Aparelho da linha Galaxy tem boa relação entre custo e benefício

Depois do bom Galaxy SII Lite , que veio complementar o mercado do famoso Galaxy SII , a Samsung acabou gostando da ideia de lançar aparelhos com a cara dos tops da linha Galaxy , mas com configuração mais modesta.

Veja análises do Nexus 4, Xperia ZQ, Galaxy S4 e outros smartphones

No caso do SII Lite, a surpresa foi boa, mas será que o mesmo acontece com o Galaxy S III Mini (R$ 850)? Vamos ao teste.

A favor:

• Preço bom para o que oferece;
• Tela de bom tamanho;
• Boa duração de bateria.

Contra:

• Processamento deixa um pouco a desejar;
• Espaço interno muito pequeno.

Design e tela

"Cara de um, focinho de outro" é o que percebemos ao olhar para o SIII Mini. Com o mesmo acabamento em plástico, ele se parece bastante com o SIII, sendo apenas um pouco menor e mais leve, com 111 gramas. De forma alguma ele pode ser considerado feio, mas o acabamento não é dos melhores.

Galaxy S III Mini tem corpo de plástico como outros modelos da linha Galaxy
Stella Dauer
Galaxy S III Mini tem corpo de plástico como outros modelos da linha Galaxy

Bem arredondado, ele não escapa fácil da mão. O modelo que recebemos é o branco, mas ele também pode ser encontrado em azul. A frente e a traseira são coloridas, enquanto o redor é todo cercado de plástico que imita aço escovado.

De metal, só mesmo alguns detalhes, e esse excesso de plástico desagrada alguns usuários d aparelhos da linha S da Samsung. Isso deixa o celular mais frágil, e por isso uma capinha é altamente recomendada. A frente, ao menos, é toda em vidro. Atrás ficam a câmera, saída de som e flash.

No lado esquerdo ficam apenas os botões de volume, enquanto que no direito fica o de energia. Acima temos a conexão de áudio e embaixo a conexão microUSB e o microfone. Além da tela, temos na frente a câmera frontal, sensores, saída de som, dois botões capacitivos e um físico.

Tela

Embora seja no padrão PenTile (muito criticado por alguns), a tela do SIII mini não desagradou. Sua definição de 480 x 800 pixels em 4 polegadas não é das maiores, mas não e ruim. É possível enxergar os pixels na tela, mas ela é uma Super AMOLED com 16 milhões de cores e densidade de pixels de 233 ppi.

Sendo capacitiva e multitoque, não vi muitos problemas em seu uso. A experiência com o teclado não foi 100%, mas no geral ela responde bem. Em relação ao SIII, possui 0,8 polegada a menos.

Hardware e processamento

Esqueça o processamento do SIII I9300 aqui, pois o mini I8190 é um aparelho intermediário, e possui um conjunto de processamento modesto. Com processador 1GHz dual-core Cortex-A9, 1GB de RAM, chipset NovaThor U8420 e GPU Mali-400, ele é apenas razoável no desempenho.

Em nossos testes com aplicativos de benchmark, ele teve resultados baixos. Foram 1382 pontos no Vellamo. que mede a velocidade do HTML5 (contra 1513 do SIII e 1147 do SII); 36.6 frames por segundo no Epic Citadel, um bom resultado; e 754 pontos no Geekbench 2 (contra 1719 do SIII e 997 do SII) o deixaram em baixa, mas melhor que seus concorrentes de categoria.

Veja aplicativos para rastrear um smarphone

Testei o aparelho com o jogo Blood & Glory: Legends, que possui bons gráficos e muito movimento, e não tive muitos tropeços. Nas tarefas do dia-a-dia, não há problemas, tudo roda direito. A multitarefa começa a pesar a partir de dez apps abertos, e ele pode irritar um pouquinho com uma vagarosidade em abrir alguns apps.

Nas conexões sem fio, ele conta com Wi-Fi 802.11 a/b/g/n dual band, WiFi hotspot, WiFi Direct, DLNA, GPS com A-GPS, Bluetooth 4.0 e 3G (quadband, funciona com chip SIM normal). Entre os sensores, temos acelerômetro, giroscópio, bússola e proximidade.

Em alguns momentos, o WiFi se comportou de maneira estranha, e ficava se desconectando com uma boa demora para voltar ao normal. Isso pode ser algo relacionado à Economia de energia, mas mesmo assim foi estranho.

