
• Som de boa qualidade;
• Tela HD com bom resultado.

Contra:

• Design muito simples;
• Não tem tela sensível ao toque;
• Não possui Bluetooth.

Design

O visual do S400u é simples como seu acabamento. Todo em plástico, sua tampa e parte inferior são em prateado fosco, o que dá um ar até meio antigo. O teclado e a área do teclado, bem como a moldura do monitor, são em preto, sendo essa última brilhante. O S400u também está disponível em vermelho.

O acabamento fosco da área do teclado é elegante e, embora não previna marcas de dedos, não adere aos braços em climas quentes. As 85 teclas tê o formato exclusivo da Lenovo, o AccuType, com apenas a parte inferior arredondada.

Teclado do S400u possui formato exclusivo desenvolvido pela própria Lenovo
Stella Dauer
Teclado do S400u possui formato exclusivo desenvolvido pela própria Lenovo

A área em que ficam as teclas é ligeiramente afundada, deixando tudo no mesmo nível. São teclas bem espaçadas e confortáveis, mas não são sensíveis em toda a sua superfície, o que pode levar a erros, até que o usuário acostume-se a elas.

As teclas que dividem espaço com as funções são priorizadas, como nos modelos da HP: volume, brilho de tela, modo avião, desligar trackpad, multitarefa, desligar monitor, segunda tela e outros atalhos não precisam de uma segunda tecla, algo prático.

Uma mania da Lenovo e de algumas outras marcas está em colocar uma coluna de teclas depois de outras teclas importantes como "return" e "delete". Isso leva a muitos, muitos erros até você se acostumar, e até lá as teclas "home", "end", "Page Up" e Page Down" serão apertadas por engano muitas vezes. O botão de energia, finamente iluminado por uma linha de LEDs, fica próximo ao teclado; abaixo dele fica o trackpad, que não conta com botões do mouse divididos, mas possui suporte a gestos multitoque.

Na parte inferior direita do teclado também encontramos o microfone embutido. Na frente ficam dois LEDs brancos (de energia e de bateria), enquanto a bateria removível fica embaixo, com as saídas de som e quatro pés de borracha. Para um utrabook, ele não é tão leve, já que pesa 1,8 quilos. Apesar disso, o S400u é fino, com espessura de apenas 2,1 centímetros.

Tela

Com 14 polegadas e tecnologia LCD retroiluminada por LED, a tela conta com definição HD de 1.366 x 768 pixels. Sua cobertura é brilhante, o que atrapalha um pouco para trabalho e em ambientes externos, mas deixa vídeos e jogos com cores mais vivas.

A taxa de atualização do monitor é boa e a reprodução de vídeos é feita sem problemas. Até mesmo em Full HD ele rodou sem tropeços, e mostrou cores intensas, boa acuidade e contraste.

Acima da tela há uma webcam integrada com qualidade HD (720p) e sensor de 1 megapixel. Sua qualidade é razoável, tendo uma boa acuidade, mas tem imagem enevoada e um pouco granulada, mesmo em ambientes iluminados. Ao seu lado fica um LED que avisa quando a webcam está ligada.

Conexões

Do lado esquerdo do ultrabook U400s temos o botão do OneKey Recovery, saída de ar, conexão Ethernet RJ-45 reduzida (para conectar o cabo, é preciso abrir uma porta), uma conexão HDMI e uma conexão USB 3.0. No direito ficam a conexão de energia, duas conexões USB 2.0, conexão de áudio e um leitor de cartões dois-em-um (SD e MMC).

Apesar de básico, ultrabook da Lenovo possui entrada HDMI e conexão USB 3.0
Stella Dauer
Apesar de básico, ultrabook da Lenovo possui entrada HDMI e conexão USB 3.0

Nas conexões sem fio, o S400u vem apenas com WiFi 802.11 b/g/n. Não há Bluetooth integrado. Isso mostra que ele é realmente um ultrabook bem simples e que possui o necessário para um bom funcionamento no dia a dia, sem frescuras.

Processamento

Pelo seu valor médio e configurações já apresentadas, é possível dizer que o S400u não é um ultrabook topo de linha, mas sim um modelo básico. O conjunto de processamento confirma essa ideia. Ele usa processador Intel Core i3 de 1,4GHz e 3 MB de cache. Sua memória RAM original é composta por um pente de 4GB DDR3 de 1.333 MHz, que pode ser expandida até 8 GB. Seu disco rígido tem 500 GB (um bom número, mas já superado por modelos mais avançados) que rodam a 5.400 rpm, mais vagaroso do que o melhor, de 7.200 rpm.

Sua placa de vídeo é integrada ao processador, o que reforça a afirmação de que ele não é ideal para jogos ou edição de vídeo. A placa é uma Intel Graphics HD 4000, modelo comum em notebooks e ultrabooks com preço mais popular. Esse conjunto levou o S400u a pontuar 4,8 no Nível de Experiência Windows, em uma escala que vai de 1 a 9,9.

A nota relativamente baixa é dada justamente por causa da placa de vídeo integrada, mas isso não significa que o S400u seja ruim. Outros elementos de seu interior tiveram notas melhores, mas o IEW pontua sempre pela menor nota. Seu processador possui dois núcleos e é de segunda geração, executando tarefas gerais sem qualquer problema.

Ele não apresentou qualquer travamento ao navegar na internet, editar textos, planilhas e apresentações, jogar games simples, fazer chamadas de vídeo, reproduzir vídeo (até em Full HD) e outras tarefas cotidianas. É ótimo para estudantes e para aqueles que precisam navegar na internet, estar nas redes sociais e se entreter com mídia.

