Software Beats Audio garante ótima qualidade de som mesmo com volume alto

Nem todo mundo quer um notebook par ao dia a dia. Alguns querem um aparelho respeitável, que entregue qualidade em tudo o que faz. Muitos gostam de assistir a vídeos e ouvir música em seus portáteis, mas nem todos os notebooks conseguem atender as expectativas de seus proprietários. Alguns querem, por exemplo, produzir seu próprio conteúdo.

Mais análises:
Novo iPad é o mesmo, só que melhor
Tablet Xoom 2 Media Edition aposta no entretenimento

Com a linha Envy Beats, a HP trouxe o que há de melhor em qualidade de som, vídeo e design, juntando tudo em um modelo como o 14-2096BR, compacto, parrudo e com preço acima do de modelos equivalentes (R$ 5.999). Vamos conferir se ele é tudo isso que se diz.

Notebook da HP capricha no áudio
Stella Dauer
Notebook da HP capricha no áudio
A favor:
• Suporta até 16 GB de memória RAM;
• Design discreto e elegante;
• Alta qualidade de imagem e de som;
• Vem com HD de 7200rpm.

Contra:
• Baixo índice de experiência do Windows;
• Preço muito acima da média;
• Touchpad junto aos botões.

Design

O acabamento da linha Beats é o principal atrativo no quesito design. A tampa é em alumínio preto fosco – o que de maneira alguma evita marcas de dedos –, enquanto o resto da máquina é de plástico emborrachado. Esse acabamento emborrachado está presente inclusive dentro do notebook, no apoio para as mãos. Perfeito para não deixar manchas e não deslizar os pulsos.

O teclado, como o resto do notebook, é preto, no estilo chiclete. As letras impressas são vermelhas, o que pode tornar um pouco difícil enxergar o que se escreve com pouca luz. Para resolver isso, um botão exclusivo no teclado acende a luz por trás das teclas, deixando-o lindo e iluminado. O touchpad também pode gerar problemas. Ele é monobloco, ou seja, não traz divisão entre a área que corresponde ao cursor e a área equivalmente aos botões direito e esquerdo do mouse. Isso pode levar a muitos erros de uso.

Teclado iluminado facilita digitação
Stella Dauer
Teclado iluminado facilita digitação

O notebook não pode ser chamado de leve, pois, mesmo com tela pequena, pesa 2,6 quilos. Sua tela tem 14,5 polegadas, mas é grande o suficiente para o notebook e para o processamento. Sua resolução máxima é de 1366 x 768 pixels. Ela é wide e é retroiluminada por LEDs, economizando energia e trazendo mais brilho.

Há apenas dois LEDs junto ao teclado. Um que fica junto ao botão de energia e outro, vermelho, que indica se a rede sem fio está ligada. Há também uma webcam HD HP TrueVision com microfone digital integrado, que funciona de acordo com o esperado.

Conexões

Do lado esquerdo do Envy beats encontramos a entrada para CDs e DVDs. Ela não tem bandeja para colocar os CDs. É apenas uma fenda no corpo do computador, como em modelos da Apple. Além disso, há duas USB 2.0, entrada para fone com microfone (compatível com tomada com 4 condutores de 3,5 mm com áudio estéreo e microfone mono) e mais uma entrada para fones de ouvido.

Na frente ficam duas saídas de som e a entrada para cartões de memória. E, no lado esquerdo, ficam os LEDs de energia e processamento, uma porta USB 3.0, uma HDMI, uma mini-Display port, porta para cadeado, porta de rede Ethernet, saída de ar e conexão de energia.

Notebook traz portas USB 3.0 e HDMI
Stella Dauer
Notebook traz portas USB 3.0 e HDMI

É importante lembrar que ele também vem com WLAN 802.11a/g/n e Bluetooth 3.0 com tecnologia Wi-Fi Direct (conhecida como WiDi). Essa tecnologia permite uma transferência de arquivos muito mais veloz do que o WiFi entre equipamentos compatíveis.

Processamento

O notebook traz processador Intel Core i5-2410M de 2.3 GHz, mais memória RAM de 6 GB que pode ser expandida até 16 GB. Um bom conjunto com processador de segunda geração, que entrega rapidez em inúmeras tarefas não apenas de lazer, mas também de trabalho. É possível trabalhar tranquilamente, por exemplo, com a suíte Adobe Creative.

Seu HD é de de 750GB, e felizmente é de 7200 rpm, mais rápido do que os que costumamos encontrar na maioria dos notebooks (que costumam vir com discos de 5400 rpm). Ele também vem com leitor e gravador de CDs e DVDs com dupla camada.

Quando falamos entretenimento aqui, não querermos dizer jogos. Além de ele possuir alta qualidade de reprodução, possui placa de vídeo dedicada, com 1GB de memória apenas para ela (o modelo é a ATI Mobility Radeon HD 6630). Mesmo com tudo isso, o Envy Beats tem Índice de Experiência Windows 5,4.

É uma nota injusta, já que, por exemplo, ele tira 7,4 em operações de memória por segundo e 6,9 em cálculos por segundo no processador.

A versão do Windows 7 que vem na máquina é a Professional. Também já estão incluídos no notebook os softwares Adobe Photoshop Elements 8 e Adobe Premiere Elements 8, para edição de vídeo e fotos.

Bateria e mídia

A bateria possui oito células, mais parruda do que as baterias de seis que encontramos em modelos medianos de notebook. Por isso, mesmo com todos os seus recursos extras que consomem mais bateria (áudio acima da média, teclado com iluminação e placa de vídeo independente), conseguimos uma duração de bateria de mais de 6 horas, um ótimo número.

A diferença do áudio com o software Beats Audio é realmente perceptível. Quando desligado, reconhecemos o som de latinha de sardinha a que já estamos acostumados em notebooks. Depois de ligado, percebemos o ganho de graves e agudos que traz a tecnologia. Dá também para manter a fidelidade à medida que se eleva a potência do som.

O console Beats Audio oferece uma série de ajustes de volume e equalização para músicas e filmes e também ajustes para gravação de áudio, como redução de ruído, eco e também ativa o conjunto do microfone estéreo interno. Bem perto de um conjunto profissional.

E, com esse kit de som, já dá para imaginar que assistir a filmes, seriados e outros nessa tela é também muito bom.

O que vem na caixa

A caixa do Envy Beats é um caso à parte. Preta com acabamento fosco, ela traz o notebook em uma capinha de tecido preto. Dentro, tudo preto também. De um lado do compartimento, a fonte e seu cabo. Do outro, um envelope elegante com o manual e a garantia. Itens para justificar o preço.

Para quem é

Indicado para quem quer entretenimento de alta qualidade, seja para aproveitar ou para produzir. O Envy Beats preza pela qualidade do som e da imagem, aliado a design caprichado e itens de luxo, que justificam o seu alto valor. Ele é uma boa opção para aqueles que desejam um notebook tão bom quanto um desktop.

Ficha técnica

Envy Beats 14-2096BR
Fabricante: HP
Preço: R$ 5999
Configuração: tela LED HD de 14,5 polegadas, sistema Windows 7 Professional 64 bits, processador Intel 2.3GHz Core i5, 6GB de RAM, 750 GB de armazenamento, placa de vídeo ATI Mobility Radeon HD 6630, drive de gravação e leitura de DVD, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, USB 3.0, Wi-Fi Direct
Dimensões: 36 x 3 x 24 cm
Peso: 2,6 kg
Autonomia de bateria: 6h15
Itens inclusos: Cabo de força, fonte, manuais e CDs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.