Smart TV ES8000 pode ser controlada por meio de gestos e voz

Um enorme investimento, mas um salto gigante na tecnologia. No teste da Smart TV ES8000 (preço de R$ 4.995), da Samsung, percebemos o quanto a indústria das TVs está fazendo para tornar esse aparelho cada vez mais parte de nosso dia-a-dia, e cada vez mais parecido com um computador. A Smart TV ES8000 é impressionante, e suas funções especiais como câmera embutida, 3D e controle por gestos e voz faz dela a prova de que o futuro já está dentro de nossas casas. Confira o teste.

A favor:

• Acesso à internet, com download de aplicativos;
• Recursos inovadores, como uso de gestos e voz;
• Já acompanha quatro óculos para ver conteúdo em 3D;
• Câmera e Wi-Fi embutidos.

Contra:
• Controles de gesto e voz funcionam de forma esquisita algumas vezes;
• Muitos controles remotos, cheios de botões;
• Preço elevado.

Design

O design da TV, embora muito parecido com o de outras TVs, é indiscutivelmente bonito. Atrás ela é preta, mas suas bordas – mínimas, de 1 centímetro – e os pés são prateados e brilhantes. Com tela de 46 polegadas e 104 centímetros de largura, ela pode exigir uma redecoração no ambiente.

O apoio da TV – chamado Arch Flow – garante boa estabilidade sobre o móvel, uma vez que ele suporta praticamente toda a largura da TV. A furação do tipo VESA na traseira também permite que ela seja instalada na parede.

Conectividade

Completa nas conexões, a TV dá conta do recado para conectar muitos dispositivos de última geração. Infelizmente, sobram poucas conexões para quem não tem aparelhos com conexões HDMI, e sim as "antigas" componente, ou até VGA.

Na traseira temos três USB 2.0 – para HDs, pen drives –, Ethernet, três HDMI, uma DVI, uma componente, uma composta, uma de áudio convencional, uma de áudio digital e uma RF. E, por meio do acessório IR Blaster que acompanha o pacote, você também possui conexão com outros aparelhos que não são da marca Samsung, como set top boxes e receivers.

Adaptador permite conectar aparelhos com conexão de vídeo composto
Stella Dauer
Adaptador permite conectar aparelhos com conexão de vídeo composto

Para utilizar a conexão componente é preciso usar um adaptador – na TV há apenas uma entrada. Felizmente, ele vem no pacote. 

Uma boa vantagem da ES8000 – que ajuda a justificar seu alto preço – é a conexão Wi-Fi embutida. Com essa conexão, o usuário não precisa comprar um adaptador e ocupar uma porta USB.

Falando nelas, pen drives e HDs conectados às portas USB permitem não só reproduzir filmes, imagens e músicas, mas também gravar conteúdo da TV (recurso de nome Time Shift) ou da câmera.

A câmera é outro acessório que já vem embutido, sem a necessidade de compra avulsa. Ao seu lado estão dois microfones: tanto eles como a câmera servem como sensores para os comandos de voz e de gestos.

Tela e som

Impossível uma TV como a ES8000 não ter uma imagem fantástica. São 46 polegadas LED com reprodução Full HD em tela widescreen. O brilho e o contraste são esplêndidos, o preto é bem aproveitado e as cores são vibrantes.

O som tem boa qualidade, mas infelizmente não é dos mais altos: são dois alto falantes de 10W cada. Mudar da TV a cabo para a transmissão aberta causa uma enorme diferença de volume. O som baixo é uma característica comum a TVs muito finas, já que bons alto-falantes precisam de uma certa profundidade para produzir áudio mais encorpado. A solução é investir um pouco mais e adquirir um home theater, se você fizer questão de som de cinema.

Tela da ES8000 produz imagens de ótima qualidade
Stella Dauer
Tela da ES8000 produz imagens de ótima qualidade

Devido à alta frequência de varredura, não vimos quaisquer problemas nas imagens. A Samsung produz outros modelos desta série, em 51 ou 55 polegadas e na versão com tecnologia plasma.

