Um modelo versátil, para todos os gostos, com poderosa qualidade Nikon

Nikon D3100
Geek
Nikon D3100
Por Stella Dauer

Como DSLR de entrada a Nikon  herda da sua irmã mais velha, a D3000, um conjunto razoável de recursos e traz melhorias que a posicionam como uma das melhores da categoria.

Qualidade Nikon

Seu sensor CMOS de 14.2 megapixels é no formato DX, com 23.1 × 15.4 mm de tamanho. Trabalha em conjunto com o novo processador EXPEED 2, mais eficiente em reduções ruídos e reprodução de cores das fotos e garante a performance da gravação de vídeos em Full HD balanceado com uso eficiente de energia, fator importante para a autonomia da bateria; suporta ISO de 100 a 3200, expansível até 12800, que é excelente pra situações de pouca iluminação; e gera fotos em formato JPEG e NEF. Seu modo de disparo contínuo suporta até 3 fotos por segundo. O corpo da câmera sofreu algumas modificações em relação a D3000, que melhoraram sua ergonomia e reduziram seu já compacto tamanho e peso, aproximadamente 500g.

Para principiantes

O modo Guide é uma das heranças da D3000. Um guia passo-a-passo que faz algumas perguntas sobre o que você quer fotografar e ajuda a configurar a câmera. Uma mão na roda pra iniciantes que querem aprender a como utilizar foco, profundidade de cena e velocidades de disparo. Para aqueles que querem maior praticidade de uso e menos preocupação com configurações, a D3100 traz oito modos de cena mais um modo automático, baseado na tecnologia das COOLPIX. Seu detector de rostos encontra até 35 pessoas, ideal para usar no modo automático com o autofoco ativado. A câmera ainda conta com o Retouch menu, uma série de funcionalidades para ajustes de distorção, cores, recortes e até o popular foco tilt-shift.

Câmera Nikon D3100
Geek
Câmera Nikon D3100
Vídeo em Full HD

A gravação de vídeo em Full HD (1920×1080 pixels a 24 quadros por segundo) é ativada por um botão dedicado, de dentro do Live View, visualização que mostra a imagem capturada diretamente no visor LCD. O autofoco é contínuo durante a gravação, diferente de alguns outros modelos que só permitem ajuste manual. Contudo o barulho do motor aparece na gravação do áudio. E algo que pode incomodar alguns: cada vídeo capturado é limitado a 4GB, o que dá aproximadamente 10min de gravação em qualidade Full HD (1920 × 1080px), restrição que até mesmo a poderosa Canon 5D traz.

O microfone não é estéreo, mas tem ótima captura. Tanto em Full HD como em HD simples, ela fez um bom serviço, mas fica melhor se utilizado apenas o HD simples (720p).

Softwares que ajudam

A Nikon embarca junto com o kit o software ViewNX2 para minipulações simples das fotos, muito útil para iniciantes que estão começando a lidar com os arquivos em NEF (RAW) e não vê necessidade do Apperture ou do Photoshop Lightroom (ou mesmo do plugin Camera Raw para Photoshop). O ViewNX2 oferece ajustes básicos de imagem, controles de exposição, balanceamento de branco, d-lightining e conversão das imagens RAW para os formatos VNX (ViewNX 2.0.3), ACR (Adobe Camera RAW 6.3) e DxO (DxO Optics Pro v6.5).

Câmera digital Nikon D3100
Geek
Câmera digital Nikon D3100
Especificações gerais

A objetiva vendida em conjunto com a câmera é a Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6 VR, equipada com sistema de redução de vibração e com motor de autofoco, bem silencioso para fotos.

A câmera suporta cartões SD de até 64GB, os SDXC. Recomenda-se usar cartões no mínimo classe 6 para garantir que a capturas vídeos em 1080p não travem durante a gravação. A câmera ainda suporta cartões Eye-fi, que permitem acessar redes Wi-fi e transferir as fotos e vídeos. Na D3100 há saídas para áudio e vídeo (AV), HDMI, mini USB e entrada para o módulo de GPS da Nikon, o GP-1, mas não vem com cabo de dados e nem de vídeo!

Quem compra

Quando alguém procura por uma câmera como a D3100 é porque meio que já sabe o que quer. Não é de utilidade nenhuma começar uma discussão aqui se Nikon é melhor que Canon. Apenas existem os que apreciam mais uma ou outra.

A qualidade dessa câmera é inegável, e ela se torna um bom modelo para quem não quer gastar demais para se aventurar na fotografia profissional. Sendo bem menos que a Nikon D5100 e suas superiores, ela traz profissionalismo sem ficar tão cara. É uma boa opção para todos que apreciam fotografia.

Prós:

• Faz vídeos em FullHD;

• Modo Guide para principiantes;

• Versatilidade de acessórios;

Contras:

• Não é muito boa com o vídeo em Full HD;

• Não vem como cabo de dados ou vídeo;

• Vídeo é restrito a 10 minutos por vez;

Nikon D3100

Preço: R$ 1655

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.