Laptop tem configuração razoável e visual elegante

Com a chegada do fim do ano, muita gente aproveita o 13º para trocar de computador. Os notebooks estão cada vez mais substituindo os desktops mesmo para uso em locais fixos e os modelos com telas de 14 polegadas se saem bem como computador doméstico.

Veja mais testes de notebooks

O Ativ Book 4 (R$ 2.000) é um dos notebooks da Samsung com tela de 14 polegadas. Ele é uma opção interessante para quem quer um computador rápido para tarefas básicas sem ter que gastar muito. O laptop conta com acabamento elegante e tela fosca, Windows 8 , processador Intel i5 com 4 GB de memória e 500 GB de disco rígido. É um modelo comum, sem destaques, mas que cumpre seus objetivos. Vamos ao teste. 

A favor:

• Tela fosca e visual elegante;
• Aplicativos inteligentes da Samsung;
• Processador surpreendeu com jogos.

Contra:

• Acabamento junta marcas de dedos;
• Um pouco grosso para um ultrabook;
• Tela tem cores distorcidas em ângulos mais abertos.

Design

Com uma luxuosa cor cinza escura metálica, o Ativ Book 4 é bom e ruim no acabamento. Enquanto traz como vantagem o fato de ter a tampa e o apoio de braços em alumínio, esse mesmo metal acumula muitas marcas de dedos, se equiparando de certa forma a um acabamento em black piano.

O acabamento não é dos melhores da Samsung, mas não deixa de ter qualidade. As arestas não são muito agudas, mas o arredondado traz mais conforto na hora da máquina ser carregada. Ele é bem escuro, com o cinza saltando ligeiramente, e isso o deixa elegante.

Teste: Acer C7, o primeiro notebook com sistema Chrome OS a chegar ao Brasil

A tampa traz um detalhe em plástico cinza escuro, junto com o logotipo prateado da empresa. A parte inferior é toda em plástico preto fosco, e lá ficam a tampa para substituição do disco rígido e da memória, quatro bons pés de borracha e um furo com botão para realizar a drenagem da bateria, já que ela não pode ser retirada. Ele só liga de novo se estiver conectado a uma fonte de energia.

Acima da tela encontramos a webcam, que é acompanhada por um LED de aviso na esquerda e pelo microfone na direita. O teclado é no estilo chiclete, e conta com 87 teclas. As designadas para funções precisam da tecla Function apertada para executar as tarefas básicas de brilho, som e outros.

Teclado do Ativ Book 4 é confortável
Stella Dauer
Teclado do Ativ Book 4 é confortável

São teclas boas e espaçosas entre si. Foscas e pretas, têm letras brancas grossas e visíveis. São bem suaves e podem levar a erros no começo, mas a precisão melhora com o tempo. O espaço para os pulsos é bom, e o touchpad possui uma textura áspera como a das teclas.

Os botões do mouse são de plástico brilhante, separados do touchpad, e bastante macios e silenciosos. O touchpad aceita gestos e toques múltiplos.

O teclado fica em uma espécie de bacia, abaixo do nível do ultrabook. Acima dele ficam as saídas de som, e as dobradiças parecem um pouco frágeis. Na frente ficam os LEDs de aviso do sistema. Em algumas situações, eles incomodam um pouco os olhos.

Atrás temos entradas de ar, vistas também na parte inferior do ultrabook. Ao todo, o Ativ Book 4 tem pouco mais de 2,6 centímetros de espessura, e pesa 1,9 quilo. Não é muito pequeno, mas é leve o suficiente para ser um aparelho bem portátil, como é esperado de um ultrabook.

Tela

O display do Ativ Book 4 é bem convencional, encontrado na maioria dos notebooks de preço médio. Trata-se de uma tela de 14 polegadas de LED LCD, com definição HD de 1366 x 768 pixels. O que mais me agradou nela, porém, é o acabamento antirreflexo, que ajuda quem trabalha com design e se mostra mais útil sob a luz do sol.

A tela tem cores bem equilibradas e nítidas, mas sofre do problema de ângulos mais abertos. Basta um pequeno movimento na dobradiça, para cima ou para baixo, e as cores sofrem distorções fortes, para lavadas ou intensas demais.

