Nokia mostra mais uma vez que domina design para celulares mais simples

Desde o lançamento do iPhone, as telas de toque viraram moda. Mas ainda existem muitas pessoas que se sentem mais confortáveis com o tradicional teclado físico. Há também muita gente que usa mais de um chip de celular para aproveitar promoções, mas deseja usar apenas um aparelho. O Asha 200 reúne teclado físico e espaço para dois chips de operadora em um aparelho bonito e prático. Confira a análise.

A favor:

• Saída fácil para o segundo chip SIM;
• Design "leve" e diferente para a categoria;
• Teclado QWERTY iluminado;
• Disponível em sete cores.

Contra:
• Carregador usa conector proprietário, e não micro USB;
• Não conta com conexão 3G ou WiFi;
• Grava vídeos em resolução muito baixa.

Design

Simpático é o primeiro adjetivo que vem à cabeça quando observamos o Asha 200. Ele tem o mesmo estilo de celulares BlackBerry, tela com teclado QWERTY embaixo. Mas conseguiu escapar do design quadradão e corporativo em que todas as outras marcas caem. O aparelho é arredondado e tem uma cara mais "leve", sendo indicado para quem não gosta de celulares com visual antiquado.

A Nokia costuma caprichar no design, e isso vale também para esse modelo econômico. O Asha 200 é preto, mas também pode vir em cores como verde, azul e laranja. Ele é leve (105 gramas) e possui um visual robusto e clean, com botões disfarçados e detalhes em prata. A tela tem 2,4 polegadas e tem definição de 320 x 240 pixels, mas infelizmente não é de toque.

Veja mais análises de smartphones

Não há botões nas laterais do aparelho, apenas a entrada para o segundo chip de celular e para o cartão de memória microSD. Acima encontramos a entrada para o carregador, saída para fone e a conexão microUSB. Atrás ficam a câmera e uma saída de som. A frente
é tomada pela tela e pelo teclado QWERTY, acompanhados de sete botões de função.

Entradas para os cartões de celular ficam na lateral do aparelho
Stella Dauer
Entradas para os cartões de celular ficam na lateral do aparelho

Hardware e processamento

O aparelho não traz informações sobre processamento, mas há apenas 32 MB de RAM. Ele não vem com Wi-Fi ou 3G, mas se conecta à internet via GPRS e vem com Bluetooth 2.1.

A tecnologia Easy Swap permite trocar de chip sem precisar desligar o aparelho, e o hot-swapping permite a troca de cartões de memória da mesma maneira.

As entradas ficam na lateral, e o sistema aceita até cinco perfis diferentes para esse segundo chip. Mas cuidado, o aparelho é dual-band e não quad-band e, apesar de ser desbloqueado, não funcionou com todos os chips SIM testados.

Sistema operacional e usabilidade

O sistema é o já conhecido Symbian S40, com interface mais colorida, ícones diferentes e aquela sensação de familiaridade por parte de todo mundo que já teve um celular da marca. Quem já mexeu em uma tela de toque pode sentir falta de acessar tudo com os dedos. É meio cansativo ter que ficar clicando botões dezenas de vezes até chegar aonde se deseja.

Há um teclado QWERTY iluminado com botões extras para atalhos de programas e ações frequentes. Por serem grandes e bem juntos, os botões do teclado são bem confortáveis e evitam erros de digitação. É bem fácil se acostumar a escrever. Os botões de atalho e ação podem ser personalizados.

Aplicativos

O Asha 200 tem praticamente todos os aplicativos necessários para seu uso. A loja da Nokia traaz uma boa variedade de aplicativos (embora nem todos sejam para esse aparelho) e ele também aceita programas em Java.

Há um navegador, tocador de música, conversores de tamanhos e medidas, redes sociais, calendário, gravador de voz, lista de atividades, notas, cronômetro e quatro jogos: Asphalt 4, Diamond Rush, Highroller Casino e Solitário. Com o Nokia Messaging você
cadastra até dez e-mails e acessa redes sociais.

Câmera, música e mídia

Uma câmera de 2 megapixels sem flash não traz nada de especial. Mas ela não decepciona: mesmo sem flash, faz boas fotos na luz do dia. O aparelho não é recomendado para gravação de vídeos: a resolução de apenas 176 x 144 pixels é muito baixa e serve mesmo apenas
para quebrar galhos. Não há qualquer ajuste como foco automático na filmagem ou microfone exclusivo.

A tela passa filmes, mesmo sendo pequena. No som, a boa notícia: a qualidade dos fones de ouvido é ótima, e a bateria dura muito para esse fim. O som externo é alto e bom, mas estourado. Há também rádio FM com função RDS, que mostra a música e o artista
que estão tocando. Também é possível gravar o conteúdo do rádio.

Bateria e armazenamento

Bateria do Asha pode durar até dois dias com uso moderado do aparelho
Stella Dauer
Bateria do Asha pode durar até dois dias com uso moderado do aparelho

Nokia é quase um sinônimo de bateria durável. Em uma "era" em que alguns smartphones não ficam mais do que seis horas longe de uma tomada, esses aparelhos mais simples da Nokia gozam de uma autonomia que passa dos dois dias tranquilamente.

Se você usa
bem pouco o aparelho, esses dias são ainda mais numerosos. Além disso, a Nokia promete até 52 horas de música sem parar.

Quanto à memória, nem dá para contar com o que vem no aparelho, apenas 10 MB.

Por isso, a Nokia envia junto um cartão microSD de 2 GB, mas se você quiser o celular, por exemplo, como MP3 player, pode colocar um cartão de até 32 GB para enchê-lo de músicas.

O que vem na caixa

A Nokia envia apenas o necessário para modelos nessa categoria. A caixa do Asha 200 traz apenas fones de ouvido com microfone, manual de instruções, carregador, aparelho e um cartão microSD. Poderia ter vindo com um cabo USB, mas até que para o básico está bom, melhor do que muitos outros aparelhos na mesma faixa de preço.

Para quem é

O Asha 200 é para quem não precisa de funções de smartphone, mas ainda assim procura um aparelho útil para o dia a dia. O teclado QWERTY é dinâmico, e a facilidade da troca do segundo chip SIM o deixam bem competitivo na sua média de mercado. Jovens que trocam muitas mensagens ou pessoas que gostam da marca vão se identificar com esse Nokia.

Ficha técnica:

Nokia Asha 200
Preço: R$245
Configuração: tela de 2,4 polegadas e resolução de 240 x 320 pixels, sistema Symbian S40, GPRS e EDGE, 10 MB internos, acompanha cartão de 2 GB, câmera de 2 megapixels sem flash, Bluetooth 2.1
Dimensões:  11,5 x 6,1 x 1,4 cm
Peso:  105g
Autonomia de bateria: até 96 horas em stand-by / até 48 horas em conversação
Itens inclusos: aparelho, bateria, cartão de memória de 2 GB, manuais, carregador, fones de ouvido.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.