WB850F tem lentes Schneider Kreuznach e zoom óptico de 21x

Todos que compram uma câmera compacta, por mais que saibam de seus limites, desejam ter as melhores fotos possíveis. E quando toda a capacidade para isso é colocada em uma câmera compacta, não há do que reclamar.

Veja mais análises de câmeras

A Samsung não está entre as mais tradicionais marcas de câmera, mas tem surpreendido com a qualidade das lentes, sensores e também com a preocupação de produzir uma interface clara para seu usuário. A empresa possui uma linha de compactas mais baratas, mas a WB850F (R$ 1.215) faz parte da coleção Smart Cameras que, além de fotografia, trazem muito mais funções. Confira a análise.

A favor:

• Ótima lente, com zoom de 21x;
• Conexão Wi-Fi e GPS;
• Tela grande e brilhante de AMOLED;
• Grava em Full HD;
• Acompanha cartão SD de 8GB.

Contra:
• Preço elevado;
• Um pouco grande para uma compacta;
• Vídeo não é o seu forte;
• Bateria não tem alta duração.

Design

Não dá para dizer que o design é um destaque da câmera, já que não há nada de inovador e ela se parece com muitas outras. Pesada (são 226 gramas), ela se encaixa bem na mão, e garante boa segurança na pegada. Na frente há um relevo emborrachado e texturizado que ajuda a segurar a câmera com apenas uma mão.

A câmera é preta e a maior parte do corpo é de metal fosco, enquanto as partes superior e inferior, que imita aço escovado, é de plástico. A moldura da lente e os botões são texturizados, alguns em plástico e outros em metal.

Por não possuir tela de toque, a câmera tem diversos botões e muitas configurações na parte externa. Em cima ficam o flash embutido, botão de flash, botão de energia, microfones estéreo, zoom e a roda seletora de modos. No lado esquerdo, encontramos apenas a alça para prender a corda de segurança e uma tampa plástica que protege as conexões micro USB e micro HDMI.

Na frente, além da lente, há apenas a luz de apoio e medição. Na parte inferior, uma entrada padrão para tripés e uma tampa que acomoda o cartão SD e a bateria. Na traseira, muitas coisas: a tela de 3 polegadas AMOLED, botão de gravação junto a um botão de seleção, uma roda seletora (que também possui temporizador, GPS e controle das informações mostradas no display), botões de menu, função, reprodução e lixeira.

Usabilidade

A tela é um ponto que ajuda na usabilidade. Ela é grande (com 3 polegadas) e muito luminosa, por conter a tecnologia AMOLED. Não é perfeita para ambientes externos, mas ainda assim é mais fácil enxergar algo nessa tela sob o sol do que em telas de outros tipos, como LCDs (ainda mais as foscas). Como defeito, apenas a falta de uma moldura mais alta do que a tela, para evitar riscos. Será necessário utilizar uma película.

Zoom da WB850F é de 21x
Stella Dauer
Zoom da WB850F é de 21x

O zoom é um caso à parte. Ter 21x de zoom óptico em uma câmera compacta é muito bom. É possível captar imagens muito mais longe e com boa qualidade.

Porém, o uso do zoom no máximo é mais indicado com tripés, pois na mão não há sistema de estabilidade que aguente sem tremer. Em fotos sem o zoom, o DUAL IS (estabilização óptica combinada com a digital) funciona muito bem.

O sensor é um BSI CMOS de 7.7 mm, com 16.2 megapixels. O flash embutido só aparece quando você o libera, e assim ele pula no lado esquerdo da câmera. Ele é bem forte, e a distâncias maiores do que dois metros ele preenche bem o local. Para fotos mais próximas, principalmente retratos, ele pode ficar muito estourado.

Na WB850F, o conjunto de lentes é bem caprichado. Não são feitas pela Samsung, e sim pela Schneider Kreuznach (em compactas, a Samsung costuma utilizar sua linha de lentes), tradicional fabricante que pode ser quase equiparada às lentes Carl Zeiss. E aqui temos uma lente Wide angle, que consegue capturar mais cena do que lentes normais.

Com ISO que vai de 100 até 3200, a câmera captura imagens em variadas situações de luminosidade. Até fotos embaixo de uma mesa, sem flash, deram uma leitura interessante. O conjunto, em linguagem técnica, tem distância focal de 4.1 a 86.1 mm, lente wide com tamanho de 23 mm, abertura F2.8 a F5.9, velocidade de abertura que vai de 16 a 1/2000 segundos e profundidade de 10 centímetros.

Essas são configurações que não impressionam em uma DSLR, mas que são muito legais em câmeras desse tamanho. E com essa variedade de números, você pode se aventurar bastante no modo A•S•M da câmera. Essa é a opção da roda de seleção onde você escolhe todos esses parâmetros, priorizando abertura ou obturador ou deixando tudo no manual.

Mas mesmo com todos esses ajustes, ela não é um bicho de sete cabeças. A interface é colorida e bem amigável, mostrando sempre com cores e instruções escritas o que pode ser feito em cada ocasião. É uma boa oportunidade para amadores conhecerem mais sobre a fotografia manual, saindo do modo automático.

Funções extras

Ainda assim, os que preferem fotos mais rápidas e sem tantos ajustes não foram esquecidos pela Samsung. A mesma interface agradável está em diversas outras opções na roda de seleção. Em Programa você deixa configurações pré-definidas; em Scene você escolhe entre oito cenas diferentes; em Smart, a câmera escolhe tudo para você, bom para quem quer mesmo é sair clicando por aí.