Sistema operacional e usabilidade

É na versão do sistema que o SIII mini teria sua única chance de se equiparar ao seu pai SIII, pois já vem com a versão 4.1.2 do Android, uma das últimas que o SIII original recebeu. Entretanto, esse já está na 4.2.2. Ainda assim, a 4.1.2 é bem atual, e conta com muitos recursos que encontramos em aparelhos mais novos.

Galaxy S III Mini roda versão 4.1 do Android
Stella Dauer
Galaxy S III Mini roda versão 4.1 do Android

A cara do sistema já é a conhecida TouchWiz UX, uma interface colorida e alegre, que facilita o uso por quem não conhece o Android direito. Ela também é altamente personalizável, e dá até para mudar a fonte do sistema. Todas as principais contas configuradas ficam nos Ajustes, e são integradas com o sistema.

Estão presentes aqueles mesmos controles por movimento que já víamos no SIII. Se você vira o aparelho para baixo, ele cessa seu barulho, como em uma ligação, música tocando, vídeos e outros. Chacoalhe o mini para procurar aparelhos com Bluetooth ligado ao seu redor; com os dedos na tela, abaixe e levante o a aparelho para dar zoom em imagens e páginas da internet.

Quando você se ausenta por um tempo e, na volta, pega o celular, ele mostra se existem chamadas perdidas ou mensagens recebidas; a função Dialing Direct permite que você faça uma ligação automática para uma pessoa a quem esteja enviando um SMS, bastando para isso levar o telefone à orelha quando o aplicativo do SMS estiver aberto em uma mensagem para a pessoa.

A função Pop up play permite que você continue vendo um vídeo que estava assistindo em PIP (picture in picture), ou seja, você pode escrever um email e continuar assistindo ao vídeo, que fica em um canto da tela. Mas a melhor de todas é a função Smart Stay, que não permite que o smartphone se desligue enquanto o usuário estiver olhando para ele.

Em modo de tela de início é possível escolher o Modo Fácil, que deixa nas janelas da home apenas atalhos e widgets pré selecionados para deixar o uso do aparelho mais prático e simples. Seu teclado é pequeno e pode levar a alguns erros, por isso é melhor usar o Swype, que já vem no sistema.

Aplicativos

Dentro da memória do smartphone encontramos 45 aplicativos embarcados, nem todos muito úteis. Há o básico do sistema, como Ajuda, Calculadora, Câmera, Configuração, Contatos, Downloads, E-mail, Galeria, Internet, Manual do usuário, Mensagem, Music Player, Notas, Relógio e Telefone.

A Samsung traz também alguns apps personalizados, para complementar o pacote básico. Temos Chamadas não recebidas, ChatON (uma espécie de WhatsApp), Economia de energia, Game Hub (loja de jogos), Gravador de voz, Meus Arquivos, Rádio FM, Roteador, S Planner (calendário), S Suggest (sugestão de aplicativos), S Voice, Samsung Apps (loja de apps), Vídeo Hub, Video player, Shark Dash (jogo demo) e Flipboard (revista digital).

Finalmente, do próprio Google, encontramos Chrome, Configurações Google, Chat em grupo, Gmail, Google, Google+, Hangouts, Mapas, Pesquisa por voz, Play Filmes, Play Livros, Play Store e YouTube.

Câmera

A qualidade das fotos foi satisfatória. Com sensor de 5 megapixels, foco automático, flash de LED e foco por toque, ela se saiu bem em situações de boa luz, mostrando bem os detalhes e com granulação praticamente nula.

Câmera do Galaxy S III Mini é de 5 megapixels
Stella Dauer
Câmera do Galaxy S III Mini é de 5 megapixels

Em menos luz ele começar a mostrar um granulado, mas a qualidade ainda é satisfatória, principalmente no sol poente. Agradaram os detalhes gerais nas imagens, bem como o equilíbrio de nitidez. As cores podem ficar um pouco lavadas com menos luz.

O aparelho também conta com reconhecimento de face e sorriso, modo panorama e ajustes como flash, modo de disparo, efeitos, cenas, valor de exposição, modo de foco, temporizador, controle de branco, medição, ISO e guias. O aplicativo nativo já vem com vários filtros que podem ser usados tanto nas fotos como nos vídeos.

O Compartilhamento de foto de amigo envia as fotos automaticamente para seus amigos, conforme eles forem sendo reconhecidos nas fotos. Ele filma em HD (720p) a 30 frames por segundo, com qualidade razoável. Também conta com uma câmera frontal com qualidade VGA, que serve mais para chamadas de vídeo do que para fotos.

