Notebook é boa opção para executar tarefas mais simples

Ultrabooks estão na moda, mas quando chegaram ao país, custavam bem mais caro do que os notebooks convencionais. Isso está mudando, e todas as grandes empresas estão lançando seus modelos mais básicos para que todos possam ter acesso a equipamentos mais finos e mais sofisticados para usar nas tarefas do dia-a-dia.

Veja mais testes de notebooks

O modelo testado pelo iG   é o mais simples da nova linha da LG , o U460 (preço médio de R$ 1.600). Com as configurações mais básicas entre os ultrabooks da empresa, ele mostra que é possível o equilíbrio entre preço atraente e bom desempenho. Confira a análise.

A favor:

• Conta com SSD de 32GB junto com o HD;
• Teclas especiais e úteis para o Windows 8;
• Suíte de aplicativos da LG é interessante.

Contra:

• Um pouco pesado e grosso para um ultrabook;
• Bateria não dura muito.

Design

Não espere muito do visual do U460. O notebook não é feio, mas não tem nenhum atrativo especial no quesito design. Apenas a moldura da tela é em preto piano. As outras partes externas do notebook são de plástico fosco. A parte inferior é preta e texturizada, enquanto o teclado e a tampa são prateados.

Com 1,7 quilo, ele é leve. Mas, para um ultrabook, ele é um tanto quanto pesadinho, questão de gramas, se levarmos em consideração que outros modelos ficam na média de 1,5 quilo. É um pouco grosso também, com 2 centímetros de espessura, mas aceitável para seu preço.

Apesar de não chamar a atenção, o U460 tem alguns detalhes interessantes. A tela, quando fechada, fica muito bem encaixada no teclado e na base, com cantos retos e agudos, sem muitas partes arredondadas, e isso dá um ar elegante ao produto.

Teclado do U460 é bastante confortável
André Cardozo/iG
Teclado do U460 é bastante confortável

As teclas, no estilo chiclete, são grandes e macias, bem espaçadas entre si. As inscrições são em branco, em fonte tão fina que pode ser difícil enxergar de mais longe. As teclas da fileira de baixo são mais esticadas e facilitam a digitação, que geralmente é feita com a lateral dos dedões.

Há uma fileira de teclas de atalho especiais no lado esquerdo, e isso pode levar a alguns erros em teclas mais utilizadas como Tab e Shift, que são menores do que estamos acostumados. Ao menos, essas novas teclas são úteis e trazem atalhos para funções do Windows 8 .

As teclas que funcionam com a Fn (function) possuem atalhos interessantes como Modo Avião, descanso de HD, descanso de monitor, LG Control Center (ajustes gerais do sistema, até mesmo carregar dispositivos USB com o computador desligado), segunda tela, entre outros.

Acima do teclado ficam o botão de energia prateado brilhante e três LEDs brancos de aviso (uso do HD, bateria e energia), que poderiam muito bem estar na frente ou nas laterais do ultrabook, para não incomodarem a vista.

Veja 8 aplicativos úteis para Windows 8

O espaço para os pulsos é agradável, e a caída para o teclado é suave e não machuca as mãos. O trackpad tem apenas um relevo para separá-lo do resto do ultrabook, e nenhuma textura diferente. Ainda assim, é confortável e preciso, multitoque; os botões do mouse são unidos e bem baixos, mas, por não serem duros, são fáceis de usar.

Abaixo do notebook há quatro bons pés de borracha, mas nada de acesso à bateria. Além de algumas saídas de ar, há apenas a tampa da memória, que pode ser removida para uma eventual substituição e upgrade. Ele não é muito silencioso.

Tela

Um display simples e eficiente está presente nessa máquina. São 14 polegadas de LED LCD HD, com resolução de 1366 x 768 pixels. O acabamento é brilhante (glossy), melhor para reprodução de mídia, mas pior para quem trabalha com design e outros.

No geral, é uma tela que cumpre com seu propósito, e para o uso no dia-a-dia não traz problemas. Para mídia, ela é também muito interessante. Mas a falta de uma tecnologia como a IPS pode prejudicar a visão em ângulos muito abertos. De modo geral, a tela produz imagens com cores equilibradas.

Conexões

U460 tem portas USB 3.0 e HDMI
André Cardozo/iG
U460 tem portas USB 3.0 e HDMI

Lembrando que um dos principais diferenciais de um ultrabook para um notebook é sua falta de leitor de mídia óptica, temos conexões bem completas aqui.

Do lado direito, encontramos microfone embutido, uma USB 3.0 , HDMI, Gigabit ethernet (que precisa ser expandida por uma tampinha para funcionar), VGA e trava anti-roubo.

