Câmera tem tela que gira 180 graus

A Samsung Multiview MV 800 é uma câmera inusitada perfeita para aqueles que adoram se fotografar com os amigos, com o namorado, com o cachorro. A MV800 traz a qualidade de foto da Samsung aliada a uma tela LCD de tela capacitiva que se dobra em até 180 graus. Seu preço de R$ 980 a deixa de fora de muitos orçamentos, mas para aqueles que podem gastar um pouco mais com um extra, vale a pena. Confira a análise

Tela da MV800 gira até 180 graus
Stella Dauer
Tela da MV800 gira até 180 graus
A favor:

- Tela que gira até 180 graus;
- Lentes Schneider-Kreuznach;
- Tela capacitiva mais ágil.

Contra:

- Usa cartão microSD;
- Um pouco cara para os seus recursos;
- Não possui toda a qualidade fotográfica da Samsung.

Design

O design é o diferencial dessa câmera, e ela custa mais caro justamente por isso. Se você sofre na hora de tirar uma foto com os amigos, precisa ficar pedindo para desconhecidos e garçons para baterem a foto, ou se quer tirar uma foto com o namorado mas erra o enquadramento mil vezes antes de acertar, essa é a sua máquina.

Seu nome é Multiview justamente por causa da sua tela flip. Toda a parte traseira se move, e a câmera fica parecendo uma carteira. Essa tela de 3 polegadas pode girar até 180 graus e ficar de frente para você junto com a lente. E como essa tela cobre o botão disparo, há outro escondido atrás da câmera. Isso permite que você não só veja o que está fazendo em uma foto a dois como também permite que você transforme a tela em um apoio para fotos com timer.

E falando na tela, uma novidade. Aqui não temos a tela resistiva, que precisa de canetinha para funcionar. A tela é dura, capacitiva, mais um motivo para o seu alto valor. Isso dá mais precisão no toque, e a deixa mais rápida na interação.

No resto, ela é bonita e simples. Com 121 gramas, ela é bem pequena, com o corpo todo de metal escovado preto, a traseira entre a tela é de plástico. Na frente ficam a lente com detalhes em prata, a marca e o flash. Acima encontramos o botão de disparo, zoom e o de energia. Em uma das laterais ficam, protegidas por uma tampa, as conexões microUSB e microHDMI – pena não vir com cabo.

Embaixo há a tampa que protege a entrada da bateria e do cartão de memória, e entre a tela e a câmera há outro botão de disparo. Na tela, que é toda de vidro, ficam também os botões físicos de Home e visualização de fotos.

Um ponto negativo no design da câmera é a opção pelo cartão microSD para guardar as fotos. Esse formato ainda não é um padrão em câmeras fotográficas e muitos computadores têm leitores de cartões SD, mas não de microSD. Por isso, pode ser necessário ter um adaptador para passar as fotos por meio do cartão para o PC. Além disso, o cartão microSD é bem pequeno, e fácil de perder.

Usabilidade

Por ser de toque e a tela ser capacitiva, não é difícil usar a MV800. Logo você pega o jeito com sua característica especial e se adapta às suas praticidades. Usar o botão de disparo que fica na traseira é um pouco incômodo. Ele poderia ter sido deslocado mais para o lado.

Tela sensível ao toque facilita acesso aos recursos da MV800
Stella Dauer
Tela sensível ao toque facilita acesso aos recursos da MV800
Navegar pelo menu é sossegado. Basta arrastar os dedos para navegar pelas opções. Em alguns casos essa interface ocasiona erros ao escolher uma opção, principalmente se você tiver dedos largos. Mas isso não é frequente.

Todas as funções da câmera estão no menu principal, e é possível organizá-lo mantendo o dedo pressionado em cima de um ícone. São cinco telas para espalhar todo o conteúdo. Nas configurações não há menus de rolagem, como a Samsung usava antes. São apenas listas de escolha, muito mais fácil.

Qualidade das fotos e dos vídeos

A qualidade das imagens não é exatamente uma desvantagem da câmera, mas também não é boa. A qualidade da foto é superior a encontradas em marcas menores, mas não é tão surpreendente como outros modelos compactos mais parrudos da Samsung, como a WB210. Em situações de boa luz ela mostrou alguns granulados na imagem, que não deveriam aparecer. Ficam ainda mais evidentes com o uso do zoom óptico de 5 vezes.

Mas a MV800 mantém a qualidade de cores e de contraste, o que faz com que ela continue valendo a pena. Na filmagem HD (720p) o comportamento foi o mesmo.

Há uma coisa boa. A lente Schneider-Kreuznach é uma grande angular de 26 milímetros. Isso permite fotos maiores e mais luminosas. É sempre bom ter uma lente assim.

Recursos

Por não ser uma câmera profissional e ser destinada a pessoas que gostam de se divertir, ir em festas, encontrar amigos, a MV800 é cheia de recursos divertidos que vão garantir um bom passatempo e algumas risadas.

No modo Smart, tanto de vídeo como de foto, não é preciso fazer nada. A câmera escolhe todos os ajustes para a melhor foto. Se quiser participar mais, o modo programa permite alguns ajustes como o foco, ISO, equilíbrio de branco, área de foco, contraste, nitidez e outros. O modo Cena traz 6 cenas diferentes.

Há os modos tradicionais como noturno, macro, temporizador e beauty shot. O modo panorama segue o mesmo conceito das câmeras Sony. Para tirar a foto, basta manter pressionado o obturador e arrastar a MV800 pela paisagem a ser capturada, e ela monta sozinha a foto. E a imagem é mostrada ao vivo.

Entre os divertidos está o Funny Face, que distorce o rosto de maneiras diferentes. No guia de poses uma moldura é mostrada ensinando os melhores tipos de fotos. No modo Quadro Mágico são várias molduras diferentes – como outdoor de prédio, lua cheia e revista – para encaixar uma foto. No vinhetas você pode escolher bordas e brilhos especiais. Entre os filtros de fotos e filmes está o famoso tilt shift.

Há outras funções como foto 3D, foto com desfoque de fundo, estabilidade ótica dupla e picture in picture. Na hora da exibição das fotos você pode montar um storyboard, editar as fotos, fazer uma apresentação de slides ou simular diferentes tipos de álbum.

O que vem na caixa

Na diminuta caixinha da MV800 encontramos apenas a câmera, bateria, cordinha de proteção, um cartão microSD de 4GB, o cabo USB e um carregador que usa o mesmo cabo USB para se conectar à tomada. Tão sucinto que não há nem um CD de instalação de softwares.

Para quem é

A MV 800 é uma câmera cara, que não possui todo o potencial de qualidade fotográfica da Samsung. Entretanto, possui o fantástico recurso multiview que permite girar a tela e tirar fotos de amigos e a dois mais facilmente. Indicada para pessoas que gostam de se divertir e estão sempre rodeadas de muitas pessoas.

Ficha técnica:
Multiview MV800
Fabricante: Samsung
Configuração: 16 megapixels, zoom ótico de 5x, estabilizador de imagem, detecção de rostos e sorrisos, tela LCD de 3 polegadas, cartão de memória microSD de 4GB.
Preço: R$ 980

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.