A tecnologia 3D presente é suave, mas de qualidade. Você não vai mergulhar dentro dos filmes, mas a sensação de profundidade é ótima. A Smart TV reproduz conteúdo 3D de Blu-Rays, mídias externas e também de canais de TV que já possuem essa tecnologia.

Mas, se não sobrou dinheiro para ter um Blu-Ray, ainda assim é possível aproveitar a terceira dimensão: a Samsung inclui alguns pequenos vídeos de demonstração no sistema, e também possui um recurso que "força" o conteúdo normal a ser reproduzido em 3D. Não é tão bom quanto o conteúdo produzido para esse fim, mas já dá para se divertir com uma certa sensação de profundidade (os barracos da novela das 9 ficarão mais intensos...).

O suporte a 3D é outro ponto que justifica o alto preço do aparelho. Para que você já possa sair usando os recursos da TV assim que a monta, a Samsung incluiu na caixa quatro pares de óculos 3D com tecnologia ativa. Cada um deles custa em média R$ 250. Esses óculos se ligam automaticamente quando detectam conteúdo 3D, e cada um funciona com uma bateria de lítio que dura bastante.

No brilho máximo, essa TV pode praticamente "cegar" uma pessoa. As cores são muito intensas, e a tecnologia de LED é um deleite para os olhos, ainda mais em tantas polegadas. Uma proteção na tela também ajuda a impedir muitos reflexos vindos de iluminação externa.

Hardware e processamento

Sim, estamos agora em um tempo onde é necessário falar de hardware e processamento de televisores. E o da ES8000 é caprichado, pois dentro dela repousa um processador Dual Core.

E não para por aí. Para evitar que a sua TV fique ultrapassada perante novos modelos, a Samsung disponibilizará para compra um kit de Evolução para atualizar o aparelho. A TV já vem com um desses, e conforme for sendo modernizada, será possível substituir apenas um pedaço da Smart TV para que ela fique mais rápida, receba mais conteúdo e tenha mais funções. A nova versão deve sair em 2013, com updates anuais.

A ES8000 também vem com todas aquelas funções que você já amava na sua antiga TV: timer, closed caption e todos os ajustes possíveis e imagináveis como contraste, brilho, ajuste de ambiente. Modos pré programados – como filme, jogos, shows, etc – também estão presentes. Há também um sensor ecológico que ajusta o brilho e outras funções ao ambiente, fazendo com que a TV gaste o mínimo de energia possível.

Usabilidade: dois controles, voz e gestos

Toda nova tecnologia requer um tempo de adaptação para que possa se popularizar. A tecnologia incluída na ES8000 está longe de ser ruim, mas suas interações inovadoras ainda precisarão de alguns ajustes e de muito uso para que se tornem parte do dia-a-dia.

De início, é muito legal sentar e ficar aprendendo tudo o que a Smart TV pode fazer. Mas, com o tempo, você acaba esquecendo de usar essas novas funções, e adere ao velho e bom controle remoto tradicional. Ainda assim, alguém precisa ser o pioneiro em uma nova tecnologia, e a Samsung está nessa lista. Ao arriscar novas tecnologias, a empresa ajuda novas funções a serem incorporadas em nossa rotina, e nos prepara para o que vem aí.

Controle básico facilita navegação na internet
Stella Dauer
Controle básico facilita navegação na internet

Dois controles: será que é preciso tanto?

Para as pessoas que não se adaptam muito bem às novas funções de gesto e voz, a Samsung manda o tradicional controle, forrado de botões. São tantos que é difícil decorar o que cada um faz.

Com esse único controle e a tecnologia Anynet+ é possível, por exemplo, comandar até outros dispositivos da empresa, como Blu-Rays, DVDs, home theaters, receivers e outros.