Música e mídia

O som externo é bem alto, ligeiramente abafado, mas até que bem equilibrado. Quando posto sobre uma superfície, o volume da câmera mantém o aparelho um pouco levantado, e isso cria um bom efeito de som. Com os fones intraauriculares que vêm na caixa, tudo perfeito. São ótimos fones, com bom estéreo e ótima vedação, e volume alto.

Veja 4 aplicativos para ver vídeos no Android

Em uma lista especial chamada Salão de música, você adiciona músicas que podem ser apaixonadas, excitantes, alegres ou calmas, e pode tocar faixas com até duas dessas características, usando um gráfico legal. Há também equalizações pré-programadas para acertar suas músicas. Ele também possui rádio FM.

Para vídeos, temos uma tela Super AMOLED e de bom tamanho, com suas quatro polegadas. As cores são ótimas para filmes e jogos, com ótimo brilho. Ele reproduz vídeos em FLV, MP4 e outros, mas não MOV. Também não conseguiu passar arquivos em Full HD, ficando apenas o som. Já em HD e padrão, não houve qualquer tropeço.

Bateria e armazenamento

A bateria de 1500 mAh, se bem cuidada, pode ter um ótimo rendimento. Com a Economia de energia ligada, e uso normal diário incluindo ligações, WiFi ligado junto ao push mail (ou 3G, quando fora de casa), GPS, troca de mensagens, navegação na internet e alguns jogos esporádicos fizeram a bateria chegar a 48 horas seguidas.

Com uso mais intenso, incluindo mais tempo de jogo, filmes e navegação na internet, temos praticamente oito horas. São bons números, que estão de acordo com o tamanho de tela e processamento oferecidos.

O espaço interno incomoda, e muito. Apesar de a Samsung anunciar o modelo com 8GB de memória interna, assim que ligamos o aparelho pela primeira vez e conferimos o sistema, ele apresentava somente 4,54GB disponíveis, um número muito baixo para um smartphone dessa categoria. Há também um modelo com 16 GB de armazenamento.

É certo que ele possui slot para cartão de memória, e suporta um upgrade de mais 32 GB, mas o sistema Não permite a instalação nativa de apps na memória externa. Sendo assim, menos de 5 GB é pouco para a instalação de aplicativos pesados (principalmente games), que já podem pesar mais de 1 GB atualmente. Ao menos, esse espaço extra é bom para armazenar músicas, filmes e livros.

O que vem na caixa

Dentro da pequena caixa do SIII mini temos o aparelho, sua bateria, carregador de viagem, manuais, fones de ouvido intra auriculares, borrachas para os fones (para orelhas de diferentes tamanhos) e cabo USB.

Para quem é

Não tente colocar o SIII Mini logo atrás do famoso SIII. Longe de ser um aparelho de ponta, temos aqui um modelo intermediário, pronto para competir com aparelhos como RAZR D3, LG L7, entre outros. Se esperar demais dele, você pode se decepcionar. Mas se colocá-lo na categoria a que pertence, verá que é um bom aparelho para quem gosta e quer os bons recursos da Samsung, sem gastar demais.

Ele tem a cara do SIII, uma tela de tamanho razoável e conexões interessantes para seu preço. Não empolga muito no espaço interno, mas conta com 1GB de RAM e câmera de 5 megapixels, além de uma tela com boa definição e qualidade. Ideal para quem quer mais do que um smart de entrada, e quer aproveitar melhor a navegação e jogos.

Ficha técnica

Samsung SIII Mini I8190

Preço: R$ 850
Configuração: tela de 4 polegadas com resolução de 480 x 800 pixels, sistema Android 4.1 Jelly Bean, processador 1GHz dual-core Cortex-A9, 1GB de RAM, 3G, 8 GB de armazenamento (cerca de 5 GB disponíveis para o usuário), câmera de 5 megapixels, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n dual band, WiFi hotspot, WiFi Direct, DLNA, GPS com A-GPS, Bluetooth 4.0.
Dimensões: 12,1 x 6,3 x 1 cm
Peso: 111,5g
Autonomia de bateria: Até 48 horas em stand-by / Até 8 horas em conversação e internet 
Itens inclusos: aparelho, bateria, carregador de viagem, manuais, fones de ouvido intra auriculares, borrachas para os fones e cabo USB.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.