Conexões

No lado esquerdo ficam a conexão de energia, Ethernet, VGA, HDMI, uma USB 3.0 e a conexão de áudio, que é híbrida, e pode ser utilizada com microfone, fones de ouvido ou ambos. No lado direito encontramos apenas um slot para cartões de memória 3 em 1 (SD, SDHC, SDXC), duas USB 2.0 e a trava de segurança.

Saiba mais sobre o USB 3.0

Quando o assunto entra no campo sem fio, o Ativ Book 4 é tradicional e se mantém no pacote completo, contendo Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0. Muitos aparelhos já estão vindo sem Bluetooth, então, se você precisa dessa função, fique de olho.

Processamento

Temos aqui o coração do computador, que o torna uma máquina intermediária. Dentro dele, temos um processador Intel Core i5 3230M (terceira geração) dual core, que vai de 2.60 GHz até 3.20 GHz, com 3 MB L3 Cache. Além disso, temos 4GB de RAM (que pode ser expandida até 16GB).

Seu disco rígido é um S-ATA II de 500 GB rodando a 5400 rpm. Seu calcanhar de Aquiles, como em qualquer outra máquina que não é tida como poderosa, é a placa de vídeo, uma Intel HD Graphics 4000, que é integrada e divide sua memória com o resto do processamento.

Ativ Book 4 tem chip Intel Core i5
Stella Dauer
Ativ Book 4 tem chip Intel Core i5

No Índice de Experiência Windows, função do sistema que mede o desempenho da máquina, esse ultrabook marcou 5,1, um número bem interessante (que pode ir até 9,9).

A pontuação final é sempre consequência da menor pontuação dos itens avaliados. No caso do Ativ Book, a nota de 5,1 ocorreu no desemprenho dos gráficos da área de trabalho.

Outros itens avaliados tiveram boas notas, como os cálculos por segundo (relativos ao processador), com 7,2 pontos. O gráfico para jogos também agradou, marcando 6,4 pontos. E falando em jogos, rodamos títulos como Trine pelo Steam, em gráficos altos, e não tivemos qualquer problema.

Já um jogo como Bastion, com configurações também no máximo, ele rodou com mínimos lags. Ao tentar algo como Half Life 2, tivemos o mesmo resultado.

Para o uso diário, nenhum problema. Ele executa com competência suíte Office, navegação, redes sociais, email e tantos outros aplicativos que utilizamos em um dia normal de trabalho. Com mídia e entretenimento não tive problemas também, como veremos abaixo.

Sistema operacional

O sistema aqui, como não poderia deixar de ser, é o Windows 8, que está saindo em praticamente todas as máquinas novas do mercado. A Microsoft realmente está investindo nessa nova versão, mesmo que as pessoas ainda achem um pouco complicado utilizá-lo.

Veja aplicativos úteis para Windows 8

Há uma home, em que os principais aplicativos que você escolhe ficam disponibilizados em quadrados ou retângulos, os chamados tiles. Alguns são constantemente atualizados, e passam informação em tempo real. Muito diferente das antigas versões do Windows, o 8 é claro, clean, as configurações disponíveis estão divididas em algumas categorias, de fácil apreensão. Até o update do sistema pode ser feito por lá.

Se você ficar muito assustado com uma mudança tão drástica no sistema (e tem saudades do Windows XP), há uma área de trabalho, onde o Windows funciona da mesma maneira que antes, com pastas, janelas e normalidade.

Aplicativos

Além dos aplicativos comuns do Windows, há programas inseridos pela Samsung. Entre eles temos o Evernote, receitas do Jamie Oliver, dicionário Merriam-Webster (teste de 30 dias), FreshPaint (para pintar e colorir, seria muito melhor com tela de toque), Music Maker Jam (para fazer suas próprias músicas), Kindle (leitor e loja de eBooks), Bitcasa (armazenamento na nuvem), Skype, Leitor, Intel AppUp (loja de apps), uma versão de testes de 60 dias do antivírus Norton Internet Security e até o Adobe Photoshop Elements 11.

Obviamente, a Samsung não deixaria de incluir na máquina uma suíte de aplicativos próprios, que acabam sendo uma grande diferença na hora de escolher a marca do seu próximo ultrabook. Além dos básicos SW Update (atualizar o sistema), Recovery (recupera dados e sistema perdidos) e Support Center (para ajuda com a máquina), temos apps que se parecem com os de celular.