Há também um segundo controle – Smart Touch – com quase nenhum botão, que serve para navegar com mais facilidade pela internet. Depois que você usa os gestos ou os comandos de voz para digitar um site, você percebe que esse controle tem uma grande utilidade (você também pode utilizar mouse e teclados convencionais USB). Ele também tem um microfone para facilitar o uso da voz em ambientes com mais ruídos.

Se você quiser, ainda é possível utilizar um smartphone da Samsung para controlar algumas funções como vídeos, imagens, navegador, etc. Mas será que é mesmo preciso tanta coisa? Já temos tantos controles remotos – do DVD, da TV a Cabo, do aparelho de som... –, seria interessante as empresas pensarem em soluções para isso (além da voz e dos gestos).

Lidando com gestos

Com a câmera embutida, a ES8000 permite que você navegue por todas as suas funções apenas com as mãos, com gestos muito intuitivos – fazer tchau para ativar o sistema e fechar a mão para realizar uma ação, por exemplo. É possível aumentar ou diminuir o volume e trocar de canal.

Os gestos também permitem navegar pelo Smart Hub, a central de aplicativos da TV. Lá dentro, você também pode fazer o que quiser com as mãos. Abrir apps, baixar novos, navegar na internet, jogar, entre muitas outras possibilidades.

A coisa empaca um pouco quando você percebe que é necessária muita iluminação para que o controle por gestos funcione corretamente, ou seja, nada de controlar a Smart TV quando estiver no escuro, assistindo a um filme. Também é importante lembrar que uma distância de pelo menos dois metros é pedida para que a câmera reconheça sua mão.

Câmera no topo da TV detecta gestos do usuário
Stella Dauer
Câmera no topo da TV detecta gestos do usuário

Em alguns casos, funções são demoradas, e cansam os braços. Para diminuir um volume que está muito alto, por exemplo, é preciso ficar com o braço erguido por mais de um minuto, fazendo gestos de fechar a mão, para que a TV abaixe o volume. Um atalho para abaixar ou aumentar o volume em porções maiores seria útil.

Em algumas ocasiões, o sistema de gestos ligou sem ser chamado. Um cachorro no sofá ou uma conversa mais acalorada, com muita gesticulação, ligava o sistema, sendo necessário desligá-lo. ,E como ainda não faz parte de nosso dia-a-dia, qualquer tarefa pode ficar mais lenta, exceto a navegação na internet, que é muito beneficiada por essa tecnologia.

Lidando com os comandos de voz

Os comandos de voz renderam risadas durante os testes. Funcionaram muito bem, inclusive até bem demais. Engraçado notar que, após um certo tempo na sala de estar, a ES8000 que estava para testes aprendeu a tirar o som ao ouvir o telefone tocar. Outro momento desses ocorreu na configuração: é preciso ditar um comando (no caso, a frase "Olá TV") para que a Smart TV responda seus apelos, mas descobrimos que frases similares como "Olá Bebê", "Olá você" e outras também funcionavam.

Dá para se sentir em pleno futuro ao ligar ou desligar sua TV apenas com a voz, sem precisar se mexer. Os comandos por voz também servem para trocar de canal – infelizmente, bem limitado –, mexer no volume – também limitado, sendo preciso enunciar "aumentar volume" ou "diminuir volume" a cada ponto –, acessar todos os aplicativos, entre outros. É preciso que o local esteja quieto e que você fale um pouco alto, mas tudo correu bem. Poucas foram as vezes em que a TV errou alguma coisa.

Fica um pouco estranho imaginar sua vizinhança pensando por que você tanto grita "Olá TV!" na sua casa, ainda mais quando a fila de comandos é grande. Um incômodo é a demora no retorno: como é possível emudecer a ES8000 com a voz, muitas vezes quisemos retornar rapidamente o som (como quando um programa começa com uma cena importante) e a TV fica na demora para responder, ou simplesmente resolve não entender os comandos.