No esquerdo ficam mais um microfone embutido, conexão de áudio, duas USB 2.0 (sendo uma delas para carga), leitor de cartões 4 em 1 e entrada de energia.

Processamento

O U460 tem um conjunto de processamento básico. Temos um Intel Core i3-3227U de 1,90GHz (terceira geração), com 3 MB de cache e 4 GB de RAM (expansível até 8GB).

Considerando o preço, o conjunto é o esperado e aceitável. Com placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 4000, já é perceptível que não será possível rodar jogos mais pesados aqui. Mas, sabendo do que se trata e adquirindo-o para seu verdadeiro objetivo (ou seja, tarefas básicas), não haverá problemas.

Para o uso no dia-a-dia, levando em conta navegação na internet, checagem de email, conversas por vídeo, jogos de média intensidade (como The Sims 3), reprodução de vídeos locais e na internet, redes sociais e trabalho em suítes conhecidas, como Office e Adobe, ele tem desempenho bem aceitável.

O armazenamento é um item bacana, e merece destaque. Além de um disco rígido normal, de 5400 RPM, de 320 GB, o U460 traz um SSD de 32GB. Pode parecer pouco, mas esses 32 GB já garantem maior velocidade em uma série de tarefas. Além disso, o SSD é mais seguro contra quedas e choques, já que é como um pen drive dentro do PC, sem agulhas e sem partes móveis. É uma segurança a mais para os seus dados.

No Índice de Experiência Windows, um benchmark fornecido pelo próprio sistema, ele levou nota 4,6, de um máximo de 9,9. Isso não significa que ele seja ruim, uma vez que o IEW marca sempre pela nota mais baixa. Em processamento, por exemplo, ele obteve 6,4. Em gráficos de jogos, foi 6,2.

Sistema e aplicativos

O U460 roda o Windows 8. Além dos programas do sistema, há alguns aplicativos incluídos pela LG. Além do Control Center, que deixa os ajustes do sistema mais fáceis, há o Smart Share (compartilha mídia via DLNA), o Troubleshooting Guide, o Easy Guide e algumas ferramentas de recuperação e manutenção, como Recovery Center, Care Center e Update Center.

Bateria e mídia

Se levarmos como parâmetro o uso direto e intenso do U460, com Wi-Fi ligado, não passamos de 4 horas de bateria nele. São quatro células que totalizam 3200 mAh, o que realmente não é muito. Em uso mais dividido, várias vezes ao dia, podemos chegar a 7 horas.

Para filmes é uma boa máquina. Reproduz sem qualquer tropeço arquivos em Full HD, com qualidade interessante para um display HD. Com a conexão HDMI, o notebook pode ser ligado a uma TV HD e com o Smart Share seu conteúdo pode ser passado para smartphones, tablets e outros.

O som não é muito alto, mas é bem equilibrado. Não há saída de som definida, e este sai na parte inferior da base, logo abaixo do monitor, por locais que parecem (e também são) saídas de ar. Para música a qualidade melhora bastante, e há um bom estéreo no ultrabook.

O que vem na caixa

Dentro a caixa há o básico para o uso do U460 sendo, além do próprio ultrabook, um paninho de limpeza, uma fonte e três papeis: garantia, guia de instalação e instruções para uso do McAfee Anti-Theft (demo de 90 dias).

Na caixa, é preciso destacar a fonte do ultrabook. Bem pequena, ela é super prática. Já vi fontes de ultrabooks com o dobro do tamanho dessa, e seu volume realmente agradou, sendo bem mais fácil transportá-la.

Para quem é

Se você não esperar demais dele, e lembrar que o U460 é um dos ultrabooks mais baratos do mercado entre as grandes marcas, verá seu valor.

Há um bom custo-benefício nele, e se você é do tipo que precisa de uma máquina bem portátil para produtividade no dia-a-dia, com eventuais pausas para entretenimento, vai se satisfazer com a economia e o desempenho básico do U460.

Ficha técnica

LG U460

Preço:   R$1600
Configuração:   tela LED de 14 polegadas com resolução de 1366 x 768 pixels, sistema Windows 8 64 bits, processador Intel Core i3-3227U 1.9GHz, 4 GB de RAM, placa de vídeo Intel Graphics HD 4000, armazenamento com HD de 320 GB + SSD de 32GB, Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 4.0, USB 2.0/3.0, webcam de 1,3 megapixel HD.
Dimensões:   33 x 22,6 x 2 cm
Peso:   1,7 quilo
Autonomia de bateria:   4 horas
Itens inclusos:   Fonte, garantia, guia de instalação, manual, pano de limpeza e ultrabook

CONTINUE LENDO

Evento da Intel reúne híbridos que chegam ao Brasil em breve

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.