O modo da câmera com a estrela permite brincar mais com efeitos variados. Lá encontramos o modo de panorama (que é feito pelo arrasto da câmera pela cena), fotos 3D (só podem ser vistas em monitores com a tecnologia), quadro mágico (insere a foto em cenários diferentes) e foto dividida (em uma imagem, coloque até três fotos em faixas).

WB850F tem várias funções para dar efeitos diferentes às fotos
Stella Dauer
WB850F tem várias funções para dar efeitos diferentes às fotos

No modo PIP você pode colocar uma foto dentro de outra, ou fazer o mesmo com um vídeo; em pincel artístico você não apenas coloca filtros de desenhos, mas anima a "obra de arte"; em HDR (High Dynamic Range) você tira a mesma foto com diferentes intensidade de luz, junta todas elas e forma uma foto mais viva, que parece mais real.

Em filme criativo, você seleciona fotos e vídeos, uma música e um tipo de apresentação, e a máquina produz um vídeo mostrando tudo de forma "criativa", muito engraçado.

Há também os ajustes básicos, como temporizador, flash, tamanho de foto, visualização de dados e guias na tela, brilho da tela, economia de energia e outros.

Conexão sem fio

O que torna a WB850F "smart", segundo a Samsung, é seu suporte para conexão à internet. Com Wi-Fi embutido e área própria no disco de seleção, a conexão com redes sociais é uma característica essencial nessa máquina.

O modo Wi-Fi da roda de seleção apresenta diversas opções. Em MobileLink você pode transferir fotos diretamente para o smartphone, muito útil para passar fotos para amigos já na festa. E, nesse mesmo clima de festa, você pode passar fotos direto para o email de conhecidos. O teclado é um tanto quanto irritante, mas não demora muito para se acostumar.

Também é possível enviar suas fotos direto para as redes sociais, como Facebook, Picasa, YouTube e Photo Bucket. Ainda é possível se conectar diretamente a uma TV e subir arquivos para a nuvem utilizando o SkyDrive. E com o aplicativo Remote Viewfinder instalado em seu smartphone (apenas alguns modelos) você pode controlar a câmera à distância.

Para aumentar a segurança, há também a possibilidade de configuração de um backup automático no computador. No modo GPS, você pode clicar e consultar em quais locais suas fotos foram capturadas, dentro de um mapa. Mapa esse que precisa ser baixado pelo computador na primeira vez

Vale lembrar que essas conexões sem fio consomem a bateria e não são muito rápidas. Com o Wi-Fi ligado, temos aproximadamente 300 capturas antes da recarga. Se você ficar mexendo muito no Wi-Fi, a bateria dura apenas algumas horas. Com tudo desligado, você pode chegar a mais de 600 fotos.

Qualidade das fotos e dos vídeos

Em todos os reviews que faço, costumo elogiar muito as imagens capturadas pela Panasonic, que traz compactas de ótima qualidade, diferente da Nikon e da Sony, por exemplo. Entretanto, de uns anos para cá, a Samsung acabou entrando na lista das mais recomendadas, porque a qualidade das suas capturas excedeu expectativas.

E com uma lente wide e de qualidade como essa, esse sensor e o zoom gigante, não há como falar mal das imagens da WB850F. Não sou profissional em câmeras, mas utilizando como amadora curiosa que sou, posso dizer que me satisfez completamente. As imagens têm boa definição, cores fortes e ótima acuidade em situações de boa luz. Em menor iluminação ela ainda apresenta boa acuidade, mas granulados e distorções de cores podem ocorrer.

Nos vídeos, embora a filmagem possa ser feita em Full HD, a qualidade da captura não é 100%. Em boa luz faz filmes legais, se mantém com boa acuidade, mas não chega perto de uma handycam. Se for exibida em TVs muito grandes, não terá um bom resultado.

Em baixa luz ela até mantém a claridade, mas não sem mostrar granulações. A captação do áudio é boa, ainda mais por ter dois microfones e capturar em estéreo. O som fica claro e tem bom alcance. Uma função interessante é a dupla captura, que permite tirar uma foto no meio de um vídeo.

O que vem na caixa

A caixa é direta e reta, mas possui alguns extras. Além da câmera, temos bateria, cabo USB, carregador de viagem, cordinha de segurança, CD com softwares e guias rápidos. Mas também acompanham o conjunto um cartão SD de 8GB e uma capa protetora de ótima qualidade, nem precisa comprar outra.

Para quem é

Essa é a câmera perfeita para quem quer muita qualidade imagem, muitos ajustes, mas não quer uma trambolhuda DSLR ou uma fraca Super Zoom. Os que não entendem muito de lentes, e nem têm dinheiro para ficar comprando várias, também vão apreciar. A WB850F é o que há de mais evoluído no mercado de compactas no momento, e vai agradar qualquer amante de fotografia que disponha de uma verba um pouco maior para adquirir uma máquina.

Ficha técnica

Samsung WB850F

Preço: R$ 1215
Configuração:  resolução de 16,2 megapixels, zoom óptico de 21x e digital de 4x, sensor BSI CMOS, ISO Auto, 100, 200, 400, 800, 1600 e 3200, estabilizador de imagem, detecção de rostos e sorrisos, tela AMOLED de 3 polegadas, imagens em JPEG, vídeos em MPEG-4.AVC / H.264, cartão de memória de 8 GB incluso, lentes Schneider Kreuznach, USB, USB, WiFi, micro HDMI.
Dimensões: 11 x 6.2 x 2.5 cm
Peso: 226g
Itens inclusos: câmera, bateria, cartão microSD de 8GB, cabo USB, cordinha de proteção, CD com softwares para Windows, case protetor, carregador de viagem, guia rápido e manuais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.