Por ser um ultrabook, sua inicialização é bem rápida. Na verdade, ele não se desliga normalmente. Se você o deixa sem uso, ele entra em repouso: aperte qualquer tecla e ele se liga na hora. Mas se você o deixa muito tempo sem uso, ele entra em um outro tipo de repouso, que poupa mais a bateria. Para acordá-lo, só apertando o botão de energia e digitando sua senha novamente.

Sistema operacional e aplicativos

O sistema embarcado é o Windows 8 para 64 bits. Ele não está muito popular e, justamente por isso, a próxima versão, Windows 8.1, trará de volta alguns recursos das versões antigas do sistema. O que acontece, na verdade é que, ao usar o Windows 8, você precisa pensar como se estivesse em um smartphone ou tablet.

Um pouco por isso, a tela sensível ao toque faz uma certa falta por aqui, e várias vezes me peguei tentando tocar em algum botão do sistema com os dedos. Quase tudo o que você usava nas versões anteriores do Windows é diferente aqui. Os cantos da tela são muito utilizados: o superior esquerdo leva ao modo de início (o Windows "normal"); o inferior esquerdo volta para a home do sistema; e o superior direito abre o painel de configurações.

Quando se está dentro de um aplicativo e você acessa esse canto, ele mostra ajustes para esse app e também os ajustes do próprio computador. Alguns aplicativos ficam dispostos na home, em quadrados ou retângulos, e enquanto alguns mostram apenas ícones, outros são "animados", e mostram imagens, notícias, entre outros.

Windows 8 é o sistema operacional usado no S400u, fabricado pela Lenovo
Stella Dauer
Windows 8 é o sistema operacional usado no S400u, fabricado pela Lenovo

Esses aplicativos podem ser adicionados, movidos ou removidos da página Start. E sempre haverá um local que o levará a toda a lista de aplicativos da máquina, incluindo os mais clássicos, do sistema antigo. O navegador Internet Explorer, por exemplo, tem a barra de endereços na parte inferior. Ele é diferente de tudo o que você já mexeu. Quem já usa o Windows Phone em tablets e smartphones vai se sentir bem mais em casa.

Há a interessante opção de deixar a tela divida em dois aplicativos distintos. Assim você pode, por exemplo, deixar o Word e o Navegador unidos na mesma tela, e usar para compor um trabalho escolar. E falando nisso, há uma suíte Office instalada para testes no S400u. Se você gostar, pode comprar a versão completa.

Há nesse Lenovo o aplicativo YouCam, que adiciona efeitos e figuras divertidas à sua imagem na webcam. Ele também pode ser usado como espião, filmando sempre que reconhecer movimentos na frente do computador. O OneKey Recovery é outro que já vem no pacote: apertando o botão na lateral, o sistema inicia o aplicativo, que explica em detalhes como realizar um backup ou restaurar o sistema, recuperando arquivos perdidos em caso de problemas.

Muitos outros aplicativos podem ser baixados na loja de aplicativos do Windows 8. Lá você encontra os mais populares, como Evernote, Internet Explorer, entre outros, e também pode adquirir jogos e aplicativos mais complexos.

Bateria e mídia

Em pouco uso, com edição de texto e alguns vídeos, ele chegou a cinco horas ininterruptas, o que não é uma autonomia tão grande. Mesmo sendo econômico, com consumo de energia de 40 W e certificação Energy Star, sua bateria tem 2200 mAh e apenas quatro células de Li-Ion, que não podem fazer milagres. Em uso mais intenso, com filmes e jogos, esse número cai para quatro horas.

Ele possui um sistema de gerenciamento de energia que permite adequar o desempenho do sistema de acordo com sua necessidade. Ou seja, se você está usando menos o processamento do computador, ele desativa alguns componentes, economizando bateria. Se precisa de força total, ele coloca tudo para funcionar.

Bateria de quatro célular aguenta apenas cinco horas de uso de editor de texto e reprodução de vídeos
Stella Dauer
Bateria de quatro célular aguenta apenas cinco horas de uso de editor de texto e reprodução de vídeos

O som externo, que possui sistema Dolby Advanced Audio 2.0 (estéreo 2x 2W), é muito satisfatório, e surpreendeu. Tem volume bem alto e quase sem distorções, com bom estéreo e graves e agudos equilibrados. O som sai de baixo do ultrabook, e tem boa reverberação graças aos pés de borracha do aparelho, que o mantém ligeiramente acima da superfície.

Além disso, conta com som surround e memoriza seu nível de volume predileto, com um sistema que também reduz distorções quando você aumenta o som. Ao reproduzir vídeos, como já dissemos acima, ele é muito bom. O ultrabook oferece boa qualidade de cor e contraste, reproduz Full HD sem problemas e, através da conexão HDMI, pode ser conectado a uma TV HD.

O que vem na caixa

Dentro da caixa vem apenas o básico: além do ultrabook, temos bateria, manual, adaptador e carregador. Ele conta com garantia de um ano pelo fabricante.

Ficha técnica

Lenovo Ideapad S400u

Preço: R$ 1.747
Configurações: tela de LED de 14 polegadas com resolução HD (1.366 x 768 pixels), sistema operacional Windows 8, processador Intel Core i3 de 1,4 GHz, memória RAM de 4 GB, placa gráfica Intel Graphics HD 4000, disco rígido de 500 GB, conexões Wi-Fi, USB 3.0 e USB 2.0, web cam de 1 megapixel
Dimensões: 33,6 x 24,1 x 2,1 cm
Peso: 1,8 kg
Autonomia de bateria: 6 horas
Itens inclusos: Cabo de força, fonte, manual, bateria e ultrabook.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.