Veja dicas para usar melhor o Windows 8

O SideSync é o destaque da marca e permite mostrar funções de um smartphone Samsung na tela do ultrabook. Dessa forma, é possível enviar mensagens, telefonar e interagir com o smart no geral usando o teclado e o touchpad do computador. Você também pode fazer o backup do celular na máquina. De resto, a Samsung traz aplicativos que substituem os do sistema, como o S Player, S Gallery, S Camera (tira fotos através de câmeras conectadas), Samsung Story e ChatON

Bateria e mídia

Não dá para esperar muito da bateria. Com apenas três células, seu desempenho pode ser fraco em algumas situações. Até mesmo se deixado desligado, sua carga se esgota em pouco mais de dois dias. Ligado, com uso normal, ele chegou a 5 horas. Com uso mais intenso, com filmes e jogos, o valor cai para pouco mais de três horas.

Ainda assim, se você é do tipo que não precisa usar demais o computador com sua própria bateria, pode se virar sem problemas com o ATIV Book 4 ligado a uma tomada.

Ativ Book 4 tem bateria de três células
Stella Dauer
Ativ Book 4 tem bateria de três células

Para mídia, ele é muito indicado. Reproduz sem qualquer problema vídeos em Full HD, e com uma ótima qualidade. A tela fosca corta um pouco da intensidade das cores, mas a acuidade e a nitidez se mantém ótimas.

Temos alto falantes estéreo (dois de 1.5W) que ficam acima do teclado, logo abaixo da tela. Esse é um dos melhores locais para posicionar as saídas de áudio, e garante boa profundidade em filmes.

A Samsung também afirma que seu sistema SoundAlive melhora os graves e faz ajustes automáticos, e isso parece realmente funcionar.

A conexão HDMI permite ligá-lo a uma TV HD para a reprodução de vídeos, fotos e outros arquivos. Para comunicação, ele conta com microfone integrado e uma webcam HD (720p). Ambos são suficientes para conversas por voz e vídeo mas, caso você queira algo mais sensível, pode instalar fones e microfones na conexão lateral, e utilizar uma webcam externa via USB.

O que vem na caixa

A caixa, simples, acompanha o notebook Ativ 4, um cabo de energia, uma fonte bem grandinha e alguns manuais, como guia rápido, garantia e instruções de segurança.

O que mais me impressiona é que os manuais não trazem qualquer informação específica sobre o modelo em questão. Essa não é uma característica exclusiva da Samsung, pois atualmente quase todas as empresas entregam suas máquinas assim, e isso pode confundir o consumidor.

Não há instruções suficientes sobre a máquina, é mostrada apenas uma versão resumida, e o usuário precisa praticamente se virar para aprender o que cada coisa faz.

Para quem é

O Ativ Book 4 é um modelo intermediário da linha Ativ. Com outros números como 2, 5 e 9, o 4 acaba sendo para os que não podem gastar muito, mas que precisam de um modelo que não seja básico demais.

Assim, ele conta com processador i5 e 4GB de RAM, mas mantém a simplicidade com placa de vídeo integrada e disco rígido de 500GB a 5400 rpm. Pesquisando bons preços, é possível encontrá-lo por valor muito semelhante a máquinas com processador i3, então pode valer a pena.

Ficha técnica

Samsung ATIV Book 4 470R4E-KD1

Preço: R$ 2.000
Configuração: tela de 14 polegadas LED HD e resolução de 1366 x 768 pixels, sistema Windows 8 64 bits, processador Intel Core i5-3230M 2.6GHz, 4 GB de memória RAM, placa de vídeo Intel HD Graphics 4000, HD de 500 GB, Wi-Fi 802.11 b/g/n/ Bluetooth / USB 3.0 / USB 2.0, webcam.
Dimensões: 33,5 x 23,2 x 2,6 cm
Peso: 1,9 kg
Autonomia de bateria: 5h00
Itens inclusos: Cabo de força, fonte, manual, ultrabook e manuais

CONTINUE LENDO:

Como limpar telas de notebooks, tablets e smartphones

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.