Aplicativos

Aqui está mais um novo item ao falarmos de televisores. Agora, essas novas e espertas TVs possuem acesso à internet e, consequentemente, a aplicativos. E são centenas os disponíveis na loja da Samsung, prontos para serem instalados na central Smart Hub (a maior parte ainda é gratuita).

Os mais básicos já vêm na ES8000: Skype, YouTube, Twitter, Facebook, Google Talk, Seus Vídeos, Family Story. Recentemente, a empresa lançou o famoso jogo Angry Birds para a Smart TV, e é realmente divertido brincar com os pássaros coloridos na enorme tela, com a ajuda dos gestos.

Skype é um dos aplicativos mais bacanas da TV
Stella Dauer
Skype é um dos aplicativos mais bacanas da TV

Conversar pelo Skype em uma tela de 46 polegadas, sentado em seu sofá, também é prático. Famílias que não usam muito o computador, pessoas de idade e aqueles que não enxergam bem verão aí um recurso fantástico.

Com os comandos de voz você acessa o aplicativo, a câmera reconhece seu rosto e se conecta automaticamente em sua conta – isso também funciona em outros aplicativos. Aí é só ligar para um parente distante ou para os amigos.

Os aplicativos de redes sociais não são muito práticos, e servem mais para brincadeiras (quem quer escancarar suas mensagens pessoais para toda a família em 46 polegadas?), mas o YouTube traz os vídeos da internet direto para uma tela gigante, garantido horas de diversão. O aplicativo Social TV mostra uma tela menor enquanto ao lado fica sua rede de contatos.

A já conhecida tecnologia AllShare permite compartilhar conteúdo com diversos equipamentos. É possível ligar filmadoras, câmeras fotográficas e smartphones. A câmera embutida permite gravar o ambiente, além de mostrar uma janela no estilo PIP enquanto você vê TV.

E se você acha que televisão é coisa de gente sedentária, precisa dar uma olhada no aplicativo Fitness. Ele vem com diversos vídeos contendo todo tipo de exercícios. E se você tiver ou criar um cadastro na Samsung, pode registrar seu perfil e definir metas, calculando inclusive seu IMC.

Um guia de TV mostra a programação de todos os canais abertos, e um gerenciador de agendas permite programar a TV para ligar e colocar em certo canal durante certos dias da semana, com ou sem repetições.

A configuração de todos esse aplicativos, bem como dos controles por gesto e voz, é relativamente fácil. Um não iniciado na tecnologia aprende a se virar bem com ela em uma semana. Já as configurações mais complexas, como a do IR Blaster, dão um pouco mais de trabalho e necessitam dos manuais de instruções.

O que vem na caixa

A caixa enorme (em que cabe uma pessoa dentro) vem com o televisor e seu pé (recomendo montá-la em uma superfície grande e macia, como uma cama), quatro óculos 3D, controle convencional, controle Smart Touch, base de conexão IR Blaster, cabo de força, cabo adaptador de vídeo e manuais.

Para quem é

Para começar, a Smart TV ES8000 é para quem tem bastante dinheiro no bolso. Sua qualidade de imagem é ótima, mas bem similar a outros modelos mais em conta. O que chama atenção são suas funções inteligentes, como acesso à internet, download de aplicativos, tecnologia 3D e as interações por meio de gestos e voz. Quem gosta de estar a par de todas as novas tecnologias do momento vai amar a ES8000.

Ficha técnica

Samsung Smart TV 3D LED ES8000

Preço: R$4.995
Tela: 46 polegadas e resolução 1.080p
Tecnologia: LED e 3D
Conexões: 3 USB 2.0, Ethernet, 3 HDMI, DVI, Componente, Composto, áudio, áudio digital e RF
Dimensões: 104 x 65,3 x 21 cm
Peso: 14,6 quilos
Itens inclusos: aparelho, pés, controle remoto, controle Smart Touch, base de conexão IR Blaster, cabo de força, cabo adaptador de vídeo e manuais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.